13 C
São Paulo
domingo, junho 26, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Eventos Lodo de esgoto pode revolucionar o cultivo de banana

Lodo de esgoto pode revolucionar o cultivo de banana

Crédito Léa Cunha

A linha de fertilizantes Tera Nutrição Vegetal será apresentada na 10ª Feira Nacional da Bananicultura (Feibanana 2022), promovida pela Abavar (Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira). Mostra será realizada no Centro de Eventos de Pariquera-Açu (SP), em 10, 11 e 12 de maio.
 

“Feiras como essa são importantes, pois proporcionam a possibilidade de apresentarmos diretamente aos produtores rurais as propriedades, uso adequado e potencial do nosso produto de aumentar a produtividade”, salienta Fernando Carvalho Oliveira, engenheiro agrônomo e responsável técnico pelos fertilizantes orgânicos Tera Nutrição Vegetal.

O principal objetivo da empresa ao participar da feira será mostrar os ganhos que o fertilizante Tera Nutrição Vegetal pode agregar ao cultivo da banana, propiciando bons resultados, em especial quando utilizado em conjunto com os minerais.

“Os fertilizantes orgânicos compostos suprem parte significativa da demanda de nutrientes das culturas nas quais são empregados. Também contribuem muito para a melhoria das características químicas, físicas e biológicas dos solos, aumentando a eficiência e aproveitamento dos minerais, podendo substituí-los em até 50%”, pontua Fernando.

De olho nos resultados

Além de ambientalmente sustentáveis, pois têm origem na reciclagem de resíduos orgânicos urbanos, industriais e agroindustriais, o grande potencial dos fertilizantes da Tera está em seu conteúdo de matéria orgânica, substâncias húmicas, microrganismos, macro e micronutrientes.
 

O produtor rural Fabiano Lino explica que ao ser aplicado nas devidas doses, o produto se torna um potencializador de vários indicadores de fertilidade do solo, imprescindíveis para um manejo econômico e sustentável da bananicultura. Ele conta que dentre os resultados apontados no cultivo da banana, destaca-se a padronização no tamanho dos cachos ao longo do ano, ou seja, mesmo nos períodos mais frios os cachos da fruta não diminuíram significativamente seu porte, além da economia com fertilizantes minerais tradicionais, fato explicado pela alta capacidade de troca de cátions (CTC) do produto.

Fábio Mariano, engenheiro agrônomo e produtor de bananas na região de Jacupiranga, utiliza o fertilizante orgânico em sua plantação há três anos e explica que é notável a melhora no solo e nas raízes. “O que a gente procura é um produto que melhore a parte física do solo, a retenção de água, a oxigenação e disponibilidade de nutrientes para as plantas. Mas o principal, que muitas vezes passa despercebido, é a microbiologia do solo, que é rica nesse tipo de produto e é fundamental para o cultivo”, ressalta.

Outro fator importante notado pelos produtores foi a atenuação dos sintomas do Mal de Panamá, doença causada por um fungo de solo denominado Fusarium, no manejo integrado da enfermidade. Fernando Carvalho Oliveira atrela esse resultado à elevada densidade e diversidade de microrganismos presentes no fertilizante orgânico da Tera, o que lhe confere um potencial supressor de fitopatógenos, promovendo de todas as formas ganhos de produtividade.

SERVIÇO — FEIBANANA 2022

Data: 10,11 e 12/05, das 10h às 18h
Local: Centro de Eventos Pariquera-Açú
Endereço: Avenida Olímpica, SN, Centro, Pariquera-Açú — SP

Exposição do fertilizante orgânico Tera Nutrição Vegetal: Estande 25

Entrada: Gratuita

Inscrições: Pelo site da Feibanana ou na portaria do eventoPalestrantes: Prof. Danilo Eduardo Rozane (Unesp e UFPR); Dr. Wilson da Silva Moraes (Engenheiro Agrônomo); Dr. Fernando Haddad (Pesquisador da EMBRAPA); Claudio Perin (Consultor do Sebrae/SP); Marceli Amaral (Desenvolvimento Humano)


Inicio Eventos Lodo de esgoto pode revolucionar o cultivo de banana