18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Luz ajuda a quantificar presença de fósforo em fertilizante

Luz ajuda a quantificar presença de fósforo em fertilizante

 

Débora Marcondes Bastros Pereira Milori

Pesquisadora sênior da Embrapa Instrumentação

 

Crédito Arquivo
Crédito Arquivo

A técnica que analisa a luz emitida das amostras tem se apresentado como promissora, rápida e acessível para quantificar a presença de fósforo em fertilizante orgânico e inorgânico, o que atualmente é um desafio para as agências reguladoras que querem controlar a qualidade dos insumos e evitar fraudes.

Novos adubos à base de resíduos orgânicos e de mistura de fontes orgânicas e minerais de fósforo estão disponíveis no mercado, no entanto, detectar a quantidade tanto do orgânico como do inorgânico ainda é uma tarefa que exige longos processos de análise laboratorial. Esta técnica desenvolvida pela Embrapa Instrumentação, usando luz, se mostra viável na tentativa de encontrar uma solução para o problema.

Como funciona

Em linhas bem gerais, o que fazemos é focalizar um laser de alta energia sobre uma amostra de fertilizante que absorve a luz, e este processo gera uma ablação do material. É como se o laser promovesse a evaporação de uma pequena parte da amostra.

Este material evaporado fica sobre a amostra na forma de um plasma, ou seja, um gás de íons, átomos e elétrons que vieram do fertilizante. Estes íons e átomos emitem luz em cores muito específicas, que são como uma impressão digital. Desta forma, é possível identificar a composição química do fertilizante.

Como é uma técnica que permite a obtenção de resultados rápidos, pode ser utilizada no controle de qualidade de fertilizantes. Esse monitoramento trará uma segurança maior para o produtor em relação ao que está adquirindo, tanto no que diz respeito a nutrientes quanto em relação à presença de contaminantes.

Lembrando que a tecnologia, dependendo de como o equipamento é montado, pode detectar todos os nutrientes em um único disparo do laser.

Tecnologia já disponível

Do ponto de vista da pesquisa, a tecnologia já está disponível. A metodologia tem sido aplicada com sucesso nos experimentos realizados. A Embrapa Instrumentação estuda uma forma de disponibilização da tecnologia. Uma alternativa seria calibrar equipamentos comerciais que já existem no mercado, uma oportunidade para empresas de serviço.

Essa matéria você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

Inicio Revistas Grãos Luz ajuda a quantificar presença de fósforo em fertilizante