23.6 C
Uberlândia
sexta-feira, março 29, 2024
- Publicidade -
InícioNotíciasMaçãs da Epagri ganham o mundo

Maçãs da Epagri ganham o mundo

Cultivares Luiza, Venice e Isadora chegam ao mundo sob a marca Sambóa

Os cultivares de maçã Luiza, Venice e Isadora, desenvolvidos pela Epagri, serão comercializados no mundo sob a marca SAMBÓA, registrada pelo Grupo Rivoira. Há mais de 20 anos a Epagri mantém cooperação com a International Fruit Obtention (IFO) para colocar no mercado internacional os cultivares de macieira desenvolvidos pela Empresa catarinense. Coube à IFO intermediar e selar o acordo com o Grupo Rivoira.

“O projeto Brazilian Variety vem sendo preparado há seis anos e, finalmente, a marca que dará identidade às frutas dessas três variedades foi lançada oficialmente”, comemora Marcus Vinicius Kvitschal, pesquisador e melhorista de macieira da Epagri, atualmente lotado na Estação Experimental de Caçador. O anúncio da nova marca foi feito durante a Fruit Logistica, a maior feira de exposição e de negócios voltados ao setor frutícola do mundo, realizada em abril, em Berlim, na Alemanha.

Gerhard Dichgans, administrador do projeto, disse: “Não é Samba, não é Samoa, mas sim uma mistura de alegria, vitalidade e prazer do Brasil e das Ilhas do Pacífico, refletindo a herança brasileira do trio, que evoca o verão onde quer que você esteja ou onde você quiser estar”.

Marcus Vinicius destaca ainda que a sociedade catarinense, assim como a Epagri, serão as grandes beneficiadas com essa parceria internacional. Isso porque a venda das frutas produzidas a partir dos cultivares da Epagri garantem royalties à Empresa, que serão revertidos em mais pesquisas no setor.

Melhoramento genético

A Epagri é a única empresa pública do Brasil a fazer melhoramento genético da macieira. Esse trabalho já colocou à disposição dos fruticultores 20 cultivares de maçã de alta qualidade, adaptados ao nosso clima, resistentes a doenças e com alta produtividade.

Cada cultivar leva ao menos duas décadas para ser desenvolvido, desde a realização dos cruzamentos, avaliações e seleções. O objetivo é destacar características que interessam aos produtores e também aos consumidores – como crocância, suculência, sabor, cor e formato dos frutos, bem como adaptação ao clima brasileiro e resistência a pragas e doenças.

A Empresa também desenvolve e difunde uma série de tecnologias de produção, manejo de pomares, combate a doenças e tecnologia de armazenagem dos frutos com qualidade, cujos trabalhos são essenciais para garantir que o Brasil seja um dos maiores produtores de maçã do mundo, mesmo sob condições de clima tropical a subtropical.

Informações e entrevistas
Marcus Vinicius Kvitschal, Eng. Agrônomo, D.Sc. Genética e Melhoramento, Pesquisador Melhorista, coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Macieira da Epagri, lotado na Estação Experimental de Caçador.
(49) 35616837 / marcusvinicius@epagri.sc.gov.br.

Congresso de Fruticultura

Entre 25 e 29 de abril a Epagri realiza em Florianópolis o XXVII Congresso Brasileiro de Fruticultura, o maior evento do setor no país. Serão mais de 1,2 mil participantes, 600 trabalhos inscritos, 40 empresas e 50 anos de tradição no evento promovido em parceria com a UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina), UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e Sociedade Brasileira de Fruticultura (SBF). O Congresso acontece no Centro de eventos LHS, em Canasvieiras.

programação é formada por exposições, conferências, palestras, mesas-redondas, minicursos, visitas técnicas e apresentação de trabalhos científicos. Serão divulgados e discutidos temas relevantes para a fruticultura catarinense e brasileira, proporcionando o intercâmbio de importantes informações entre os agentes envolvidos, tais como pesquisadores, professores, extensionistas, estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e técnicos de empresas públicas, privadas e outras instituições que trabalham para o desenvolvimento do setor. Florianópolis receberá uma feira de tecnologias e uma maratona de inovação (hackathon fruit), que busca fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias para a humanização do trabalho no campo e racionalização do uso de insumos e recursos naturais.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aplicativo da Epagri monitoram Cancro Europeu

O aplicativo desenvolvido pela Epagri e IFSC para auxiliar técnicos e fruticultores na diagnose e monitoramento do cancro europeu já está disponível para todas as versões de celulares, tanto Android quanto IOS.

Colheita da maçã deve ultrapassar 67 mil toneladas

Enquanto a safra da maçã deve ter números expressivos, melão e melancia devem ficar abaixo do ano passado

Sarna da macieira exige atenção

Agora é a época em que os pomicultores começam a se preparar para o inverno.

Aminoácidos amenizam impacto da geada na produção de maçã

Glaucio da Cruz Genuncio Doutor e professor de fruticultura do DFF/FAAZ/UFMT glauciogenuncio@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia/Ciência do Solo A geada é conhecida agronomicamente...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!