Madeiras nobres

0
109

Annie Karoline de Lima Cavalcanteannie.karolinelima@gmail.com

Luana Candaten luana_candaten@outlook.com

Engenheiras florestais e mestrandas do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais – USP

Elias Costa de SouzaEngenheiro florestal, mestre em Ciências Florestais e doutorando do Programa de Pós-Graduação em Recursos Florestais – USPeliasrem@hotmail.com

Madeiras nobres – Crédito: IB Florestas

As madeiras com melhores propriedades físicas, mecânicas, biológicas e químicas, chamadas de madeiras nobres, ou ainda popularmente conhecidas como “madeiras de lei”, em sua maioria, as madeiras nativas do Brasil, principalmente da região norte do País, apresentam um desempenho elevado nos mais variados ambientes em que podem ser empregadas, devido às suas propriedades diferenciadas.

Tal material se sobressai, quando comparado a madeiras de reflorestamento, por exemplo, em função da altíssima durabilidade natural, ou seja, é mais resistente ao ataque de organismos xilófagos, como fungos, cupins, brocas marinhas, entre outros.

Essa diferença é resultante das propriedades já citadas, as quais intervêm na estrutura interna da madeira, conferindo à mesma maiores teores extrativos que impedem o desenvolvimento desses organismos biológicos.

Outras propriedades, como massa específica elevada, por exemplo, causada pelo menor volume do lúmen das células da parede celular da madeira, conferem ao material maior dureza e rigidez, apresentando um excelente desempenho mecânico.

As madeiras de fácil acesso, normalmente utilizadas no cotidiano da propriedade rural para a confecção de cercas e outras atividades, precisam receber tratamentos, em sua maioria químicos, afim de agregar uma maior durabilidade às mesmas, pois, diferente das madeiras nobres, materiais como o pinus e eucalipto não apresentam propriedades biológicas elevadas, sendo facilmente consumidos por fungos e cupins.

Desafios para as madeiras nobres

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.