21.6 C
Uberlândia
quinta-feira, abril 18, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoMaior produtora de macadâmias do Brasil investe em nutrição para aumentar a...

Maior produtora de macadâmias do Brasil investe em nutrição para aumentar a produtividade

O manejo nutricional no período de florada garante melhor pegamento nos racemos da macadâmia
O manejo nutricional no período de florada garante melhor pegamento nos racemos da macadâmia

Com uma quantidade de árvores que ainda não é capaz de atender a demanda, a solução é melhorar a produtividade por planta

Com a proximidade do Natal e das festas de fim de ano, a procura por um dos itens mais tradicionais desta época aumenta consideravelmente. As nozes ainda não se sobressaem na mesa dos brasileiros ao longo do ano, mas o país já vem se destacando entre os grandes produtores mundiais das oleaginosas, com foco no cultivo da macadâmia.

O Brasil é o sétimo produtor mundial de macadâmias, responsável por 3% de toda a produção. Apesar de ainda não possuir nem a metade da área plantada dos principais produtores mundiais, como Austrália e África do Sul, o Brasil já é capaz de competir em termos de produtividade.

Principal produtora e beneficiadora brasileira de nozes, a Queen Nut Macadâmias investiu em tecnologia de nutrição para alcançar a qualidade e produtividade dos concorrentes internacionais. O engenheiro agrônomo e gerente agrícola da empresa, Leonardo Moriya, lembra-se do processo até alcançar o padrão que a Queen Nut possui hoje. “Após uma visita à Austrália e África do Sul, fiquei impressionado com a produtividade alcançada pelas árvores de macadâmia. O pegamento da florada era muito maior que o nosso. Comecei a estudar o motivo disso acontecer e passamos a trabalhar o manejo nutricional das nossas plantas,“ afirma.

Buscando a melhor solução para nutrição foliar, Moriya percebeu a importância dos micronutrientes e aminoácidos de qualidade em sua lavoura. Realizando testes com produtos disponíveis no mercado, encontrou a solução que buscava no programa nutricional oferecido pelo engenheiro agrônomo Marcus Agnolo, da Alltech Crop Science, especialista em nutrição vegetal. “Após os testes com o novo programa nutricional, comprovamos um aumento de até 90% no pegamento de florada e passamos a adotar o manejo para toda a área plantada“, diz Moriya.

“A macadâmia precisa de atenção especial no período de florada e pegamento“, explica o agrônomo Marcus Agnolo. “Após o contato com a Queen Nut, passamos a trabalhar especificamente nesta necessidade das plantas e os resultados no racemo comprovaram a eficiência da nutrição.“

Leonardo Moriya atualmente colhe nas propriedades da empresa 700 toneladas de noz de macadâmia, que é somada com a produção de seus fornecedores, chegando ao número recorde de 2.000 toneladas de nozes beneficiadas em 2014, 40% de toda a produção brasileira. “Temos capacidade para processar o dobro dessa quantidade,“ afirma Leonardo Moriya, “mas ainda não há tanta matéria-prima disponível no mercado brasileiro“.

Hoje, a produtividade da Queen Nut Macadâmias está equiparada com a dos grandes produtores mundiais e a qualidade alcançada fez com que os produtos conquistassem tanto o mercado nacional quanto internacional.

ARTIGOS RELACIONADOS

O uso da leonardita na agricultura

O uso da leonardita na agricultura se expande cada vez mais devido os resultados positivos agregados na qualidade e produtividade nas culturas.

RandyDowdy – Um produtor recordista mundial sem segredos

Antonio Coutinho Diretor Técnico e Marketing da Brandt Brasil   Em 29 de agosto de 2016 o fazendeiro americano do Estado da Georgia, RandyDowdy, bateu o recorde...

Biofertilizantes – Você já conhece?

Joara Secchi Candian Natália de Brito Lima Lanna Bacharéis em Agroecologia e doutorandas em Agronomia (Horticultura) Antonio Ismael Inácio Cardoso Professor da UNESP/FCA " Departamento de Horticultura,...

Ácidos húmicos e insumos biológicos na agricultura

AutorGean Charles Monteiro Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia - FCA/UNESP – Campus de Botucatu (SP) gean.monteiro@yahoo.com.br As substâncias húmicas (ácido húmico, ácido...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!