20.7 C
Uberlândia
sábado, novembro 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMais eficiência no plantio das lavouras com os motores elétricos

Mais eficiência no plantio das lavouras com os motores elétricos

Máquina agricola – Foto: Fotos: J. Assy

A agropecuária vive em constante transformação. Se o setor hoje é responsável por 26,6% do PIB total do Brasil é graças ao investimento constante das empresas em tecnologia e inovação. Uma das etapas que tem evoluído muito é o plantio.

Até pouco tempo esse processo, um dos mais importantes do ciclo produtivo, era feito de forma totalmente mecânica, o que não garantia uma boa plantabilidade. No entanto, nesses últimos anos a tendência do mercado está caminhando para a motorização, ou seja, obter o controle individualizado de cada dosador de semente.

De acordo com Luiz Lamardo, engenheiro de computação e gerente de produtos eletrônicos da J.Assy, as vantagens de ter esse controle individualizado é que o produtor consegue aplicar doses diferentes, com alta precisão, principalmente nas curvas. “Obtendo o controle individual, se a máquina já passou plantando em uma determinada área, por exemplo, e se ela repassar neste mesmo local, o plantio é automaticamente desligado para economizar insumos e assim aumentar a produtividade”, destaca.

Ainda segundo o especialista, somente por esse acionamento individual proporcionado pelos motores dos dosadores, o produtor pode ter uma economia com sementes superior a 3%. “Falando em centenas e até milhares de hectares, esse ganho é muito significativo”, ressalta.

Opções

Das diversas tecnologias de motor que há no mercado à disposição dos agricultores, pode-se destacar, por exemplo, os motores hidráulicos. Porém, estes são formados por peças maiores, são mais caros e a operação deles é mais complicada. Logo, acaba sendo uma opção não muito interessante.

Já os motores a combustão, por exemplo, além do perigo de incêndio, a manutenção é bem mais complexa. “Os motores elétricos são mais compactos e muito mais fáceis de usar, desde a instalação até o controle. São produtos mais simples, que trazem mais benefícios e se encaixam melhor às características tecnológicas, como a aplicação, por exemplo”, diz o especialista.

Outra vantagem dos motores elétricos é remover toda a parte mecânica, que vem lá da roda da plantadeira, passando pela caixa de transmissão. Com isso, a manutenção da máquina fica mais simples, pois não há mais corrente estourando ou engrenagens quebrando, por exemplo. “Todas essas partes mecânicas móveis são reduzidas com o motor elétrico. Eles são muito robustos, não tendem a dar problema, mas se caso derem, a substituição é mais simples”, destaca Lamardo.

Transição dos dosadores

Inicialmente, a J.Assy começou a desenvolver sua tecnologia de motorização para o seu dosador mecânico. Foi uma experiência inicial para aprender mais sobre ela. A empresa, então, desenvolveu o Titanium Elétric, que garante a rotação uniforme do disco.

Todo o controle é feito pelo display instalado na cabine do trator, e com apenas alguns toques o operador seleciona a velocidade do plantio e a quantidade de sementes desejada por metro.

A partir daí, passaram a investir em um novo conceito, utilizando então uma formatação mais moderna, já compatível com Isobus (protocolo de comunicação agrícola para padronizar e compatibilizar o uso de implementos). “Aprendemos muito nessa primeira experiência de solução de motorização elétrica do Titanium, e nós desenvolvemos o dosador pneumático com motor elétrico, o Selenium Elétric, que é um produto que está indo para o mercado com uma aceitação muito boa”, diz o engenheiro.

O Selenium Elétric potencializa a qualidade do plantio, pois substitui o conjunto de acionamento mecânico por sistema elétrico. Outras importantes características são a capacidade para até 60 linhas, comunicação wireless, plantio com taxa variável e desligamento automático linha a linha. É um produto realmente diferenciado, por ser também 100% Isobus, e totalmente sem fio.

A empresa

“A missão na J.Assy é desenvolver produtos que serão considerados verdadeiras obras de arte pelos agricultores. Algo simples de operar, robusto e leve, e é isso que nós buscamos nos nossos produtos. Em ambas as soluções incorporamos esses conceitos”, finaliza Lamardo.

A J.Assy é uma empresa especialista em tecnologia para o agronegócio. Entre as soluções disponibilizadas estão o dosador pneumático Selenium, o dosador mecânico Titanium e os dosadores com acionamento elétrico Selenium Elétric e Titanium Elétric, além dos sensores de fluxo Visum para Adubo ou Grãos finos e os discos de plantio Apollo. Acesse www.assy.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

É hora de colher café

Autores Otávio Vitor Souza Andrade - Graduando em Agronomia – Universidade Federal de Lavras (UFLA) - otaviovsandrade@gmail.com Cássio Pereira Honda Filho - Doutorando em Fitotecnia -...

Mais eficiência no controle das lagartas do algodoeiro

Acabe com as lagartas do algodoeiro de forma eficiente e sustentável.

Jacto apresenta novos pulverizadores na Agrishow

Novas máquinas atendem demandas específicas de produtores de cultivos perenes.

Limpeza de máquinas é investimento

As máquinas agrícolas são cada vez mais utilizadas nas lavouras brasileiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!