Mais uvas com menos estresse

0
12
Uva – Crédito Shutterstock

Dias Junior
Engenheiro agrônomo e responsável técnico (RTV) Acadian
Lilian Saldanha
Engenheira agrônoma e gerente de pesquisa nacional Acadian

Todos os dias as plantas são afetadas por fatores e condições não ótimas, que geram perdas econômicas aos produtores. Os estresses abióticos, como alta temperatura, a falta ou excesso d’agua, raios UV e salinidade são os principais problemas ambientais que reduzem as colheitas. A produção de uvas no Vale do São Francisco requer o emprego de alto nível tecnológico no desafio de reduzir as perdas causadas por tais estresses.
O uso de Acadian em diversas fases do cultivo da uva permite reduzir a perda por tais estresses, oferecendo a qualidade requerida pelo mercado consumidor e a exigência de novas cultivares.
O uso de Acadian no manejo da cultura da uva melhora a produtividade, a qualidade e a formação de reservas, especialmente sob condições de ambiente adversas. Veja os resultados a seguir.

Problema x solução

A salinidade do solo causa graves problemas de produção em uvas. Além de solos naturalmente salinos, o excesso de sais em fertirrigação, má drenagem, erros de manejo e fontes não ótimas são as principais causas do problema. Para uvas de mesa, a salinidade excessiva resulta em:
• Aparecimento de resquício de sementes em uvas ‘sem sementes’;
• Dificuldade de amolecimento de bagas – ‘bagas duras’;
• Maior degrana, murcha de bagas e engaços;
• Aumento significativo de ‘pela’;
• Acarretando perda de produtividade e menor qualidade pós colheita.

O estresse salino causa, em primeiro momento, redução na absorção de água por efeito osmótico. Como reação, as plantas aumentam seu potencial osmótico, acumulando compostos orgânicos e absorvendo maiores teores de sais, de forma a conseguir absorver água.
Em um segundo estágio, diante da intensidade do ambiente salino a absorção de sódio causa desequilíbrio iônico, toxidez, redução da atividade enzimática, produção de radicais livres, diminuição da fotossíntese, extravasamento de eletrólitos, redução do crescimento e até morte celular.
As aplicações de Acadian reduzem os danos por salinidade por meio de importantes genes que estimulam as plantas a:
• Aumentar a concentração de osmólitos compatíveis, como prolina, betaina, manitol, pinitol e outros. Compostos que ajudam as plantas a manterem sua hidratação e níveis ideais de pressão de turgor e volume das células, apesar do ambiente salino;
• Aumento na produção de antioxidantes, como: superóxido dismutase, catalase, peroxidase e outros. Eles reduzem a ação de radicais livres produzidos com o estresse salino, preservando membranas e organelas celulares;
• Acadian reduz a absorção de sódio, aumenta a absorção de potássio e compartimentaliza o excesso de sódio em vacúolos e no sistema radicular onde o sódio é menos tóxico;
• Entre 24 horas aumenta a entrada do potássio;
• Entre 24 a 48 horas transporta e fixa o sódio no vacúolo;
• Redução de efeitos negativos da salinidade de solo;
• Facilidade de aplicação – via solo em fertirrigação;
• Mais qualidade e resistência de cachos e bagas;
• Mais raízes novas e de reservas;
• Maior acúmulo de reservas para próximas safras;
• Entre 24 horas aumenta a entrada do potássio;
• Entre 24 a 48 horas após a aplicação, fixa o sódio no vacúolo.

Pesquisas

Aplicações de Acadian promovem maior alongamento de ráquis, possibilitando um maior crescimento de bagas, melhorando o fluxo de ar através de todo o cacho, com melhor penetração de insumos e redução de doenças, trazendo ao produtor bagas maiores, melhor formato e tamanho de cacho, melhor controle fitossanitário e, consequentemente, o aumento de produtividade com ganhos em qualidade pós-colheita.
Aplicações de Acadian via foliar na fase de 10 a 15 cm de broto na dose de 1,0 Lha promove brotação mais uniforme, formação de cachos (maiores ombros), crescimento de ráquis e engaço, melhor formato e melhor arranjo de cachos.
Diversos ensaios realizados com aplicações de Acadian comprovam que suas propriedades bioativadoras promovem esses benefícios.
Aplicações foliares nas fases de crescimento de baga em combinação com giberelinas proporcionam melhor calibre de bagas e produtividade (Gráficos 1 e 2).
Segundo o Engenheiro Agrônomo Msc. Carlos Menezes, ‘’é de suma importância reduzir os danos e impactos causados por estresses nessa fase, além dos benefícios que as aplicações combinadas com giberelinas trazem, permitindo uma melhor mobilização, absorção de nutrientes e equilíbrio hormonal. Para o produtor de uvas os benefícios a serem observados são: maior alongamento da ráquis, cachos mais sadios e com bagas mais uniformes, apirenia parcial ou total (frutos com poucas sementes ou nenhuma) e frutos partenocárpicos, promovendo melhor produtividade e qualidade’’.

Recomendações

Diante do aumento de novos parreirais e novas cultivares no Vale do São Francisco, é muito importante investir na melhor formação dessas áreas. A melhor formação e estabelecimento da cultura se fundamentam em amplo desenvolvimento radicular e crescimento vegetativo rápido e vigoroso.
O experimento realizado em Petrolina (PE) em 2019 mostrou que Acadian, a 1,0 L/ha em aplicações semanais via solo, na implantação e em área de produção, promoveram maior e melhor desenvolvimento das plantas.
De acordo com Carlos Francisco, proprietário da FAC Consultoria Agrícola, “a viticultura na região possui dificuldades para formação de raízes, devido a tipos de solo, baixos teores de M.O. e fatores abióticos. Em virtude disso, há um decréscimo no acúmulo de arginina e carboidratos, acarretando em plantas mal formadas, com baixa produtividade e qualidade de frutos. Para reduzir esses impactos, é necessário ter um sistema radicular bem formado, possibilitando maior absorção de nutrientes, água e o aumento de substâncias que auxiliam o melhor funcionamento das plantas”.
Em experimento em Rhizotrons, na Califórnia, Estados Unidos, o uso de Acadian promoveu melhor resistência a estresses, melhor formação e conservação das raízes e maior desenvolvimento de raízes de reservas.
Use Acadian para minimizar o estresse salino em uvas e obter melhores resultados, tanto de produtividade quanto de qualidade. Consulte um técnico em sua região para mais informações. Acadian pode ser usado com insumos agrícolas. Visite nosso site https://acadianplanthealth.com.br/.