20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosManejo da irrigação

Manejo da irrigação

Irrigação – Foto: Divulgação

Central desenvolvida pela Pivot, distribuidor de sistemas de irrigação por pivô central Zimmatic e tecnologia FieldNET by Lindsay, soluciona remotamente problemas nos equipamentos e entrega para o agricultor o resultado de desempenho através de mapas e relatórios

Neste dia 28, é celebrado o Dia do Agricultor, a data foi instituída em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek, para comemorar os 100 anos da criação do Ministério da Agricultura. Assim ficou uma homenagem aos homens e mulheres que se dedicam, sol a sol, para levar alimentos do campo à população urbana. Nestes últimos 61 anos, muita coisa mudou principalmente com o advento da ciência e a tecnologia que vieram para trazer mais eficiência e praticidade. Uma dessas novas soluções é a CAP – Central de Atendimento Pivot, desenvolvido pela Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, com sede em Goiânia/GO, distribuidor Zimmatic e FieldNET by Lindsay que está completando um ano de atuação.

O objetivo da ferramenta é atender o cliente irrigante em tempo real através de um sistema robusto que utiliza os dados gerados pelos equipamentos  para direcionar e solucionar dúvidas e manutenções em menor tempo possível. “Em 2020 percebemos a dificuldade deles em ter acesso ao conhecimento da parte tecnológica dos equipamentos. Inclusive dentro de nossa empresa. Então resolvemos criar uma central que tivesse a missão de atender os nossos clientes e também a própria equipe técnica”, diz Cauê Campos, diretor da Pivot.

Através do contato via WhatsApp, o atendimento automatizado tem condições de entregar para o agricultor o resultado do seu equipamento através de mapas e relatórios. “O intuito é a redução do tempo de máquina parada e maior agilidade na comunicação entre cliente e distribuidor, visando sempre a satisfação em melhor atender de uma forma simples e eficaz”, destaca, Enoque Pereira da Silva, especialista em irrigação e gerente FieldNET na Pivot.

Como os pivôs possuem o FieldNET, pela central de atendimento é possível acessar o equipamento do cliente e verificar os parâmetros que estão fora da normalidade por meio de relatórios dos dados de aplicação. Caso o problema não seja solucionado remotamente, o atendimento é direcionado para um especialista para realizar as análises e procedimentos. “Hoje, nós estamos com cerca de 60% dos casos resolvidos de forma remota. E naqueles que não conseguimos, o próprio CAP já faz o agendamento, para o nosso técnico ir na fazenda e resolver de forma presencial. Nosso foco é dar agilidade, por isso é possível realizar um acesso remoto ao pivô ou até mesmo o envio de vídeos”, destaca o especialista em irrigação.

Facilidade ao produtor

A solução trouxe grande facilidade principalmente aos agricultores que realizam a irrigação por pivôs em suas lavouras. Como é o caso de Renato Sidnei Ferreira Lima, da Fazenda São Caetano, localizada na região de Paracatu/MG.

Em uma área de 1.500 hectares, onde são cultivados soja, milho, feijão e sorgo, a propriedade já está indo para o sexto pivô central. Juntamente aos equipamentos Zimmatic, eles também utilizam o sistema FieldNET, ambos by Lindsay. “É uma ferramenta muito útil para nós irrigantes e proprietários de fazenda, porque você não perde tempo. Usando o FieldNET, se o pivô dá um problema, recebemos uma notificação no aplicativo no celular. Assim, ganhamos tempo, e economizamos recursos”, disse. “Nós utilizamos também o sistema do FieldNET Advisor, fizemos o teste aqui, e é uma ferramenta que vai agregar muito a fazenda”, destaca Lima.

Com a utilização do FieldNET, integrado ao sistema FieldNET Advisor, é possível conectar os equipamentos com o suporte da CAP da Pivot. Assim, qualquer problema ou falha que houver nos pivôs,  o distribuidor remotamente pode auxiliar no atendimento. “A equipe da Pivot está de parabéns, pelas suas boas vendas, e principalmente os técnicos de campo que tem, são muito capacitados, e isso nos ajuda muito. Eu uso e recomendo”, afirma o produtor.

Desmistificando a tecnologia

De acordo com o diretor da Pivot, muitos produtores clientes do distribuidor que realizavam a irrigação, não utilizavam o potencial que o FieldNET ofereceria e ter o CAP acessível deixou esses e os operadores do pivô central à vontade para tirar as dúvidas. Isso porque o monitoramento dos equipamentos é constante. Quando é detectado que algum deles entrou no modo off-line rapidamente o cliente é avisado. “Foi um investimento muito acertado. O CAP foi a forma de mostrar como as máquinas e os equipamentos estão de fato conectados. E mais do que isso, como nós estamos conectados com os nossos clientes”, finaliza Cauê Campos.  

SobreA Lindsay América do Sul é o escritório local da americana Lindsay Corporation., com escritório em Campinas (SP) e fábrica em Mogi Mirim (SP) – Brasil. A empresa produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™. Com sistemas de irrigação operando em mais de 90 países, a Lindsay atua na fabricação e distribuição de pivôs centrais, laterais e soluções de tecnologia de irrigação há mais de 55 anos, e tem sede global em Omaha, no estado do Nebraska, EUA. www.lindsay.com.br.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fertilizantes Heringer – Nutrição balanceada para cada necessidade

  A Fertilizantes Heringer participa da Hortitec há 12 anos. “A Hortitec é uma feira de grande importância nacional para o mercado de Hortifrúti. Este...

Como a tecnologia auxilia o agronegócio e o que isso representa à economia?

Inovação no agronegócio é companheira da economia brasileira

Azud – Sistemas de filtragem e irrigação

  A Azud participou novamente da FIIB, desta vez para se aproximar ainda mais das evoluções tecnológicas voltadas para a agricultura. “O evento não é...

Gestão de energia elétrica em propriedades cafeeiras

                                               ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!