23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 27, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Destaques Manejo do morango em altas temperaturas

Manejo do morango em altas temperaturas

Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural vermelhonatural@hotmail.com

Morango – Crédito: Shutterstock

O morangueiro é uma cultura que produz morango sob temperaturas baixas, sendo o ideal temperaturas noturnas e diurnas entre 16 a 27°C, podendo produzir adequadamente frutos com temperaturas de até 30°C. Acima de 32°C ocorre a destruição dos primórdios florais (flores imaturas dentro das gemas).

Portanto, é fundamental respeitar os limites de temperatura da cultura e adotar técnicas que reduzam os impactos de altas temperaturas.

A primeira questão a determinar é a época do ano que apresenta temperaturas mais próximas do ideal. Normalmente, em regiões quentes essas temperaturas ocorrem no inverno, podendo ser amenizadas por microclimas específicos.

Quando a produção é voltada para o período de inverno, deve-se analisar a possibilidade de utilizar variedades de dias curtos (que sofrem a influência do comprimento do dia). Estas variedades podem concentrar a produção num período curto de tempo, aumentando a produtividade.

Dentre as variedades de dias curtos, é fundamental escolher aquela que melhor se adapta ao clima específico da região.

Indicativos

A região de produção da muda influencia na produtividade. Existem indicativos de que mudas provenientes de regiões frias e de altitude mostram melhores resultados, pois já possuem um potencial produtivo originado do viveiro. Ao serem transplantadas para regiões mais quentes, aumenta o potencial produtivo, principalmente na fase inicial.

O tipo de muda também influencia o potencial produtivo. Mudas frescas (sem passar por câmara fria) e do tipo tray plants (mudas maduras em substrato de 200 ml) já estão aptas a produzir logo após o plantio, potencializando a capacidade produtiva inicial.

Soluções

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Manejo do morango em altas temperaturas