25.9 C
Uberlândia
terça-feira, julho 16, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiManejo do repolho roxo - Condições para um cultivo bem sucedido

Manejo do repolho roxo – Condições para um cultivo bem sucedido

 

Wânia dos Santos Neves

Doutora em Fitopatologia e pesquisadora da Epamig Sudeste

waniaepamig@yahoo.com.br

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

O repolho é a hortaliça de maior importância econômica entre as variedades botânicas da espécie Brassicaoleracea. Possui uma taxa alta de crescimento e alto valor nutritivo, principalmente pelos seus teores de cálcio e vitamina C.

Atualmente (pesquisa de 26 de julho de 2017), o valor da caixa de 25 kg do repolho roxo varia entre R$25,00 e R$40,00 em diferentes regiões do País. Entretanto, existe uma variação muito grande de preço e pode ocorrer queda brusca no valor comercial, causando grande prejuízo aos agricultores.

Atualmente, é possível cultivar repolho o ano todo devido às adaptações dos híbridos às diversas condições climáticas.

Plantio

O espaçamento adequado para o repolho verde é de 0,7 a 0,8 m entre fileiras (linhas) e 0,3 a 0,5 m entre plantas. Em relação ao repolho roxo,existem cultivares disponíveis que apresentam boa estabilidade de produção e se adaptam a climas e níveis de umidade bastante diversos, além de já existirem cultivares resistentes às principais doenças da cultura no País.

Dependendo da cultivar ou híbrido plantado e do espaçamento de plantio, a produção pode atingir um rendimento que varia entre 20 e 55 mil plantas por hectare. Para o cultivo do repolho roxo, a produção aumenta com a diminuição dos espaçamentos, sendo o espaçamento máximo indicado de 1,0 m entre fileiras e 0,5 m entre plantas, o que resulta em aproximadamente 20.000 plantas por hectare.

Já o espaçamento mínimo indicado é de 0,61 m entre fileiras e 0,3 m entre plantas, resultando em aproximadamente 55.000 plantas por hectare.

É importante ressaltar que em densidades elevadas (ou seja, grande número de plantas por área) podem ocorrer reduções na produtividade devido ao menor espaço disponível para o desenvolvimento das plantas e à maior severidade de doenças.

Além disso, ocorrem perdas na qualidade do produto comercial, como modificações no tamanho e forma das cabeças. Isso ocorre porque quando plantas estão muito próximas, há sobreposição da folhagem em grande extensão e a fotossíntese é deficiente o que, consequentemente, reduz a produtividade da cultura. Por isso, manejar o espaçamento propicia ao produtor elevar a produtividade da cultura e adequar o tamanho (peso) e formato do repolho às exigências do mercado.

Usar recortada, sem legenda - Crédito Miriam Lins
Usar recortada, sem legenda – Crédito Miriam Lins

Demanda

A demanda pelo repolho roxo ainda é muito menor que a de repolhos verdes, mas vem aumentando nos últimos anos, principalmente em grandes centros de abastecimento.As maiores regiões produtoras são o sudeste e o sul. Dos Estados brasileiros, São Paulo, Paraná e Minas Gerais são os maiores produtores de repolho do País.

Exigências climáticas e nutricionais

ðTemperatura e umidade: o repolho necessita de temperaturas amenas para a produção de cabeças de boa qualidade, entre 15 e 21ºC. Este é o mais importante fator climático que atua no desenvolvimento da cultura. A umidade também é importante para obter maior produção, principalmente em períodos de intenso crescimento.

Altas temperaturas retardam o crescimento e dão origem a cabeças leves, frouxas e de péssimo formato, além de favorecerem a ocorrência de doenças e o aparecimento de pragas. Atualmente,existem híbridos mais resistentes ao calor, o que permite o plantio em regiões mais quentes.

A produção atinge um rendimento que varia entre 20 e 55 mil plantas por hectare - Crédito Luize Hess
A produção atinge um rendimento que varia entre 20 e 55 mil plantas por hectare – Crédito Luize Hess

ð Nutrição: é uma cultura altamente exigente em nutrientes, principalmente nitrogênio e potássio. Deficiências de nitrogênio, fósforo e potássio no tecido de repolho são responsáveis por um decréscimo de até 50% no rendimento.

Para recomendar uma adubação equilibrada, deve ser realizada a análise de solo previamente. De modo geral, para solos de fertilidade mediana ou baixa, a recomendação é em torno de 40 kg/ha de nitrogênio; 150 a 300 kg/ha de P2O5 e 100 a 150 kg/ha de K2O (adubação com NPK, respectivamente), aplicados no sulco de plantio.

Em alguns trabalhos de pesquisa foi comprovada a importância do nitrogênio e potássio em cobertura para aumentar a produção e qualidade do repolho. A aplicação recomendada é a seguinte:

Aplicação no plantio:

â–º Nitrogênio – 20% da dose recomendada.

â–º Fósforo ” 100% da dose recomendada.

â–º Potássio ” 20% da dose recomendada.

Crédito Luize Hess
Crédito Luize Hess

Aplicação em cobertura:

â–º Nitrogênio – 20%, 30% e 30% da dose recomendada aos 20, 40 e 60 dias após o transplantio, respectivamente.

â–º Fósforo ” 0% (não se recomenda aplicação de cobertura).

â–º Potássio ” 20%, 30% e 30% da dose recomendada aos 20, 40 e 60 dias após o transplantio, respectivamente.

 

Essa matéria completa você encontra na edição de outubro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos aumentam absorção dos nutrientes pelas plantas

Fernando Simoni Bacilieri Engenheiro agrônomo, mestre e doutorando em Agronomia - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) ferbacilieri@zipmail.com.br Roberta Camargos de Oliveira Doutora em Agronomia - UFU robertacamargoss@gmail.com José Geraldo Mageste Doutor...

Como deve ser feita a remoção da palha de cana-de-açúcar?

A remoção da palha de cana-de-açúcar poderá dobrar a demanda de fertilizantes no Brasil em 2050 Estudo desenvolvido na Esalq destaca o papel da palha como fonte...

Adubação foliar no cafeeiro corrige deficiências

  Maurício Dominguez Nasser Pesquisador Científico da Apta Regional Alta Paulista - Adamantina/SP mdnasser@bol.com.br Flávia Aparecida de Carvalho Mariano Nasser Engenheira agrônoma e pós-doutoranda - Unesp - Botucatu A adubação...

Maracujá com café é opção atrativa para o produtor

  Mais rentável e sustentável, agregar o cafezal velho à produção de maracujá tem atraído muitos produtores   Na região do Triângulo Mineiro, onde há predominância de...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!