20.6 C
Uberlândia
terça-feira, julho 23, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosManejo e ferramentas para alcançar o Brix ideal da uva

Manejo e ferramentas para alcançar o Brix ideal da uva

Crédito Evaldo Tadeu

Evaldo Tadeu de Melo
Doutor em Fruticultura, técnico do IF Sul de Minas Campus Inconfidentes e sócio proprietário da Guatambu Viveiro de Mudas Frutíferas
evaldotadeumelo@hotmail.com

A uva é uma fruta não climatérica, ou seja, ela não amadurece depois de colhida da planta, devendo ser colhida já no ponto ideal para o consumo ou processamento.

O Brix é uma escala que mede a quantidade de sólidos solúveis (SS), ou seja, basicamente é a quantidade de açúcares presente em uma determinada fruta. Outra análise importante a se avaliar é a acidez titulável (AT), medida em % de ácido tartárico, principal ácido das uvas.

O nível de “doçura” de uma uva é medido pelo ratio, que nada mais é do que a divisão do SS/AT. Esse equilíbrio é que dá a sensação de sabor, e varia enormemente entre as cultivares de uva existentes.

Uvas destinadas à produção de vinho possuem um Brix maior, comparadas às uvas destinadas ao consumo in natura, no entanto, isso é compensado por uma acidez também menor nas uvas de mesa, o que mantêm o ratio equilibrado.

De forma geral, para todas cultivares, com o avanço da maturação, o Brix vai aumentando e a acidez vai diminuindo.

Fatores que interferem no Brix

Cada cultivar possui potencial genético para atingir um determinado Brix, porém, diversos fatores interferem para que essa planta atinja ou não esse potencial. Os principais fatores são: clima, sistema de condução, tratos culturais, porta-enxerto e reguladores de crescimento.

Clima –Este é um dos principais fatores que interfere na maturação das uvas. Dias ensolarados e com pouca pluviosidade, além de uma maior amplitude térmica, são favoráveis para o aumento do Brix da uva e, consequentemente, uma melhor maturação.

Sistema de condução – Existem diversos sistemas de condução que conduzem os ramos vertical ou horizontalmente. Os ramos na horizontal recebem maior exposição solar, consequentemente, fazem mais fotossíntese e têm mais condições de amadurecer a uva.

No entanto, os cachos não podem ficar abafados pelas folhas  – eles devem estar arejados e bem iluminados com luz indireta, para que possam ter uma coloração uniforme, nas cultivares tintas.

Tratos culturais – Raleio, desponte e amarrio dos ramos nas épocas recomendadas melhoram a destinação dos fotoassimilados, destinando-os para os cachos em vez de irem para os ramos. Uma adubação equilibrada, baseada na análise de solo e nas necessidades da cultivar plantada, especialmente o balanço nitrogênio/potássio, melhoram muito a maturação da uva.

Porta-enxerto – Devido à Filoxera, que é um pulgão de solo, a videira tem que ser enxertada em espécies resistentes, mas além da resistência a essa e outras pragas de solo, o porta-enxerto influencia no vigor e ciclo produtivo da cultivar-copa, antecipando ou retardando a colheita da uva.

Reguladores de crescimento

São diversas substâncias que, quando aplicadas nas videiras, podem melhorar seu desenvolvimento, maturação e, especialmente, a coloração das cultivares tintas. Sua aplicação deve ser feita sob recomendação técnica, pois os efeitos podem ser contrários aos esperados, se não for usada a dose correta e, principalmente, na época ideal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Uva ‘BRS Melodia’ chama a atenção

A família Vitaceae, à qual a videira pertence, possui cerca de 11 gêneros e mais de 450 espécies.

Brix e alta produtividade são exigências do mercado

Agora, o ºbrix e a alta produtividade são o foco dos produtores, demarcando uma das tendências para o mercado da horticultura.

Telas de sombreamento: indicações para o cultivo da videira

Conceitualmente, as telas de sombreamento ou malhas agrícolas utilizadas nos telados de produção de uva contêm aditivos que possibilitam uma alteração morfofisiológica, objetivando ganhos em produção, assim como a melhoria de variáveis organolépticas.

Tela vermelha melhora brix da uva

A tela de sombreamento vermelha é composta por polietileno virgem e por aditivos especiais ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!