27.6 C
Uberlândia
sexta-feira, julho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiManejo eficaz das principais pragas do tomate

Manejo eficaz das principais pragas do tomate

José Salazar Zanuncio Junior

DSc Entomologia epesquisador IncaperCRDR Centro Serrano

jjzanuncio@yahoo.com.br

 

O controle eficaz das principais pragas que incidem sobre o tomate resultou em um ganho médio de produtividade de 19 caixas por mil pés, além de plantas de tomate vigorosas, melhor estabelecimento da cultura e qualidade superior da colheita.

Fitossanidade

As principais pragas do tomateiro estaqueado são as moscas-brancas, as brocas dos frutos e a mosca minadora. As espécies de mosca-branca associadas ao tomateiro são a Bemisia tabaci biótipo B e a Trialeurodesvaporariorum, sendo a primeira a mais frequente.

Os adultos apresentam o branco como cor predominante, pois a asa cobre a maior parte do corpo, que possui coloração amarelada. As ninfas localizam-se na face inferior das folhas e apresentam corpo de forma oval, com coloração entre o amarelo e amarelo pálido.

São insetos sugadores de seiva, sendo a transmissão de viroses o principal dano causado ao tomateiro. As viroses mais comumente associadas às moscas-brancas são do tipo gemnivírus, conhecido por mosaico dourado do tomateiro, que possui como sintomas o enrolamento das folhas terminais, amarelecimento e redução do desenvolvimento da planta e amadurecimento irregular dos frutos.

Galerias nas folhas causadas pela mosca minadora
Galerias nas folhas causadas pela mosca minadora ” Crédito José Salazar Jr

Manejo contra mosca-branca

A combinação de práticas culturais, o uso de barreiras físicas, eliminação de plantas hospedeiras, como a serralha, além da utilização de detergentes e óleos neutros e mesmo o uso racional de inseticidas, são medidas efetivas que contribuem para a diminuição das populações da mosca-branca e, portanto, evitam prejuízos à produção, uma vez que o estresse da população desse inseto, por meio do uso indiscriminado de produtos químicos, pode induzir o aumento de oviposição.

A utilização de óleo cítrico e fungos entomopatogênicos como a Beauveriabassiana, tem demonstrado eficiência no controle de ninfas, concorrendo para redução da população.

As brocas

A broca pequena do fruto Neoleucinodeselegantalis é uma mariposa de 25mm de envergadura, com corpo marrom e asas esbranquiçadas, semitransparentes e manchas marrom avermelhadas.

Os ovos são depositados em grupos no pericarpo do fruto, junto ao cálice ou sépalas. Ao eclodirem, as lagartas perfuram o fruto deixando uma cicatriz característica e completam seu desenvolvimento dentro do fruto. O monitoramento da população desta praga deve ser feito pela inspeção de frutos no início do desenvolvimento, observando-se a presença de ovos ou cicatriz de coloração escura.

Os ‘brocões’ são um grupo de lepidópteros da família Noctuidae com as espécies Helicoverpa zea, Helicoverparaarmigera e Spodoptera eridania. Os adultos de S. eridania apresentam coloração acinzentada com uma mancha negra no centro, enquanto as lagartas apresentam coloração inicial verde, com quatro pontos escuros sobre o dorso e quando desenvolvidas apresentam três listras longitudinais amareladas, sendo a lateral interrompida no tórax.

Já as lagartas de Helicoverpa apresentam coloração do verde ao amarelo claro, marrom avermelhado ou preto, com linhas laterais brancas. Pode-se diferenciar a H. armigera da H. zea pela presença de pelos brancos e de tubérculos em formato de “sela“ no primeiro segmento abdominal.

Os ‘brocões’ causam danos ao limbo foliar nas fases iniciais, migrando para os frutos na fase final, tendo preferência por frutos já desenvolvidos. A inspeção da lavoura deve ser realizada buscando-se a presença de pequenas lagartas no limbo foliar próximo às pencas.

Nesta fase, os métodos de controle, como a aplicação de inseticidas biológicos ou químicos são mais eficientes, uma vez que esta fase é mais vulnerável.

Adulto de mosca-branca em folha de tomate
Adulto de mosca-branca em folha de tomate ” Crédito José Salazar Jr

As moscas

As moscasminadorasLiriomyza spp. são dípteros que possuem o hábito de depositar os ovos dentro das folhas, com as larvas desenvolvendo-se endofiticamente, provocando galerias na folha conhecidas como minas.

O adulto apresenta tamanho reduzido de coloração escura e manchas amareladas no tórax e asas transparentes. As larvas são esbranquiçadas inicialmente, tornando-se amareladas no final do desenvolvimento.Foto 06 A - Adulto da broca pequena

Os sintomas são de fácil detecção no campo, podendo ser constatada a sua presença pela observação de galerias nos folíolos e a presença de adultos pousados nas folhas. Os prejuízos são maiores quando as infestações ocorrem no início do desenvolvimento da cultura ou quando ocorrem altas infestações.

O melhor programa de tratamento de pragas é aquele que utiliza os princípios do manejo integrado, no qual são aliados vários métodos de controle de pragas que sejam complementares, reduzindo as populações delas com o menor custo.

Ovo da broca pequena em fruto de  tomate
Ovo da broca pequena em fruto de tomate

Essa matéria completa você encontra na edição de janeiro 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Variedades de abacate: quais as preferidas pelo mercado externo?

O abacateiro Persea americana pertence à família Lauraceae, possuindo três centros de origem: Antilhas, Guatemala e México.

Como ter maior produtividade e rentabilidade com o cultivo de tomate?

O Engenheiro Agrônomo e Gerente de Vendas da Horticeres Sementes, Ricardo Mikami, listou 7 dicas que aumentarão as chances de sucesso na atividade Com demanda certa no mercado,...

Controle da corda-de-viola em lavouras cafeeiras

Arthur Henrique Cruvinel Carneiro Técnico em Agricultura e Zootecnia, graduando em Agronomia na Universidade Federal de Lavras (UFLA), membro do Grupo de Estudos em Herbicidas,...

Valett Growe Hidroall – Juntas na Hortitec

Há três anos a Valett Grow participa da Hortitec em parceria com a Hidroall. Nesta edição, ambas podem ser encontradas no estande 07, no...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!