23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Florestas Manejo florestal para produtos sólidos

Manejo florestal para produtos sólidos

 

 Crédito Divulgação
Crédito Divulgação

O manejo florestal influencia diretamente a qualidade do produto final. A produção de madeira de alta qualidade requer um manejo diferenciado para atingir as exigências da indústria da madeira para produtos sólidos. Logo, se as metas estabelecidas no planejamento forem executadas de forma adequada, o produto terá mais qualidade e um maior valor agregado.

No entanto, para manejar as florestas de acordo com as necessidades da indústria de produtos sólidos e de laminação são necessários conhecimentos sobre as ferramentas operacionais disponíveis e também sobre os critérios de classificação da madeira roliça e serrada aplicadas na indústria. Para obter esse conhecimento, 28 profissionais fizeram o Curso de Aperfeiçoamento Técnico em Manejo Florestal para Produtos Sólidos e Qualidade da Madeira.

O que aconteceu

Realizado pela Malinovski Florestal, nos dias 23 e 24 de julho, em Curitiba (PR), o treinamento foi ministrado pelo engenheiro florestal LeifNutto. Ele é doutor na área de crescimento e produção florestal pela Universidade de Freiburg (Alemanha) e consultor florestal em países da África, América do Sul e Europa.

Sua vasta experiência no assunto abordado despertou a atenção de vários participantes. Antônio Rubens Camilotti Filho, para complementar suas atividades na Seiva Camilotti, procurava mais detalhes técnicos sobre o manejo florestal. “O conhecimento técnico em manejo de madeira para processamento de produtos sólidos do instrutor e sua formação em um país de ponta nesse segmento foram os diferenciais do curso“, afirma.

Como mestranda pela USP (Universidade de São Paulo) em manejo para produtos sólidos, com foco na desrama, Júlia Carolina Fideles fez o curso buscando mais know-how e troca de experiências. “A conexão entre os conteúdos que o Leif apresentou e a troca de conhecimento com os outros participantes foi ótima. Isso porque uma das maiores dificuldades que tenho como acadêmica é a falta de contato com profissionais que vivem a prática da profissão“, declarou Júlia.

Por outro lado, Ian Pereira Sartorio, coordenador de planejamento e pesquisa da Florestal Gateados, viu no curso uma opção para melhorar os serviços oferecidos aos clientes.

Como conhecimento nunca é demais, o consultor Manoel de Freitas, com mais de 45 anos de experiências, encontrou no treinamento ministrado por Leif informações e técnicas úteis para seus projetos. “Estou indo para o exterior dar andamento a um projeto e nele aplicarei vários aprendizados que tive nesses dois dias“, declara.

Malinovski Florestal

Há mais de 37 anos a equipe da Malinovski Florestal atua na organização de feiras e eventos técnicos de colheita, transporte, silvicultura de florestas plantadas e infraestrutura florestal. Atualmente, ela é referência mundial na organização da Expoforest – Feira Florestal Brasileira.

Além dos eventos, a Malinovski Florestal presta o serviço de consultoria, realiza treinamentos para profissionais florestais e atua na área de comunicação e marketing florestal, tendo lançado a primeira revista 100% eletrônica do país, a B.Forest, em 2014.

Essa matéria você encontra na revista Campo & Negócios Floresta, edição de agosto/setembro. Adquira o seu exemplar.

Inicio Revistas Florestas Manejo florestal para produtos sólidos