Manejo integrado de pragas ganha espaço com controle biológico

0
332
Produto biológico do Promip no manejo integrado de pragas

No último mês, com a aprovação de novos 20 defensivos biológicos pelo Ministério da Agricultura, o Brasil passou a contar com um total de 545 opções em controle natural de pragas no campo. Para demonstrar a importância do manejo integrado de pragas, a Promip, biofábrica que viabiliza agricultura segura por meio de soluções naturais, com parceiros como EMBRAPA e Instituto Biológico de São Paulo, realiza, no próximo dia 23, o I Workshop MIP Experience, durante a 27ª Hortitec, mais importante exposição técnica de horticultura, cultivo protegido e culturas intensivas.

O mercado de controle biológico já movimenta R$2,34 bilhões por ano no País, conforme dados da consultoria Blink, e deve chegar a R$9,1 bilhões até 2030. “O uso de biodefensivos gera benefícios amplos e que contribuem com os aspectos sociais, ambientais e econômicos do campo à mesa do consumidor. O manejo integrado de pragas também recria o equilíbrio natural nos campos, reinserindo insetos e fungos ao meio ambiente que protegem as lavouras”, explica Marcelo Poletti, engenheiro agrônomo e CEO da Promip.

Poletti explica que o modelo de manejo integrado de pragas desenvolvido pela Promip é uma versão moderna do conceito instituído há décadas por cientistas que propuseram equilibrar o uso das diferentes tecnologias aliadas às práticas para otimização do controle natural de pragas e doenças. “Consideramos questões importantes que vão além do manejo fitossanitário e que impactam toda a cadeia do agronegócio, desde a pesquisa até o varejo, e, consequentemente, a vida de todos nós quanto consumidores”, destaca.

O modelo aplicado pela Promip, e que será foco do workshop durante a Hortitec, irá demonstrar que o Manejo Integrado de Pragas (MIP) é a prática mais adequada para a obtenção de bons resultados em toda a cadeia, promovendo apoio aos agricultores, viabilizando alimentos livres de resíduos com a utilização do controle biológico e conquistando processos mais sustentáveis, com a redução da emissão de gases do efeito estufa.

Macro e micro biológicos em foco

Em sua 15ª participação na Hortitec, a Promip apresenta ao mercado um dos seus principais diferenciais: um portfólio de produtos biológicos composto por biodefensivos microbiológicos e macrobiológicos. 

Na linha de microbiológicos, os visitantes podem conhecer soluções como o biodefensivo que contém o vírus Baculovirus spodoptera, desenvolvido em parceria e cooperação técnica com a EMBRAPA para o controle da lagarta do cartucho, Spodoptera frugiperda, praga que causa enormes prejuízos econômicos em inúmeras hortaliças e frutas. Outras duas soluções, desenvolvidas em parceria com o Instituto Biológico de São Paulo também serão destaque, como fungo Beauveria bassiana para o controle de mosca-branca, ácaro rajado, cigarrinha do milho, moleque-da-bananeira e bicudo da cana-de-açúcar e o fungo Metarhizium anisopliae para o controle de cigarrinhas da cana e das pastagens

Em sua linha de macrobiológicos, os destaques são a microvespa  utilizada para o controle de lagartas e traças em diversos cultivos, e ácaros predadores para controle da mosquinha fungus gnats e do tripes e do ácaro rajado.

“Estamos há quinze anos participando da Hortitec e neste ano, com o retorno dos eventos presenciais e em um momento em que o setor agrícola tem sido muito impactado pelos valores dos defensivos químicos, nossa participação será além de apresentar nossas soluções em macro e micro biológicos. Nosso workshop tem o intuito de demonstrar resultados, benefícios à cadeia produtiva, de varejo e os impactos também ao consumidor. O controle biológico é sustentável, não deixa resíduos, não afeta os polinizadores e nem a biodiversidade, age em um ponto específico e possui eficácia comprovada. Queremos mostrar ao mercado que é mais do que possível aliar o controle biológico e o manejo às demais tecnologias já utilizadas pelos agricultores, promovendo mais resultados e qualidade”, finaliza o CEO da Promip.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!