23.1 C
São Paulo
quinta-feira, janeiro 20, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Destaques Manejo integrado reduz fitopatógenos

Manejo integrado reduz fitopatógenos

Lucas Guilherme Araujo Soareslucasifpa@gmail.com

Antônio Rafael Neri dos Santosrafaelnsantos29@gmail.com

Graduandos em Agronomia – Universidade Federal da Amazônia (UFRA), Campus Capitão Poço – PR

Thiago Feliph Silva FernandesEngenheiro agrônomo e mestrando em Agronomia/Produção Vegetal – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCAV/UNESP), Campus de Jaboticabal – SPthiagofeliph@hotmail.com

Flores de mamão -Crédito: Shutterstock

O manejo integrado objetiva a redução de fitopatógenos no campo afim de evitar danos causados por eles. Para a execução do manejo integrado é necessário fazer inspeções nos pomares, de modo a fornecer dados seguros para as decisões a serem tomadas, não só para o controle das pragas, mas também para a preservação dos naturais e do meio ambiente (Martins, 2003; Santos Filho et al., 2007)

O manejo integrado desempenha um papel importante na redução de gastos com defensivos. Na cultura no mamão, o uso exagerado de defensivos pode causar diferentes danos se utilizado com frequência, podendo criar uma resistência ao patógeno.

Uma das alternativas de reduzir custos com defensivos é adotar o controle genético por meio de combinações varietais, medida esta que atua no princípio da imunização, selecionando cultivares resistentes ou tolerantes a certos grupos de fitopatógenos.

Integração de métodos

Quando se pensa em manejo integrado, deve-se optar por mudas de viveiro com certificação de qualidade, visto que mudas com procedência de origem garantem características de resistências a determinado fitopatógeno.

Além disso, quando o produtor optar por material vegetativo com certificado de origem, aplica-se o princípio do triângulo da doença, que é o da exclusão. Vale ressaltar que a cultura do mamoeiro sofre constantemente o ataque dos mais variados tipos de doenças e pragas, sendo a mais importante na cultura do mamoeiro o vírus do mosaico (VMM) e o vírus da mancha anelar (VMAN), doenças essas sem medidas curativas.

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Manejo integrado reduz fitopatógenos