19.6 C
Uberlândia
quinta-feira, março 28, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiManejo nutricional da melancia

Manejo nutricional da melancia

Crédito Shutterstock

Aldeir Ronaldo Silva
Engenheiro agrônomo e doutorando em Fisiologia e Bioquímica de Plantas – ESALQ/USP
aldeironaldo@usp.br
Fabiano Simplicio Bezerra
Engenheiro agrônomo e doutorando em Engenharia Agrícola – Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)
fabianoagro14@gmail.com

A melancia é uma das cucurbitáceas mais exigentes nutricionalmente, com uma demanda em macro e micronutrientes considerados essenciais para sua produção. Os macronutrientes requeridos são: nitrogênio (N), fósforo (P) potássio (K), cálcio (Ca), magnésio (Mg) e enxofre (S), enquanto os micronutrientes requeridos são: boro (B), zinco (Zn) e cobre (Cu).

Influência da nutrição no ºBrix

A influência da nutrição mineral no ºBrix se deve ao fato de determinados nutrientes, como o potássio, descrito na literatura como o ‘elemento da qualidade’, contribuir para melhorar esse atributo que confere qualidade aos frutos.
Desta forma, uma nutrição adequada deste macronutriente de forma balanceada com outros nutrientes essenciais tende a proporcionar um adequado teor de sólidos solúveis totais (SST), que de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) deve ser >10 ºBrix, sendo o mínimo exigido para a colheita da melancia e aceito pelo mercado.

Manejo nutricional

O manejo nutricional para o maior teor de ºBrix deve ser realizado com o fornecimento principalmente de K, na maturação fisiológica (45 a 65 dias). Esse macronutriente deve ser aplicado em cobertura para estar disponível após os primeiros 30 dias.
O manejo da adubação com K é realizada a partir dos teores desse elemento no solo, sendo aplicado parte no plantio e o restante em cobertura (Tabela 1).

Tabela 1. Recomendação de adubação potássica para a cultura da melancia (Cavalcanti, 2008).

O cloreto, o nitrato e o sulfato de potássio são as principais fontes utilizadas para a adubação da melancia, porém, a escolha de uma dessas fontes deve estar relacionada a alguns fatores, como a necessidade da cultura, o método de aplicação, preço e a disponibilidade para aquisição.

Fases fenológicas da planta

As exigências nutricionais da melancia em macro e micronutrientes, de acordo com cada fase de crescimento, encontradas na literatura, estão apresentados na Tabela 2.

Tabela. 2. Teores de nutrientes adequados na cultura da melancia.

Manejo

Para o sucesso da técnica, se faz necessário realizar primeiramente a análise de fertilidade do solo, ressaltando as concentrações ideal para cultura da melancia. Após essa fase, é recomendável a escolha de produtos registrados, bem como a fonte mais adequada para o manejo nutricional na área de cultivo.
Outros pontos também devem ser levados em consideração para obtenção de alta produtividade da melancia, como a dosagem certa, época e forma correta. Outra fase do manejo é a escolha da forma de aplicação, podendo ser realizada via solo ou foliar.
Quanto à aplicação via solo, é recomendável a aplicação em parcelamento, tanto para macro como para micronutriente. No caso da aplicação via foliar, a aplicação pode ser realizada em parcelamento e associado ou não com outros produtos, tais como: extrato de algas, aminoácidos e defensivos agrícolas.
Para a obtenção do sucesso dessa técnica, se faz necessário o auxílio de um profissional técnico capacitado.

Custo

De modo geral, o custo da técnica no Brasil não é tão alto, todavia, os fertilizantes sofrem variação nos preços devido à moeda americana. Além disso, no mercado brasileiro há disponibilidade de vários fertilizantes que oferecem tanto macro quanto micronutrientes para a cultura da melancia.
Em função dos ganhos em produtividade, bem como qualidade da melancia, o manejo nutricional se mostra bastante eficiente, quando aplicado de maneira correta.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cross Link se orgulha por lançar seu novo fungicida Difcor 250 EC

Há mais de 10 anos a Cross Link participa da Hortitec, uma oportunidade que Rogerio Gabriel, diretor da empresa, vê como fundamental para encontrar...

Demanda pede melancias menores

A produção de minimelancias com micro sementes comestíveis atende um nicho de mercado cujo consumidor é extremamente exigente, porque procura por frutas premium, ou seja, mais saborosas que as encontradas normalmente nas prateleiras dos supermercados. Hoje, a produção de minimelancia sem semente visa o mercado de exportação, principalmente a Europa.

Melancia: Brasil é o quarto maior produtor

A melancia (Citrullus lanatus), pertencente à família Cucurbitaceae e ...

Produção de mamão no Brasil

O Brasil ocupa posição de destaque no cenário internacional de produção de mamão, contribuindo com cerca de 13% da produção mundial, o que equivale a 1,6 milhão de toneladas da fruta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!