Manejo nutricional do chuchuzeiro

0
188

Autor

Givago Coutinho Doutor em Fruticultura e professor efetivo – Centro Universitário de Goiatuba (UniCerrado) – givago_agro@hotmail.com

Chuchu – Crédito: arquivo

Originário da América Central, sobretudo do México, no qual era cultivado pelos astecas, o chuchuzeiro (Sechium edule (Jacq.) Swartz), família Cucurbitaceae, teve seu cultivo disseminado para diversas regiões do planeta, estando presente nos cultivos de vários países (Domingues et al., 2011).

Planta herbácea e perene (Marouelli et al., 2015), além de hortaliça fruto (Lopes et al., 1994), no Brasil o chuchu se encontra dentre as 10 hortaliças mais consumidas pela população (Lana et al., 2016). Além disso, o chuchu é o 19º produto mais comercializado na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp).

Renovação

Nas áreas de produção, a renovação dos plantios ocorre entre um a três anos, mesmo se tratando de uma espécie perene visando à redução dos problemas ocasionados por patógenos, ácaros e insetos-pragas, além de manter as plantas mais vigorosas e produtivas, diminuindo os gastos com mão de obra com para retirada de ramas secas ou em estado terminal.

Entretanto, os períodos de renovação das plantas podem ser ampliados para entre três a cinco anos, quando as plantas se encontram vigorosas e com bom aspecto fitossanitário, com manejo adequado e clima propício, sendo mais vantajoso do ponto de vista econômico (Marouelli et al., 2015).

Assim, fatores que visem o manejo adequado do chuchuzeiro são essenciais na busca pela maior longevidade da lavoura, diminuindo custos a favorecendo a rentabilidade da atividade, tornando essa hortaliça ainda mais disponível ao consumo do povo brasileiro, além de vistas a outros mercados, mantendo o Brasil na posição de grande produtor mundial de chuchu.

Manejo nutricional do chuchu

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.