20.6 C
Uberlândia
sábado, junho 22, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiManganês influencia no controle das doenças na batata

Manganês influencia no controle das doenças na batata

 

Emanuel Alexandre Coutinho Pereira

Consultor de Vendas da Agrozap para HF

Renato Passos Brandão

Gestor Agronômico da Bio Soja

 

Crédito Marcos Miyazaki
Crédito Marcos Miyazaki

Os nutrientes, elementos químicos essenciais à vida das plantas, são utilizados pelos produtores rurais com o intuito de aumentar a produtividade das culturas e a qualidade dos produtos agrícolas.

Entretanto, o estado nutricional das plantas tem uma grande influência sobre a ocorrência e intensidade das doenças nas plantas. Normalmente, as plantas bem nutridas são mais tolerantes às doenças. Neste artigo será abordada a influência do manganês (Mn) no controle das doenças na cultura da batata.

 

Funções do manganês nas plantas

O manganês (Mn) é um nutriente requerido em pequenas quantidades pela batata. Para a produção de 40 toneladas de tubérculos, a batata necessita de 68 a 84 g de Mn.

É ativador de várias enzimas, tais como descarboxilases, hidrolases, fosfoquinases e fosfotransferases. Muitas dessas enzimas estão envolvidas no metabolismo do carbono e nitrogênio. Fundamentalmente, o Mn é um ativador de enzimas que atuam na síntese de importantes metabólicos secundários responsáveis pela produção de compostos que atuam na defesa das plantas contra pragas e doenças, como lignina e compostos fenológicos.

Participa, ainda, da reação da fotólise da água, formação da clorofila e formação, multiplicação e funcionamento dos cloroplastos. Desempenha papel fundamental na respiração das plantas, participando de diversas reações no ciclo de Krebs.

 

Dinâmica do manganês nos solos

O Mn é um elemento químico com grande dinamismo nos solos. Ocorre em três estados de oxidação, Mn2+, Mn3+ e Mn4+. A forma do Mn disponível às plantas é o Mn2+ (forma mais reduzida), encontrado na solução do solo ou adsorvido nos coloides minerais e orgânicos do solo.

O Mn3+ e Mn4+ são as formas químicas do Mn com maior estado de oxidação e não são disponíveis às plantas. São constituintes dos minerais secundários do solo com baixa solubilidade em água. A disponibilidade do Mn do solo às plantas é afetada por diversos fatores, dentre os quais, o pH do solo, teor de umidade, matéria orgânica, temperatura e atividade microbiana do solo.

Quanto maior o pH do solo, menor a disponibilidade de Mn às plantas. O aumento de uma unidade de pH no solo provoca uma redução de 100 vezes na atividade do Mn na solução do solo.

O teor de umidade também afeta a disponibilidade do Mn às plantas. Os solos com maior teor de umidade (ambiente redutor) têm maior disponibilidade do Mn às plantas. As estiagens prolongadas reduzem a disponibilidade deste nutriente às plantas (ambiente oxidante). Ocorre a redução do Mn2+ para formas não disponíveis (Mn3+ e Mn4+).

Em solos com alto teor de matéria orgânica ocorre redução na disponibilidade do Mn às plantas. Ocorre a formação de complexos muito estáveis do Mn com as substâncias húmicas, principalmente com a fração húmica.

Além dos fatores mencionados acima, os exsudatos das raízes das plantas geneticamente modificadas para a resistência ao glifosato modificam a população microbiana da rizosfera e rizoplano das raízes. Ocorre aumento da população dos microrganismos oxidantes e diminuição dos redutores, reduzindo a disponibilidade do Mn às plantas ( et al., 2002).

 

Efeito do manganês nas doenças da batata

Existe uma correlação entre o teor foliar de Mn na batata e a severidade das doenças. Quanto maior o teor foliar deste nutriente, menor a severidade das doenças nas plantas.

 

O fornecimento de manganês reduz a severidade das doenças
O fornecimento de manganês reduz a severidade das doençasPráticas culturais vs. disponibilidade de Mn e severidade das doenças

As práticas culturais que aumentam a disponibilidade do Mn às plantas reduzem a severidade das doenças (Tabela 1). Evitar doses excessivas de calcário que possam elevar em demasia o pH do solo, manter o solo com teor de umidade adequado, evitar o uso continuado de fertilizantes nitrogenados com nitratos e realizar adubações de solo e foliares com manganês (Huber, 1991).

Diversos pesquisadores têm comprovado que o fornecimento de Mn na cultura da batata com deficiência deste nutriente reduz a severidade das doenças (Tabela 2).

Entretanto, a eficiência do Mn no controle das doenças depende do patógeno e método de fornecimento deste nutriente. O Mn aplicado ao solo pode ser rapidamente oxidado às formas químicas não disponíveis às plantas, reduzindo a sua eficiência no controle das doenças na cultura da batata.

A forma mais eficiente para o fornecimento do Mn às plantas é via foliar, ou seja, 1 kg do nutriente aplicado via foliar equivale a cerca de 10 a 15 kg aplicado no solo. Entretanto, a adubação foliar com Mn tem pouca ação efetiva nas doenças de solo devido a sua baixa mobilidade no floema das plantas.

Essa matéria completa você encontra na edição de dezembro 2015  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua para leitura integral.

ARTIGOS RELACIONADOS

Começa o plantio de batata

O Brasil produz batatas o ano todo, mas algumas regiões seguem um calendário, cumprido à risca, para obter maiores produtividades   No Brasil, a área plantada...

Entenda a complexidade que envolve a adubação foliar para a soja

Áureo Lantmann Consultor técnico do Soja Brasil   A aplicação de nutrientes às folhas das plantas, com o objetivo de complementar ou suplementar as necessidades nutricionais das...

Bokashi e seus resultados em rúcula e repolho

Bokashi é uma palavra japonesa que significa “matéria orgânica fermentada”. É também uma técnica de pintura japonesa que significa “diluir” ou “borrar”, adaptada pelos agricultores para a prática de misturar a matéria orgânica à terra da mata, deixando-a fermentar antes de misturá-la à terra dos cultivos.

Mercado e manejo da melancia

A melancia pertence à família das cucurbitáceas, sendo uma planta anual, de crescimento rasteiro ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!