18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Maturação dos frutos do cafeeiro

Maturação dos frutos do cafeeiro

Fausto Bugalho FerreiraEngenheiro agrônomo e especialista de BioRacionais Sumitomo Chemical

A cultura do café é conhecida pela origem africana, sua disseminação se deu pela linha equatorial, e apenas 10 anos após, em 1727 a cultura teve suas primeiras sementes plantadas no Estado do Pará, logo em seguida houve a expansão do cultivo nos estados de MG, ES, RJ, GO, MA e SP, mas sem muita expressão comercial.

Alguns anos após, o Estado de SP investiu em pesquisas e os preços internacionais subiram, quando a cultura se estabeleceu de vez no Brasil. Hoje contamos com uma área de cultivo que se aproxima de dois milhões de hectares e nos últimos anos ficou notória a exigência do consumidor final por um café de qualidade, fazendo com que o agricultor produza um café com todos os atributos que o mercado exige.

Uniformidade dos grãos

Como já citado na publicação, a cada dia que passa a exigência por cafés especiais aumenta e os grãos uniformes são os mais desejados no momento da colheita, principalmente quando falamos de cafés especiais, ou seja, todo este processo é comumente conhecido pelas seguintes características: Características dos frutos, verde escuro e claro, que evolui para o vermelho (Conhecido como cereja) e chega ao ponto de ficar preto (Passou do momento ideal de colheita), definindo pelas cores as fases da maturação dos frutos.

Objetivos da maturação do café e função do etileno

Atualmente, vivemos um momento no setor cafeeiro que bonifica o agricultor final pela entrega de um café com maior qualidade. A utilização de uma ferramenta que ajuda no manejo desta maturação se torna fundamental para uniformização dos grãos maduros e a Sumitomo Chemical dispõe da principal ferramenta que promove a maturação dos frutos e uniformização do café que será colhido, o Etefom com o nome comercial IMPULSE®.

Para obtenção dos melhores resultados, recomendamos a aplicação da dose de bula 195 ml/100 L de água com uma vazão de 500 litros, tendo como característica importante cobrir os frutos com a calda aplicada, a Sumitomo informa que o momento de iniciarmos a aplicação será quando a planta apresentar 90% do baixeiro (Saia do café) madura.

Solução Sumitomo Chemical

De nome comercial IMPULSE®, a Sumitomo traz como solução um hormônio registrado como regulador de crescimento de plantas que já está disponível para o agricultor final. Nós, da Sumitomo Chemical, podemos garantir que esta é mais uma ferramenta de manejo para o agricultor uniformizar sua colheita e que nossos distribuidores que estão nas principais regiões produtoras terão o produto para atendê-los.

As plantas que recebem a aplicação do IMPULSE® (Etefom), irão amadurecer os frutos, uniformizando aqueles que estão defasados, isto só é possível porque o hormônio etileno induz o amadurecimento dos grãos. O etileno tem suas taxas aumentadas na planta somente após o recebimento da aplicação do IMPULSE® (Etefom) e este Etefom é convertido na forma de gás no momento de sua ocorrência, trazendo então o principal benefício na colheita do café – “Menor adstringência dos frutos e uma melhora na qualidade de bebida”.

Custo-benefício

A Sumitomo Chemical tem como filosofia respeitar o agricultor e o consumidor final e com esta preocupação, nós do time Sumitomo recomendamos a você leitor que consulte o custo com um de nossos representantes, eles poderão garantir as melhores condições e os benefícios serão vistos tanto no campo quanto após o café colhido, como o exemplo das imagens do café da variedade Arara, que teve a maturação uniforme neste campo demonstrativo.

Gostaria de salientar que a Sumitomo Chemical é uma empresa que está sempre inovando e além do portfólio químico que temos para a cultura do café, também avançamos em pesquisas com os principais reguladores de crescimento. Posso afirmar que a Sumitomo Chemical está empenhada em atender as principais demandas do agricultor, principalmente quando falamos em fisiologia de plantas.

IMPULSE® (Ingrediente Ativo Etefom) é o lançamento da Sumitomo Chemical nesta safra, mas agricultor, pode aguardar que novos e exclusivos produtos estarão disponíveis no futuro, incrementando a produtividade do setor.

Inicio Destaques Maturação dos frutos do cafeeiro