18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti MECPREC - Do Brasil para o mundo

MECPREC – Do Brasil para o mundo

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

A MECPREC é uma empresa do grupo Klabin, que fabrica tubetes e bandejas plásticas para a montagem de viveiros e substratos à base de casca de pinus. A fábrica de tubetes e bandejas fica na região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais, a de substrato, a MECPLANT, está situada na região central do Estado do Paraná, em Telêmaco Borba. A empresa possui parceria com a BCCAB, uma empresa sueca referência em automatização de instalação de viveiro que também atua no segmento de termo formagem, por meio da empresa SERRAPLAST.

Diferenciais

“Nosso diferencial diante da concorrência é a tecnologia embarcada. Os produtos são feitos com pacote tecnológico específico por segmento, com serviço de alfaiate, que consegue desenvolver e adaptar os produtos de acordo com a necessidade do produtor“, afirma relata Sérgio Ricardo Ferreira, gerente comercial da empresa.

Na linha de plásticos, a MECPREC trabalha com bandejas, tubetes, aspersores, caixas para transportes e porta-iscas para formigas. Os materiais plásticos recebem tratamento anti-UV, e são compostos por matérias-primas recicladas e virgens. “Fazemos uma mescla de acordo com a resistência necessária de cada produto. Temos também reforço demetal para não entortar ou empenar“, informa o gerente da empresa.

O substrato MECPLANT é de casca de pinus pura, retirada de floresta certificada pelo FSC, de manejo sustentável. Como o substrato é de fonte única e a empresa é do grupo Klabin, ele é homogêneo, pois há exclusividade na coleta dessa casca, com origem genética controlada. “Comisso, o substrato fornecido hoje será o mesmo a ser entregue daqui há um ou dois anos“, confirma Sérgio Ricardo.

Os procedimentos de produção da fábrica são todos baseados na filosofia ISO e 5S.

Equipe da Mecplant durante a Hortitec - Fotos Ana Maria Diniz
Equipe da Mecplant durante a Hortitec – Fotos Ana Maria Diniz

Linha convencional

A MECPLANTproduz o substrato convencional, onde são utilizados fertilizantes químicos e minerais, e a linha de orgânicos, que recebecama de aves ” produto esse certificado pelo Ecocert.No segmento orgânico atende o tabaco, hortaliças e café.

A atuação do grupo se estende ao cacau, cana, citros, erva-mate, eucalipto, flores, gramados, hortaliças, morango, nativas, pinus, tomate, maracujá e estévia, tendo sido solicitada para culturas de melão e mamão.

“Devido às novas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),o plantio de café seráfeito com tubetesem viveiros suspensos do chão, e não mais em saquinhos. Com isso, devemosavançar mais nesse segmento“, diz Sérgio Ricardo.

Estreia na Hortitec

2017 foi o retorno da MECPREC na Hortitec como expositora, que havia participado das primeiras edições. Para Sérgio Ricardo, o balanço do evento foi positivo. “Todos os nossos produtos tiveram procura, fizemos demonstrações e muitos contatos para negócios futuros. Tivemos negócios a nível de pesquisa, comercialização e alguns interessados em comprar no estande, o que alavancará visitas técnicas e o desenvolvimento de novos produtos.O evento atendeu muito a nossa expectativa e no ano que vem queremos, inclusive, aumentar e melhorar o nosso espaço para atender nossos parceiros e clientes“, avalia Sérgio Ricardo.

A empresa

A MECPREC foi fundada em março de 1986, com matriz no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, e em dezembro de 1998 iniciou também a produção de substrato em Telêmaco Borba. Hoje, atua com os materiais plásticos na América Latina e em alguns países da América Central além de Estados Unidos, África do Sul, Madagascar, Austrália, Espanha, Canadá e França. Quanto aos substratos, são comercializados, além do Brasil, no Paraguai e Peru.

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti MECPREC - Do Brasil para o mundo