20.6 C
Uberlândia
sábado, abril 20, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosHortifrútiMECPREC - Do Brasil para o mundo

MECPREC – Do Brasil para o mundo

Fotos Ana Maria Diniz
Fotos Ana Maria Diniz

A MECPREC é uma empresa do grupo Klabin, que fabrica tubetes e bandejas plásticas para a montagem de viveiros e substratos à base de casca de pinus. A fábrica de tubetes e bandejas fica na região metropolitana de Curitiba, em São José dos Pinhais, a de substrato, a MECPLANT, está situada na região central do Estado do Paraná, em Telêmaco Borba. A empresa possui parceria com a BCCAB, uma empresa sueca referência em automatização de instalação de viveiro que também atua no segmento de termo formagem, por meio da empresa SERRAPLAST.

Diferenciais

“Nosso diferencial diante da concorrência é a tecnologia embarcada. Os produtos são feitos com pacote tecnológico específico por segmento, com serviço de alfaiate, que consegue desenvolver e adaptar os produtos de acordo com a necessidade do produtor“, afirma relata Sérgio Ricardo Ferreira, gerente comercial da empresa.

Na linha de plásticos, a MECPREC trabalha com bandejas, tubetes, aspersores, caixas para transportes e porta-iscas para formigas. Os materiais plásticos recebem tratamento anti-UV, e são compostos por matérias-primas recicladas e virgens. “Fazemos uma mescla de acordo com a resistência necessária de cada produto. Temos também reforço demetal para não entortar ou empenar“, informa o gerente da empresa.

O substrato MECPLANT é de casca de pinus pura, retirada de floresta certificada pelo FSC, de manejo sustentável. Como o substrato é de fonte única e a empresa é do grupo Klabin, ele é homogêneo, pois há exclusividade na coleta dessa casca, com origem genética controlada. “Comisso, o substrato fornecido hoje será o mesmo a ser entregue daqui há um ou dois anos“, confirma Sérgio Ricardo.

Os procedimentos de produção da fábrica são todos baseados na filosofia ISO e 5S.

Equipe da Mecplant durante a Hortitec - Fotos Ana Maria Diniz
Equipe da Mecplant durante a Hortitec – Fotos Ana Maria Diniz

Linha convencional

A MECPLANTproduz o substrato convencional, onde são utilizados fertilizantes químicos e minerais, e a linha de orgânicos, que recebecama de aves ” produto esse certificado pelo Ecocert.No segmento orgânico atende o tabaco, hortaliças e café.

A atuação do grupo se estende ao cacau, cana, citros, erva-mate, eucalipto, flores, gramados, hortaliças, morango, nativas, pinus, tomate, maracujá e estévia, tendo sido solicitada para culturas de melão e mamão.

“Devido às novas exigências do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA),o plantio de café seráfeito com tubetesem viveiros suspensos do chão, e não mais em saquinhos. Com isso, devemosavançar mais nesse segmento“, diz Sérgio Ricardo.

Estreia na Hortitec

2017 foi o retorno da MECPREC na Hortitec como expositora, que havia participado das primeiras edições. Para Sérgio Ricardo, o balanço do evento foi positivo. “Todos os nossos produtos tiveram procura, fizemos demonstrações e muitos contatos para negócios futuros. Tivemos negócios a nível de pesquisa, comercialização e alguns interessados em comprar no estande, o que alavancará visitas técnicas e o desenvolvimento de novos produtos.O evento atendeu muito a nossa expectativa e no ano que vem queremos, inclusive, aumentar e melhorar o nosso espaço para atender nossos parceiros e clientes“, avalia Sérgio Ricardo.

A empresa

A MECPREC foi fundada em março de 1986, com matriz no Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, e em dezembro de 1998 iniciou também a produção de substrato em Telêmaco Borba. Hoje, atua com os materiais plásticos na América Latina e em alguns países da América Central além de Estados Unidos, África do Sul, Madagascar, Austrália, Espanha, Canadá e França. Quanto aos substratos, são comercializados, além do Brasil, no Paraguai e Peru.

Essa matéria você encontra na edição de Agosto 2017  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

ARTIGOS RELACIONADOS

Importância de cada nutriente no processo produtivo das mangas

O nitrogênio (N) é um dos nutrientes mais importantes para a mangueira e exerce um importante papel na produção e na qualidade dos frutos....

Fertilizantes especiais: Tecnologia para altas produtividades

Autores Miguel Henrique Rosa Franco Doutor em Agronomia – Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Reginaldo de Camargo Professor de Gestão Ambiental na Agricultura -...

Pinta-preta arrasa lavouras de tomate e batata

Cristiane Bezerra da Silva Bióloga, doutora em Ciências Farmacêuticas cris.mpj@gmail.com A pinta-preta é uma das principais e mais frequentes doenças fúngicas que atinge a cultura da batata,...

Mel de aroeira – Novidade atrai investidores

A apicultura cresceu muito nos últimos 15 anos na região norte de Minas Gerais. Isso ocorreu em função, principalmente, do déficit hídrico acumulado durante esse tempo, que dificultou o desenvolvimento da pecuária e da agricultura. A apicultura, por ser uma atividade sustentável, não requer um uso excessivo de água, dependendo mais do manejo, das próprias abelhas e da florada para garantir uma boa produtividade e salvar os produtores rurais da região em tempos de seca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!