18.1 C
São Paulo
sábado, agosto 13, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Melão - Sabor conquista consumidores

Melão – Sabor conquista consumidores

 

A região Nordeste, onde as temperaturas atingem níveis escaldantes, é propícia para a produção de melão – de grande valor de mercado no País e no exterior

Crédito Itaueira
Crédito Itaueira

Embora conhecido e comercializado como fruta, o melão é, na verdade, uma hortaliça. Em plantios com manejo adequado, ele tem potencial para ultrapassar 30 t/ha e alcançar doçura sem igual, que faz o diferencial na escolha do consumidor.

A condição ideal para o cultivo de melão parte de clima quente e seco. Na outra ponta da cadeia, os consumidores são atraídos por melões bonitos e saborosos. Para alcançar essas características, entretanto, o manejo deve ser baseado nas necessidades da cultura, mantendo as condições ótimas de nutrição e sanidade durante todo o ciclo produtivo.

Segundo José Roberto Prado, diretor comercial da Itaueira, uma das maiores empresas rurais produtoras de melão diferenciado do país, o potencial de produção é dado por aspectos genéticos e climáticos, tendo como média de produção 30 ton/ha. “Usamos, em nossa produção, a irrigação por gotejamento com fertirrigação, que consideramos ideal. Além disso, investimos na adubação equilibrada com frequentes análises de solo e folhas, não tendo uma receita única“, discorre o empresário, justificando os ganhos de produtividade garantidos em suas lavouras de melão.

A Itaueira desenvolve seu próprio sistema de tratos culturais, incluindo o que há de mais moderno em termos de técnicas de preparo de solo, plantio, fertirrigação, colheita e pós-colheita e adotando, sempre que possível, o uso da mecanização agrícola.

Para José Roberto, executando as atividades com dedicação e compromisso para com o consumidor e procurando se aperfeiçoar sempre rumo às melhorias da atividade são o segredo do seu sucesso. “Buscamos a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente“, afirma.

 Crédito Itaueira

Porteira adentro

A Itaueira produz o famoso melão REI, o legítimo melão da redinha,conhecido tanto no Brasil quanto no exterior por sua qualidade. José Roberto esclarece que o melão REI não é o mais doce, mas é o mais saboroso. “Comparando o doce com o saboroso, o doce merece elogios e o saboroso deixa o prato vazio.Fruta saborosa tem GQM – Gosto de Quero Mais“, compara.

A especialidade da Itaueira são as frutas frescas, saborosas e de qualidade superior: melões das variedades Amarelo (YellowHoneyDew), Verde (Piel de Sapo) e Gália, melancias baby sem sementes e uvas.Produz, também, suco de caju e de melão a granel.

Qualidade garantida

A equipe de profissionais da Itaueira é altamente qualificada, o que garante o rigor no controle de qualidade, saúde e segurança de toda a produção, desde a fase de semente, passando pelo plantio, até o fruto chegar ao ponto de venda.

A matriz da Itaueira fica em Fortaleza (CE) e as fazendas localizam-se estrategicamente nos estados do Piauí, Ceará e Bahia, a 1.000 quilômetros de distância uma da outra.

Em São Paulofica o escritório comercial, que gerencia as vendas para todo o Brasil, sendo as exportações gerenciadas a partir da matriz, em Fortaleza. Os mercados atendidos, além do Brasil, são Estados Unidos, Canadá, Holanda, Espanha e Itália.

Essa matéria você encontra na edição de outubro  da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Hortifrúti Melão - Sabor conquista consumidores