19 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMelhoramento genético de cenouras traz mais produtividade e atende às exigências do...

Melhoramento genético de cenouras traz mais produtividade e atende às exigências do consumidor

Fotos Agristar

 

No Brasil o cultivo da cenoura está dividido em verão e inverno, sendo o cultivo no verão de maior complexidade, uma vez que existem inúmeros fatores ambientais que influenciam no desenvolvimento da cultura como: temperatura, fotoperíodo, chuvas, problemas fitossanitários, entre outros que interferem na produção. Por isso a escolha e utilização de variedades adaptadas a estas condições são de extrema importância para os produtores obterem êxito no cultivo em estações mais quentes e úmidas.

Diante disto, a Agristar tem investido nos últimos anos em seu programa de melhoramento genético para culturas tropicais, entre elas a cenoura de verão, onde tem buscado o desenvolvimento de materiais adaptados às diferentes regiões do Brasil, com o objetivo de introduzir no mercado produtos que atendam às exigências tanto dos produtores quanto dos consumidores.

 

Resultado

A cultivar apresenta elevada produtividade, ciclo precoce e resistente

Fruto desse trabalho, as cenouras híbridas de verão AGR 123 e AGR 125 foram lançadas recentemente no mercado, e são resultado da pesquisa com genética 100% nacional. São materiais que apresentam elevada produtividade, de ciclo precoce, entre 90 e 100 dias após semeio e são resistentes às principais doenças foliares.

“Ambas possuem raízes de formato cilíndrico com fechamento de pontas arredondado, pele muito lisa e coloração alaranjada intensa, tanto interna quanto externamente. São materiais de excelente padronização das raízes, o que contribuirá para melhor rentabilidade ao produtor. Outra característica importante que estes materiais apresentam é a possibilidade De o produtor realizar colheita mecanizada, ambos se adéquam à prática“, explica o especialista em Bulbos e Raízes, Samuel Sant’Anna.

O conhecimento das condições climáticas da região que se pretende realizar o cultivo é determinante na escolha dos híbridos, pois o Brasil tem verões quentes e chuvosos, e a alta umidade relativa associada às temperaturas elevadas neste período, favorecem o surgimento dos patógenos causadores da principal doença que afeta a cultura, chamada de complexo das folhas, causada por Alternaria dauci, Cercosporacarotae e Xanthomonashortorumpv.carotae.

“Por isso, a importância da escolha de materiais que apresentem resistência a este complexo de doenças é fundamental, assim como outro fator importante a ser considerado é a época do semeio. Esta deve ser levada em consideração, uma vez que existe uma interação entre temperatura e fotoperíodo, que pode ocasionar o florescimento precoce em alguns casos, tornando as raízes sem valor comercial, condição indesejável aos produtores desta hortaliça, por isso o produtor deve estar atento na escolha dos materiais“, detalha Sant’Anna.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro da Revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira o seu exemplar.

ARTIGOS RELACIONADOS

É hora do plantio de café

  Gustavo Hiroshi Sera tsera@iapar.br Tumoru Sera DSc. Melhoramento genético de café e pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) O plantio de café e o uso de mudas...

Reta final da colheita do algodão

Produtores devem finalizar a safra até o final de setembro, quando terá início o vazio sanitário. O período foi prolongado por mais dez dias por causa...

Safra 2016/17 da soja tem aumento na produção em Bom Jesus (PI)

Números cresceram bastante em relação à safra anterior; clima foi fator determinante para o resultado positivo   São Paulo, outubro de 2017 " Os produtores de...

Produção de framboesa pelo mundo afora

José Luis da Silva Nunes Engenheiro agrônomo, doutor em Fitotecnia, grupo técnico do BADESUL, Agência de fomento do Estado do Rio Grande do Sul silva.nunes@ufrgs.br A cultura...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!