24.6 C
Uberlândia
domingo, maio 26, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMenos soja ainda na safra brasileira 2021/22

Menos soja ainda na safra brasileira 2021/22

Soja – Crédito: shurtterstock

A safra brasileira de soja na temporada 2021/22 foi reduzida para 130,0 milhões de toneladas, de acordo com o quarto levantamento da DATAGRO. Esse novo corte representa menos 12 milhões de toneladas em relação às 142,05 milhões de toneladas projetadas em dezembro de 2021 e ainda mais distante das 144,06 milhões de toneladas estimadas inicialmente.

A redução da safra brasileira 2021/22 de soja recua mesmo com aumento de 3,7% da área plantada, para 40,51 milhões de hectares, sobre os 39,08 milhões de hectares da temporada 2020/21. De acordo com a Consultoria liderada por Flávio Roberto de França Junior, esse número confirma sua projeção inicial divulgada em julho, com o produtor brasileiro da oleaginosa ratificando o décimo quinto ano consecutivo de aumento da área plantada.

No entanto, diz o comunicado da DATAGRO, as “adversidades climáticas impedem que uma parte considerável dos sojicultores colham o potencial produtivo indicado inicialmente, em virtude, sobretudo, da escassez de chuvas provocada pelo fenômeno La Niña”.

“O início da safra foi até promissor, com a chegada mais cedo das chuvas e com umidade favorável a um plantio acelerado e antecipado. Mas, diferentemente do ano passado, quando houve a contrapartida de boas chuvas em decorrência do resfriamento das águas do Atlântico Sul, as precipitações foram diminuindo de intensidade e cobertura a partir de novembro nos três estados do Sul, além de oeste de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul”, diz Flávio Roberto de França Junior, coordenador de Grãos da DATAGRO.

ARTIGOS RELACIONADOS

Selênio na soja: atuação na mitigação de estresses

Na soja, os estudos envolvendo o selênio ainda são incipientes. Ao aplicarmos o selênio na planta, ele melhora o metabolismo, podendo aumentar a concentração de clorofilas, combater radicais livres, ativar enzimas, entre outras.

TMG realiza cerca de 80 mil fenotipagens de algodão, soja e milho por ano

Análise especializada de sintomas, características, expressões e comportamentos das plantas é fundamental para o desenvolvimento de cultivares resistentes a diferentes doenças e condições climáticas.

Soja com alta produtividade: mais rentável, mais sustentável

É sempre importante ter em mente que não basta produzir, é preciso ser sustentável.

DATAGRO corta estimativa da safra brasileira de soja 2021/22 para 124,73 mi de t

Consultoria prevê 118,73 mi de t para as duas safras de milho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!