18.9 C
Uberlândia
quarta-feira, abril 24, 2024
- Publicidade -
InícioMercadoMercado de feijão na cidade de Lavras, MG

Mercado de feijão na cidade de Lavras, MG

José Clélio de Andrade
Aurinelza Batista Teixeira Condé
Fábio Aurélio Dias Martins
João Roberto de Mello Rodrigues
João Chrisóstomo Pedroso Neto

Feijão – Créditos: shurtterstock

O Brasil é o maior produtor mundial de feijão (Phaseolus vulgaris L.), seguido da Índia e da China. Levantamento realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em janeiro 2022, computando as três últimas safras 2021/2022 (1ª, 2ª e 3ª safras) a estimativa de produção foi de 3,06 milhões de toneladas (ACOMPANHAMENTO DA SAFRA BRASILEIRA, 2022).
Os estados do Paraná, Minas Gerais e Bahia são os principais produtores, correspondendo a 50% da produção nacional.
O feijão é um dos principais alimentos da população brasileira. Até a década de 1970, o consumo per capita de feijão no Brasil era de 24,90 kg/hab./ano. Com a urbanização da população brasileira a partir dessa década, ocorreu uma migração do consumo de feijão para proteína de origem animal, como o frango, por exemplo, caindo para 14,30 kg/hab./ano (CANAL RURAL, 2020).
Nesse período, a área para produção das três safras de feijão encolheu 42%, com uma queda de 5,046 milhões de hectares para 2,929 milhões de hectares, ao contrário da produção que cresceu 41% de 2,234 milhões de toneladas para 3,157 milhões de toneladas. Isso ocorreu por causa do aumento da produtividade que cresceu 143%, passando de 443 kg/ha para 1.078 kg/ha (CANAL RURAL, 2020).
O objetivo com esta Circular Técnica foi conhecer a quantidade de feijão comercializada e consumida na cidade de Lavras, MG, para saber o tamanho do mercado desta cultura e de suas subsidiárias pesquisas.


METODOLOGIA
Este estudo foi realizado nos meses de outubro a novembro de 2021. Foram feitas visitas nos estabelecimentos que negociam feijão no atacado e varejo, mediante entrevistas.
A amostragem do número de estabelecimentos visitados foi de acordo com os critérios de Cochran (COCHRAN, 1965), em que localidades com mais de 50 lojas a amostra é de 10%, de 10 a 40 lojas de 20% e com menos de 10 lojas de 100%. A amostragem foi de 100% para redes de supermercados, sacolões e feiras livre, na cidade de Lavras, MG.


2
EPAMIG. Circular Técnica, n.366, fev. 2022
Disponível em: http://www.epamig.br, em Publicações/Publicações disponíveis.
Departamento de Informação Tecnológica
Andrade, J.C. de et al.


RESULTADOS E DISCUSSÃO
A quantidade de feijão comercializada pelos estabelecimentos comerciais, isto é, supermercados, sacolões e feiras livre, nos meses de outubro a novembro de 2021, foi de 124.180 kg/mês, que multiplicada por 12 meses, pode-se dizer que o total anual é de 1.490.160 g/ano, com uma média de R$6,00/kg, o movimento financeiro com este grão na cidade girou em torno de R$8.940.960,00. Dessa forma, conclui-se que o consumo percapita na cidade de Lavras, MG, é de 14,36 kg/hab./ ano, dando uma diferença positiva de 0,06 kg/hab./ ano em relação à média do consumo nacional que é de 14,30 kg/hab./ano.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
O consumo per capita de feijão na cidade de Lavras, MG é de 14,36 kg/hab./ano, um pouco superior à média do consumo nacional que é de 14,30 kg/ hab./ano. O volume comercializado mensalmente é em torno de 124.180 kg/mês, dando um total anual de 1.490.160 kg/ano, que, multiplicado por um valor médio de R$6,00/kg, gerou um movimento financeiro de R$8.940.960,00.


REFERÊNCIAS
ACOMPANHAMENTO DA SAFRA BRASILEIRA:
grãos ˗ safra 2021/22, quinto levantamento, fevereiro

Brasília, DF: CONAB, v.9, p.42, 2022. Disponível em: em: https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/graos/boletim-da-
safra-de-graos. Acesso em: 16 fev de 2022.
CANAL RURAL. Preço do feijão sobe em agosto após dois meses em queda, diz Cogo. São Paulo: Canal Rural, 2020. Notícias, 21 ago. 2020. Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/ agricultura/feijao/preco-feijao-agosto-cogo/. Acesso em: 21 dez. 2021. COCHRAN, W.G. The planning of observational studies of human populations. Journal of the Royal Statistical Society. Serie A (General), v.128, n.2, p.234- 266, 1965.

ARTIGOS RELACIONADOS

Preço Nacional do Feijão beneficia toda a cadeia

Objetivo é criar estabilidade que ampare desde o produtor até o consumidor final Organizar cada vez melhor a cadeia produtiva e criar uma estabilidade positiva de...

Mercado de defensivos cresce 50%

Levantamento FarmTrak, da Kynetec, mostra aumento significativo na adesão do produtor aos herbicidas, que corresponderam a 35% das vendas na safra

Boas práticas agrícolas

Com o avanço das áreas de cultivo, aumentou também a preocupação com a incidência ...

8º Congresso Brasileiro de Fertilizantes

A ANDA – Associação Nacional para Difusão de Adubos promoverá um dos principais eventos ...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!