31.6 C
Uberlândia
domingo, setembro 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMéxico libera importação

México libera importação

Embarque Porto – Crédito Alexandre Velho Divulgação

Anúncio foi comemorado pelo setor arrozeiro gaúcho e Federarroz reforça investimento do produtor na exportação do grão

O anúncio da abertura da isenção de taxa de importação para o arroz em casca brasileiro por parte do México foi comemorado pelo setor. A oficialização ocorreu nesta semana e foi comunicada pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Segundo a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), a notícia é muito importante para o mercado brasileiro.

Conforme o presidente da Federarroz, Alexandre Velho, essa isenção para uma cota de 75 mil toneladas vale para que o arroz chegue ao México até o final de 2021, o que garante ao Brasil uma quantidade considerável de exportação para o país. “A exportação é um investimento que o produtor tem que fazer para diminuir a oferta no mercado interno e, consequentemente, valorizar o produto”, reforça.

Ainda no ano passado, as autoridades mexicanas comunicaram ao governo federal brasileiro que havia sido aprovada uma cota tarifária plurianual para a importação de arroz em casca com uma cota de 30 mil toneladas com tarifa zero em 2020. O setor arrozeiro com o apoio do governo federal nas últimas gestões negocia desde 2015 a abertura do mercado mexicano de arroz e em 2019 foi confirmado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, o acordo com o país da América do Norte.

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

ARTIGOS RELACIONADOS

Custos a serem considerados na formação do preço do produto de exportação

Existem impostos, taxas e despesas que precisam ser observados pelo empreendedor que deseja exportar

Fertilizante nitrogenado diminui dependência da importação

Doutor em nutrição de plantas da Wirstchat aponta como é possível por meio de tecnologia e inovação utilizar menos insumo, consequentemente gastar menos e ainda obter bons resultados no campo.

Investimento alternativo reinventa a forma de se enxergar o mercado agro

Na contramão da crise econômica que o Brasil vive, causada pela pandemia do Covid-19, a agropecuária apresentou uma expansão, gerando emprego, renda e estímulo econômico para nosso país.

PEIEX de Petrolina capacita empresas e instala Centro de Excelência em exportação de frutas

Vocação regional para fruticultura no Vale do São Fancisco foi contemplada durante o 3º ciclo do PEIEX Petrolina, com 75 empresas qualificadas no último ciclo. O Centro de Excelência em Exportação será um legado do PEIEX AGRO e seguirá apoiando a internacionalização de empresas da região

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!