28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, junho 19, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMicroaspersão - Soluções para a crise hídrica

Microaspersão – Soluções para a crise hídrica

Crédito Nortène
Crédito Nortène

As mangueiras Santeno são planas, feitas com polietileno linear perfuradas a raio laser (maior precisão) para garantir a uniformidade dos emissores e a eficiência na irrigação. Entre as vantagens, Matheus Nitta, consultor técnico e engenheiro agrônomo da Nortene destaca a maior eficiência de irrigação – em torno de 90% – e a uniformidade na irrigação.

A distribuição da água é feita com jatos bem finos que não causam erosão, contribuindo para melhorar a germinação e manter a integridade dos canteiros.

Matheus Nitta afirma que o custo de implantação e manutenção dessas mangueiras é baixo comparado aos demais sistemas de irrigação. “A mangueira Santeno é prática e simples para a instalação, sem a necessidade de realizar furos ou adição de peças de irrigação“, esclarece.

Todas as hortaliças folhosas podem utilizar essa mangueira, desde alface, repolho, cebolinha, cenoura, beterraba, fruticultura, até café, fumo e seringueira.

No que diz respeito ao consumo de energia, por funcionarem com pressão de trabalho muito baixa (pressão de serviço de 0,2 a 0,8 kgf/cm²), a mangueira Santeno leva muita vantagem quando comparada a outros métodos de irrigação, pois não necessita de bombas de alta potência e reduz gastos com energia elétrica para o funcionamento do sistema de irrigação.

“Com a crise hídrica a microaspersão seria uma alternativa ideal para a redução de desperdícios de irrigação e aumento de eficiência na irrigação“, conclui Matheus Nitta.

Essa matéria completa você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Algas marinhas induzem maior vigor na cebola

Tiago Henrique Costa Silva Engenheiroagrônomoe mestrando em Proteção de Plantas " IFG Urutaí (GO) tiago@agronomo.eng.br As algas marinhas agem diretamente na planta, induzindo maior vigor, produtividade e...

Agro Wiser traz mais tecnologia na cafeicultura

  Por mais um ano a Agro Wiser participa do Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, a maior vitrine da cafeicultura brasileira. “Esteve presente aqui a...

Viveiro Ponte Alta – Bandejas e máquinas para viveiristas

  A Ponte Alta - Mecanização Para Viveiros esteve presente pelo segundo ano na Hortitec, neste ano em parceria com a Tropical Estufas. Seu foco,...

Organominerais economizam até 50% em nutrientes

  Welington Adolfo de Brito Engenheiro agrônomo e professor do UNICERP wabto@hotmail.com Os fertilizantes são divididos em classes para melhor entendimento de acordo com o Ministério da...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!