21.4 C
Uberlândia
quinta-feira, dezembro 5, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMicroaspersão - Soluções para a crise hídrica

Microaspersão – Soluções para a crise hídrica

Crédito Nortène
Crédito Nortène

As mangueiras Santeno são planas, feitas com polietileno linear perfuradas a raio laser (maior precisão) para garantir a uniformidade dos emissores e a eficiência na irrigação. Entre as vantagens, Matheus Nitta, consultor técnico e engenheiro agrônomo da Nortene destaca a maior eficiência de irrigação – em torno de 90% – e a uniformidade na irrigação.

A distribuição da água é feita com jatos bem finos que não causam erosão, contribuindo para melhorar a germinação e manter a integridade dos canteiros.

Matheus Nitta afirma que o custo de implantação e manutenção dessas mangueiras é baixo comparado aos demais sistemas de irrigação. “A mangueira Santeno é prática e simples para a instalação, sem a necessidade de realizar furos ou adição de peças de irrigação“, esclarece.

Todas as hortaliças folhosas podem utilizar essa mangueira, desde alface, repolho, cebolinha, cenoura, beterraba, fruticultura, até café, fumo e seringueira.

No que diz respeito ao consumo de energia, por funcionarem com pressão de trabalho muito baixa (pressão de serviço de 0,2 a 0,8 kgf/cm²), a mangueira Santeno leva muita vantagem quando comparada a outros métodos de irrigação, pois não necessita de bombas de alta potência e reduz gastos com energia elétrica para o funcionamento do sistema de irrigação.

“Com a crise hídrica a microaspersão seria uma alternativa ideal para a redução de desperdícios de irrigação e aumento de eficiência na irrigação“, conclui Matheus Nitta.

Essa matéria completa você encontra na edição de maio da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura integral!

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Americana Albaugh tem novo gerente de marketing Brasil

O executivo Daniel Friedlander acaba de assumir o cargo de gerente de marketing na Albaugh Brasil. Friedlander Bacharel em Publicidade e Comunicação Social com...

Femagri 2018 traz novidades para melhorar o futuro da produção de café

Feira será realizada entre os dias 21 e 23 de fevereiro, com mais expositores e novas áreas Maior e com boas expectativas de negócios, a...

Época seca aumenta a incidência de oídio em estufas

  Ivonete Fátima Tazzo Doutora e pesquisadora da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Sul (FEPAGRO) ivonete-tazzo@fepagro.rs.gov.br Elis Borcioni Doutora e professora da Universidade Federal de...

Batata-doce – Por onde começar?

Carla Verônica Corrêa Doutoranda em Agronomia pela UNESP cvcorrea1509@gmail.com Luís Paulo Benetti Mantoan Doutorando em Ciências Biológicas (Botânica) pela UNESP   De ciclo curto e baixo investimento, a batata-doce (Ipomoea...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!