28.6 C
Uberlândia
quarta-feira, setembro 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMilho verão é opção rentável para produtor rural nos próximos meses

Milho verão é opção rentável para produtor rural nos próximos meses

O milho verão é uma opção rentável de cultivo para os produtores brasileiros em diversas regiões, sendo cultivado em aproximadamente 5 milhões de hectares. A alta produtividade é referência na cultura e para garantir a rentabilidade, o agricultor precisa enfrentar desafios, como os climáticos e, também, a incidência de pragas na lavoura, com lagartas, percevejos e cigarrinha.

Crédito: Banco de imagens CNA-Senar

Para o plantio do milho verão, que inicia ainda este mês na região Sul e segue até novembro na Bahia, o agricultor precisa implantar boas práticas de manejo, como a adubação, semeadura de híbridos de maior potencial e adoção de tecnologias inovadoras para proteção do potencial produtivo e controle de pragas e doenças. 

O produtor precisa estar atento principalmente à infestação do percevejo barriga-verde (Dichelops melacanthus), pois estima-se que um percevejo por metro quadrado cause uma redução de, aproximadamente, 5,38% na produção de grãos de milho por hectare. O inseto, que se alimenta das plântulas, promove danos físicos, pela introdução e movimentação do estilete, e fisiológicos ao inserir toxinas que geram distúrbios de crescimento na planta. Dependendo da intensidade, a cultura pode apresentar espigas reduzidas e com menor carga ou, ainda, ter o desenvolvimento completamente afetado. 

Outra importante praga que o produtor deve controlar no milho verão é a cigarrinha (Dalbulus maidis). Vetora de doenças como o enfezamento pálido, enfezamento vermelho e a risca do milho ou raiado fino, ela pode ter altas populações em apenas um ciclo da cultura, que dura em torno de 180 dias. “A ponte verde entre o milho verá e o safrinha permite que o ciclo de vida da cigarrinha seja completo, favorecendo o aumento de sua população e, consequentemente, mais incidência de enfezamentos”, diz Fábio Lemos, gerente de culturas e portfólio da FMC. 

De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a cigarrinha se alimenta da seiva de uma planta de milho doente e adquire os molicutes, que se multiplicam nos tecidos, infectando as glândulas salivares, durante um período de 3 a 4 semanas, podendo esse tempo, denominado período latente, ser reduzido em condições de temperaturas elevadas. Essas cigarrinhas portadoras de molicutes tornam-se transmissoras e, quando se alimentam de plântulas de milho sadias, transmitem esses patógenos para o floema dessas plantas. 

Dentre as soluções para o manejo dessas pragas, a FMC, empresa de ciências para agricultura, possui o inseticida Premio® Star, que oferece proteção simultânea para as principais pragas do milho, como a cigarrinha, o percevejo barriga-verde e, ainda, a lagarta-do-cartucho (Spodoptera frugiperda) e o pulgão-do-milho (Rhopalosiphum maidis). O produto possui duplo modo de ação, amplo espectro, efeito de choque e residual, menor lavagem pela chuva e otimização operacional, além de uma combinação e proporção exata dos ingredientes, o que confere uma formulação diferenciada com altíssima performance para insetos mastigadores e sugadores. 

O controle das cigarrinhas deve ser realizado na fase inicial de desenvolvimento da cultura. Para isso, o inseticida Talisman®, da FMC, oferece amplo espectro, modo de ação diferenciado e efetivo com dois ativos, maior proteção e, ainda, impulsiona a performance ao combater percevejos em diferentes estágios com controle imediato, ação redobrada e alta eficácia.

ARTIGOS RELACIONADOS

Nutrição: Eficiência e produtividade do milho

O milho (Zea mays L.) é a cultura mais produzida no mundo, com produção mundial de 1,1 bilhão de toneladas. De acordo com o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a produção brasileira de milho na safra 2020/21 terá projeção de 106 milhões de toneladas, em uma área de 18,7 milhões de hectares.

Pioneer® avança na liderança de milho verão e safrinha no Brasil

A Pioneer®, marca da Corteva Agriscience, segue líder pelo 14º ano consecutivo no mercado de sementes de milho no Brasil, de acordo com pesquisas realizadas pelas empresas Kleffmann (milho verão) e Spark (milho safrinha), especializadas em estudos para o agronegócio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!

66130 64797