26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMinas Gerais quer resgatar a produção de mandioquinha-salsa

Minas Gerais quer resgatar a produção de mandioquinha-salsa

Mandioquinha-salsa 09 - Crédito Embrapa Hortaliças
Emater-MG, em parceria com a Embrapa, busca profissionalizar o cultivo no Estado com criação de bancos de muda – Crédito Embrapa Hortaliças

A criação de bancos de muda de mandioquinha-salsa foi a solução encontrada pela Emater-MG para melhorar a qualidade da produção da hortaliça em Minas Gerais. A consolidação comercial da mandioquinha-salsa no Estado ocorreu por volta de 1970. Mas nas décadas seguintes, o surgimento de tecnologias e o maior apelo comercial de outros produtos, como a batata e o morango, fizeram com que os agricultores optassem por novas culturas.

Mandioquinha-salsa 08 - Campo de mudas pré-brotadas - Ibiá MG - Crédito Embrapa Hortaliças
Lavoura de mandioquinha-salsa – Campo de mudas pré-brotadas em Ibiá – MG – Crédito Embrapa Hortaliças

Além da troca de cultivo da mandioquinha por outros produtos mais rentáveis, muitos agricultores deixaram de investir na produção de mudas sadias para o plantio da hortaliça. A prática mais comum passou a ser o uso de “filhotes“ das mesmas plantas que foram colhidas. “Com isso o vigor e a sanidade das mudas ficam comprometidos, inclusive com o aumento da carga viral do material utilizado para plantio“, explica Georgeton Silveira, coordenador estadual de olericultura da Emater-MG.

Beneficiamento de mandioquinha-salsa - Crédito Dirceu Painha
Beneficiamento de mandioquinha-salsa – Crédito Dirceu Painha
Mandioquinha-salsa lavada - Crédito Dirceu Painha
Mandioquinha-salsa lavada – Crédito Dirceu Painha
beneficiamento de Mandioquinha-salsa - Crédito Dirceu Painha
beneficiamento de Mandioquinha-salsa – Crédito Dirceu Painha

Desde 2010, a Emater-MG, a Embrapa Hortaliças, agricultores e prefeituras desenvolvem um trabalho para melhorar a qualidade das mudas de mandioquinha-salsa com a criação de bancos de multiplicação de mudas em 17 municípios localizados no Sul de Minas e no Campo das Vertentes, principais regiões produtoras no Estado. Técnicos e produtores foram capacitados e o material para multiplicação das mudas foi fornecido pela Embrapa. Cada banco, que recebeu de mil a 2 mil mudas, gerou de 25 mil a 50 mil novas mudas em condições ideais de plantio. Segundo o coordenador da Emater-MG, os bancos já forneceram mudas de melhor qualidade para cerca de 150 agricultores.

Produção em Minas

Mandioquinha-salsa em lavador de Senador Amaral - MG - Crédito Nuno Madeira
Mandioquinha-salsa em lavador de Senador Amaral – MG – Crédito Nuno Madeira

O Estado é o maior produtor nacional de mandioquinha-salsa. Na safra 2013/2014, a produção foi de 55 mil toneladas em uma área de 3,5 mil hectares. Para a safra 2014/2015, a área plantada é de 3,8 mil hectares e a produção estimada é de 60,2 mil toneladas.

No Sul de Minas Gerais, a maior parte da comercialização ocorre por meio de compradores locais e regionais, que possuem estruturas para a limpeza e classificação das raízes. Já em outras regiões do Estado, a maior parte da comercialização é feita na Ceasa de Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte. O pico da safra ocorre entre maio e agosto.

Baroa lavada em Mal Floriano - ES - Crédito Embrapa Hortaliças
Baroa lavada em Mal Floriano – ES – Crédito Embrapa Hortaliças

Os cinco principais produtores do Estado estão na região Sul. São eles: Ipuiuna (8,4 mil toneladas), Espírito Santo do Dourado (6,6 mil toneladas), Campestre (4,8 mil toneladas), Caldas (4,2 mil toneladas), Toledo (4 mil toneladas).

 

ARTIGOS RELACIONADOS

FEACOOP 2015: a feira da alta tecnologia

  A Feira, que acontece em Bebedouro de 3 a 6 de agosto, será uma vitrine de tecnologias com equipamentos deprecisão que podem melhorar a...

Efeitos dos desbastes florestais no diâmetro e altura das árvores

  Gilciano Saraiva Nogueira Professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) nogueirags@gmail.com Helio Garcia Leite Professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) hgleite@gmail.com   Os desbastes florestais...

Fosfitos – Indutores de resistência da cana às doenças

Autores Renato Passos Brandão Gerente do Departamento Agronômico do Grupo Vittia renatobrandao@vittia.com.br Rafael Bianco Roxo Rodrigues Gerente Técnico de São Paulo e Sul de...

Morango o ano todo

Esteja com seu planejamento em dia, preocupe-se também com onde e como irá vender sua safra, e não deixe para última hora, pois quando a safra chega, ela não espera.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!