Mini melancia sob cultivo protegido

0
107
Crédito SXC

Paula Almeida Nascimento

Engenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Lavras (UFLA)

paula.alna@yahoo.com.br

A produção da mini melancia sem semente, principal tipo exportado, se concentra na região do Rio Grande do Norte/Ceará. Nesta área, praticamente todo o volume produzido é destinado à exportação, majoritariamente para a União Europeia. O período de envio é, principalmente, de agosto a março, na entressafra da Espanha – principal produtor de melancias na Europa.

Segmento

Existe o mercado da mini melancia, que vem ganhando expressão pela maior demanda do consumidor, devido ao peso da fruta ser bem menor, variando de 1,5 a 4,0 kg, e muitas famílias têm procurado nos mercados hortaliças menores. Para obtenção do sucesso das culturas, é necessário implantar a lavoura em clima adequado e seguir o manejo correto, no entanto, o cultivo da mini melancia é recente.

A mini melancia apresenta grande potencial produtivo em casa de vegetação, tanto no verão quanto no inverno, dependendo do manejo dos fatores ambientais. Nesse ambiente, como forma de aumentar a eficiência do uso da área, as plantas são conduzidas no sistema vertical, o que pode gerar uma produtividade três vezes superior à obtida em cultivos rasteiros.

Contudo, para que isso seja atingido, devem ser realizados manejos culturais específicos, como poda e condução das plantas, e utilizar uma densidade de plantas que proporcione o melhor retorno econômico ao produtor.

Além disso, a condução das plantas no sentido vertical facilita a aplicação de defensivos, a ventilação entre as plantas, a distribuição da radiação solar sobre o dossel e possibilita o aumento da densidade de plantas, gerando maior número de frutos por área. O adensamento das plantas pode elevar a produtividade. Entretanto, também pode reduzir o tamanho dos frutos.

O sistema de condução na vertical promove melhor aplicação de defensivos, maior ventilação das plantas, melhorando a distribuição da radiação solar sobre o dossel da planta, assim resultando em melhor aparência dos frutos pela uniformidade da coloração. O cultivo de melancia desempenha importante papel na alimentação humana, especialmente nas regiões tropicais, onde o consumo é elevado.

O cultivo da melancia no Brasil atualmente apresenta uma grande importância econômica e social, sendo cultivada por pequenos produtores em vários ambientes, com baixo custo de produção e um bom retorno financeiro. O cultivo pode ser irrigado ou de sequeiro.

Há cultivares que manifestam colorações de polpa amarela, laranja, branca ou verde.

Os híbridos

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.