18.1 C
São Paulo
quinta-feira, agosto 11, 2022
-Publicidade-
Inicio Revistas Grãos Monitoramento de umidade do solo - Viável até para pequenos produtores

Monitoramento de umidade do solo – Viável até para pequenos produtores

 

Crédito Sencer
Crédito Sencer

Diante da maior crise hídrica dos últimos tempos, a saída para o agricultor que irriga é, sem dúvida, lançar mão de soluções inovadoras baseadas em tecnologia para gerar conhecimento. Uma empresa de São Carlos, Sencer, desenvolveu uma ferramenta que pode auxiliar o produtor a reduzir em até 30% seu consumo de água e energia elétrica. Além desses benefícios, a quantidade de água adequada pode contribuir para aumentar a produtividade da cultura.

Conheça melhor

Crédito Sencer
Crédito Sencer

A Sencer mantém parcerias com as universidades UFSCAR e UNESP. O sistema é composto por sondas instaladas na plantação e uma plataforma online. As sondas monitoram a temperatura e a umidade do solo em até três níveis de profundidade simultaneamente, coletam os dados e enviam para a plataforma online, que permite ao produtor acessar e tomar decisões relacionadas ao manejo da irrigação da cultura.

Além de coletar dados e os disponibilizar para o produtor, o sistema é integrado com dados climáticos disponíveis, como previsão do tempo, índices pluviométricos, temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento.

Por meio da utilização de inteligência artificial é possível fazer análises avançadas do solo e do plantio com base em históricos de dados, tendências e estatísticas, fornecendo ao produtor uma segurança e otimização no manejo da irrigação.

 O Sistema Sencer é composto de:

● Uma unidade de recepção de dados (Central);

● Quatro pontos de leitura (sondas e unidades de transmissão sem fio para distribuir na fazenda).

● Software on-line para visualização e análise dos dados.

Custo

Com parcelas menores do que um salário mínimo é possível adquirir o sistema, o que o torna economicamente viável aos produtores, inclusive para os de pequeno porte. O grande diferencial fica por conta do baixo custo.

Outro ponto que merece destaque, a aquisição total não resulta em vínculo com a empresa, como outros no mercado. Com esse sistema os produtores poderão:

● Gerar conhecimento do solo, clima e da fazenda em geral;

● Racionalizar o consumo de água na irrigação;

● Aumentar a produtividade;

● Diminuir o consumo de energia elétrica e água em até 30%;

● Realocar mão de obra e recursos;

● Validar seu plano de irrigação atual.

Além da própria ferramenta, oferecem o acompanhamento de um engenheiro agrônomo para que o produtor tenha a melhor relação de benefício entre produtividade – irrigação – custos.

Juntamente com o agrônomo da Sencer, o produtor fará melhores planos de irrigação, levando em conta o tipo de cultivo, o tipo de solo, os dados meteorológicos locais e as medidas de umidade e temperatura do solo, efetuadas pelo Sistema Sencer. Com esses parâmetros, o produtor poderá adaptar seu plano de irrigação para cada estágio do cultivo e estações do ano.

 Foto 02

Funcionamento do sistema

 Após instalar os pontos de leitura na fazenda, o produtor já poderá visualizar todos os dados on-line na plataforma Sencer. A plataforma indica as medidas de cada talhão, a evapotranspiração média, sugere uma lâmina d’água para cada talhão, calcula a tendência do solo para o dia seguinte, caso o produtor não irrigue naquele dia.

Além de tudo isso, o produtor terá uma previsão do tempo de cada fazenda para que não irrigue sem necessidade. O plano de irrigação e as decisões podem ser tomadas junto com o engenheiro agrônomo da Sencer para que o produtor não fique em dúvida ou tome decisões erradas.

O sistema também mostra o histórico de cada ponto e talhão da fazenda, para que o produtor possa fazer análises mais avançadas dos talhões e avaliar a real necessidade de irrigar. Com hastes de dois sensores (em duas profundidades diferentes), as decisões podem ser tomadas com melhor precisão.

A Sencer é uma empresa com responsabilidade ambiental: Para cada sistema comercializado planta cinco árvores frutíferas. Entre em contato com a equipe da Sencer para mais informações: contato@sencer.com.br

Viste a página: www.sencer.com.br

Essa matéria você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

Inicio Revistas Grãos Monitoramento de umidade do solo - Viável até para pequenos produtores