19 C
Uberlândia
segunda-feira, julho 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosMonitoramento de umidade do solo - Viável até para pequenos produtores

Monitoramento de umidade do solo – Viável até para pequenos produtores

 

Crédito Sencer
Crédito Sencer

Diante da maior crise hídrica dos últimos tempos, a saída para o agricultor que irriga é, sem dúvida, lançar mão de soluções inovadoras baseadas em tecnologia para gerar conhecimento. Uma empresa de São Carlos, Sencer, desenvolveu uma ferramenta que pode auxiliar o produtor a reduzir em até 30% seu consumo de água e energia elétrica. Além desses benefícios, a quantidade de água adequada pode contribuir para aumentar a produtividade da cultura.

Conheça melhor

Crédito Sencer
Crédito Sencer

A Sencer mantém parcerias com as universidades UFSCAR e UNESP. O sistema é composto por sondas instaladas na plantação e uma plataforma online. As sondas monitoram a temperatura e a umidade do solo em até três níveis de profundidade simultaneamente, coletam os dados e enviam para a plataforma online, que permite ao produtor acessar e tomar decisões relacionadas ao manejo da irrigação da cultura.

Além de coletar dados e os disponibilizar para o produtor, o sistema é integrado com dados climáticos disponíveis, como previsão do tempo, índices pluviométricos, temperatura e umidade do ar, velocidade e direção do vento.

Por meio da utilização de inteligência artificial é possível fazer análises avançadas do solo e do plantio com base em históricos de dados, tendências e estatísticas, fornecendo ao produtor uma segurança e otimização no manejo da irrigação.

 O Sistema Sencer é composto de:

● Uma unidade de recepção de dados (Central);

● Quatro pontos de leitura (sondas e unidades de transmissão sem fio para distribuir na fazenda).

● Software on-line para visualização e análise dos dados.

Custo

Com parcelas menores do que um salário mínimo é possível adquirir o sistema, o que o torna economicamente viável aos produtores, inclusive para os de pequeno porte. O grande diferencial fica por conta do baixo custo.

Outro ponto que merece destaque, a aquisição total não resulta em vínculo com a empresa, como outros no mercado. Com esse sistema os produtores poderão:

● Gerar conhecimento do solo, clima e da fazenda em geral;

● Racionalizar o consumo de água na irrigação;

● Aumentar a produtividade;

● Diminuir o consumo de energia elétrica e água em até 30%;

● Realocar mão de obra e recursos;

● Validar seu plano de irrigação atual.

Além da própria ferramenta, oferecem o acompanhamento de um engenheiro agrônomo para que o produtor tenha a melhor relação de benefício entre produtividade – irrigação – custos.

Juntamente com o agrônomo da Sencer, o produtor fará melhores planos de irrigação, levando em conta o tipo de cultivo, o tipo de solo, os dados meteorológicos locais e as medidas de umidade e temperatura do solo, efetuadas pelo Sistema Sencer. Com esses parâmetros, o produtor poderá adaptar seu plano de irrigação para cada estágio do cultivo e estações do ano.

 Foto 02

Funcionamento do sistema

 Após instalar os pontos de leitura na fazenda, o produtor já poderá visualizar todos os dados on-line na plataforma Sencer. A plataforma indica as medidas de cada talhão, a evapotranspiração média, sugere uma lâmina d’água para cada talhão, calcula a tendência do solo para o dia seguinte, caso o produtor não irrigue naquele dia.

Além de tudo isso, o produtor terá uma previsão do tempo de cada fazenda para que não irrigue sem necessidade. O plano de irrigação e as decisões podem ser tomadas junto com o engenheiro agrônomo da Sencer para que o produtor não fique em dúvida ou tome decisões erradas.

O sistema também mostra o histórico de cada ponto e talhão da fazenda, para que o produtor possa fazer análises mais avançadas dos talhões e avaliar a real necessidade de irrigar. Com hastes de dois sensores (em duas profundidades diferentes), as decisões podem ser tomadas com melhor precisão.

A Sencer é uma empresa com responsabilidade ambiental: Para cada sistema comercializado planta cinco árvores frutíferas. Entre em contato com a equipe da Sencer para mais informações: contato@sencer.com.br

Viste a página: www.sencer.com.br

Essa matéria você encontra na edição de outubro da revista Campo & Negócios Grãos. Adquira já a sua.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

Bom enraizamento proporciona melhor qualidade da pele da batata

Tiago Henrique Costa Silva Mestrando em Proteção de Plantas " IFG Urutaí-GO tiago@agronomo.eng.br Os aspectos visuais são determinantes no momento da escolha do consumidor pelo alimento que...

Carvão vegetal os seus desafios e oportunidades

AutorJehan Serafim de Albuquerque Bacharel em Ciência da Computação, pós-graduado em Gerenciamento de Projetos pela FGV, especialista INFLOR para os processos de carbonização e...

Software aprimora diagnóstico nutricional em citros

Danilo Eduardo Rozane Engenheiro agrônomo, doutor e professor na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho“ (Unesp), campus de Registro e no Programa de Pós-Graduação...

Dicas para garantir a eficiência do seu inoculante na soja

  Se existe um insumo indispensável para garantir altas produtividades às áreas com a soja este é, sem dúvida, o inoculante. Mas, apesar de ser...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!