28.6 C
Uberlândia
segunda-feira, outubro 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosMonitoramento é a base para o manejo de pragas do cafeeiro

Monitoramento é a base para o manejo de pragas do cafeeiro

Laila de Carvalho Henrique

Coordenadora de Ensino e Extensão do Gefit – Universidade Federal de São João del Rei

lailah94@gmail.com

Gilberto Pereira Lopes

Gabriela Diniz Amorim

Assistentes de Ensino e Extensão – Universidade Federal de São João del Rei

 Broca-do-café atacando o fruto - Crédito Koppert
Broca-do-café atacando o fruto – Crédito Koppert

A operacionalização do plano de amostragem é fundamental para o sucesso das operações agrícolas. Isso porque o maior ou menor rendimento na aplicação do plano de amostragem depende do planejamento e da organização do trabalho. Alguns procedimentos devem ser observados antes de executar a amostragem propriamente dita:

ð Dividir a área em talhões homogêneos (talhões de três a cinco mil plantas) com base nas cultivares utilizadas, na idade da lavoura ou na topografia do terreno (topo ou baixadas). Isso facilitará os monitoramentos que serão realizados nos anos subsequentes, a coleta de material para análise química do solo e foliar, a operacionalização dos tratos culturais, aplicação de defensivos agrícolas ou fertilizantes e o escalonamento da colheita.

ð A elaboração de um mapa da propriedade, situando todos os talhões cultivados com café, facilita o planejamento administrativo da propriedade.

ð Em cada talhão devem ser confeccionadas as planilhas de avaliação, em que conste o número do talhão, tamanho (número de covas), cultivar, data de plantio, data da avaliação, o responsável pela amostragem e a decisão alcançada. Planilhas diferentes podem ser confeccionadas para anotar todos os tratos culturais realizados no respectivo talhão ao longo do ano, bem como a quantidade de frutos produzidos. Estas planilhas constituem uma fonte de informação de grande valia para o produtor, à medida que se acumulem as avaliações de vários anos (histórico da propriedade).

Sintomas do bicho-mineiro na folha do cafeeiro - Crédito Paulo Rebelles
Sintomas do bicho-mineiro na folha do cafeeiro – Crédito Paulo Rebelles

Execução do plano de amostragem

Sintomas de ferrugem no cafeeiro - Crédito Carlos Henrique
Sintomas de ferrugem no cafeeiro – Crédito Carlos Henrique

Amostragem é uma etapa importante para a aplicação correta e segura de produtos fitossanitários. Deve ser representativa da população original e realizada de maneira criteriosa. A tomada de decisão deve ser feita com base na amostragem em cada um dos talhões em separado (a avaliação de uma única área não deve ser extrapolada para toda a propriedade).

O primeiro passo é definir como selecionar as plantas para coleta de material para avaliação dentro de um talhão. Recomenda-se que esta escolha das plantas seja totalmente ao acaso, selecionando as plantas por meio de um caminhamento em zigue-zague ao longo do talhão.

No caso mancha de phoma, a amostragem é feita diretamente no campo, sempre no terço superior das plantas - Crédito Miriam Lins
No caso mancha de phoma, a amostragem é feita diretamente no campo, sempre no terço superior das plantas – Crédito Miriam Lins

Essa é parte da matéria de capa da Revista Campo & Negócios Grãos, edição de outubro de 2018. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

 

Ou assine

ARTIGOS RELACIONADOS

Embrapa e UnB descobrem uma proteína de café com efeito similar ao da morfina

 A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Universidade de Brasília (UnB) identificaram fragmentos de proteína (peptídeos) inéditos no café com efeito similar ao...

Mudas de café com pseudomonas exigem medidas drásticas de controle

  José Braz Matiello jb.matiello@yahoo.com.br Saulo Roque Almeida Engenheiros agrônomos da Fundação Procafé José Renato Dias Lucas Franco Engenheiros agrônomos das Fazendas Sertãozinho   A doença mancha aureolada, causada pela...

Salto evolutivo dos híbridos de milho

O primeiro grande salto da genética de milho no Brasil ocorreu com o lançamento do primeiro milho híbrido no País, em 1945, resultado dos esforços do melhorista Antônio Secundino, fundador da Agroceres.

Femagri 2023

De 08 a 10 de fevereiro, em Guaxupé (MG)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!