23.1 C
São Paulo
domingo, janeiro 23, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Revistas Florestas Monitoramento inédito de operações florestais

Monitoramento inédito de operações florestais

Máquina – Crédito: Shutterstock

A Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, anunciou o lançamento da sua Torre de Controle Florestal, uma ferramenta de gestão online e com funcionamento ininterrupto que permite à companhia monitorar suas operações florestais, que incluem colheita, carregamento, transporte de madeira, pátios de madeira e alimentação das fábricas no Paraná.

José Totti, diretor Florestal da Klabin, explica que com este novo modelo de atuação ajudará nas tomadas de decisões da empresa, possibilitando maior ganho em eficiência, produtividade e redução dos custos, visto que será responsável pelas tratativas dos desvios operacionais, como por exemplo, excesso de paradas não programadas, manutenção, trocas de turno e indisponibilidade dos equipamentos e caminhões.

A Torre ainda traz mais segurança para a população, uma vez que busca um melhor fluxo da frota de caminhões, evitando assim a formação de comboios, e monitorando a velocidade e desvio de rotas dos veículos.

Integração de informações

Por meio de tecnologias como inteligência artificial (IA), transmissão de dados via rádio e satélite, telemetria dos equipamentos e ferramentas de otimização, o sistema integra uma grande quantidade de informações afim do atendimento a programação operacional como, produtividade dos equipamentos, tempos e movimentos, dando visibilidade das operações de campo em tempo real, ajudando nas estratégias.

A implantação do projeto está ocorrendo em duas etapas. A primeira, que consiste em monitorar carregamento, transporte de madeira, pátios de madeira e alimentação das fábricas, foi concluída no mês de abril. A segunda, servirá para a atividade de colheita de madeira, que foi finalizada no final do mês de junho deste ano.

O monitoramento de silvicultura, será iniciado após a Companhia obter experiência nos processos que estão sendo implantados, fechando assim o ciclo das operações florestais.

Esta iniciativa é pioneira no ramo florestal. A Klabin é a primeira empresa do setor a ter um monitoramento 24 horas por dia, sete dias na semana, que ajudará na estratégia de tomar decisões rápidas e precisas. “Isso ajudará a empresa a ter uma gestão em tempo real das atividades florestais, a garantir a execução dos planos e integrar as informações operacionais de forma a ter ganho em eficiência, a melhorar a produtividade, a reduzir custos e fortalecer sua posição competitiva no mercado”, explica José Totti, diretor Florestal da Klabin.

Inicio Revistas Florestas Monitoramento inédito de operações florestais