30.6 C
Uberlândia
quinta-feira, janeiro 23, 2025
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosMorango sadio é lucro no bolso

Morango sadio é lucro no bolso

Cada época da safra de morangos e para cada estação do ano, devemos alterar o tipo e a quantidade de adubos utilizados.

Heitor A. Pagnan
Engenheiro agrônomo – Maxxi Mudas

Muito se fala no que seria uma planta sadia. As definições aparecem e, a mais simples, “simplesmente” é aquela que diz que é a planta que não está doente!

Todos querem que suas plantas estejam sadias, sem doença. Como fazer isso é uma questão bastante interessante. Praticamente todo ser vivo, para estar sadio, precisa de coisas semelhantes.

Entenda o processo

No último curso ministrado pelo Dr. Edwin Holman, em Holambra (SP), da empresa Dessa Consult, ele apresentou uma série de dados muito interessantes para fazer com que a planta fique o mais sadia possível.

Aliás, fica registrado que os cursos ministrados por ele são de excelente nível. Como o nosso assunto é sempre morango, procurarei sempre fazer referência a essa cultura, mas vale para todas as plantas.

A primeira noção, que é a mais importante de todas, é que uma planta equilibrada nutricionalmente não tem tendência a ficar doente.

O Dr. Edwin apresentou uma lista a ser verificada para melhorar as condições das plantas, que em inglês se diz “check-list”.

O primeiro item a ser observado é a temperatura. Morango com temperaturas da folha acima de 35ºC já não produz mais nada, ocorre o abortamento de flores e o ácaro toma conta, como já explicado em artigo anterior.

E, por esse Brasil afora, a gente vê muito túnel fechado e a temperatura interna passando dos 40ºC. Como a coitada da muda de morango vai produzir numa temperatura dessas?

Detalhes importantes

Outro item a ser observado em regiões com alta incidência de luz é o tipo de cobertura plástica. Com os plásticos chamados de leitosos, pode-se reduzir o excesso de luz e de temperatura.

Mas, cuidado: excesso de sombra faz a planta estiolar, ou seja, crescer muito. Quando você comprar o plástico leitoso, prefira aquele intermediário. Em épocas de dias nublados e com pouca luz dentro do túnel, as folhas do morango vão ficando mais finas para deixar a luz passar.

Manejar corretamente o túnel é fundamental para ter morangos com a cor certa e uma boa produção. Umidade baixa ou alta demais é sinal de perigo Ventilação é fundamental para deixar a temperatura da folha do morango ideal ou perto disso, que seria por
volta de 27ºC, bem como evitar excesso de umidade.

Cresce o cultivo de morango em hidroponia

Umidade interna no túnel é muito importante para evitar o aparecimento de alguns fungos que simplesmente destroem o morango, como a requeima, tecnicamente denominada como Phytophtora. Devemos, ainda, ter cuidado com a baixa umidade associada ao excesso de temperatura. Se a temperatura subir de 20 para 35ºC, o que é bem normal, a muda de morango vai perder 2,5 vezes
mais água. Com pouca água na planta, vamos ter mais ácaro!

Água é fundamental
A água, para o morango, talvez seja um dos fatores mais importantes. Se o produtor conseguir mantê-la na condição ideal, terá, certamente, um grande diferencial na produção. A quantidade ideal poderá ser medida por tensiômetros ou por observação
direta. O ideal é ter tensiômetros.

Vamos à nutrição
Nutrição é um dos fatores de maiorimportância. Vamos lembrar do famoso ditado: “saco vazio não para de pé”. Ou seja, gente que não se alimenta de forma adequada fica suscetível às doenças. Como está aumentando a área de plantio com hidroponia em substrato, o controle da nutrição por meio de medições da EC (condutividade elétrica) e pH tem se tornado fundamental para o
sucesso do plantio de morangos.

É sempre bom lembrar que, para cada época da safra de morangos e para cada estação do ano, devemos alterar o tipo e a quantidade de adubos utilizados.

Por dentro da lavoura

Participando da última Agrotech 2024, na cidade Bom Repouso (MG), visitei alguns produtores que migraram do plantio no solo para o substrato. Os erros cometidos chegam a ser muito graves. E a culpa sempre é da muda.

Por isso, é fundamental o produtor se tecnificar, querer aprender algo mais para melhorar! O solo ainda perdoa muitos erros cometidos quando ali se planta. Mas, tenha certeza, o substrato não perdoa os erros cometidos pelo manejo equivocado.

Se o agricultor conseguir controlar de forma razoável esses itens anteriormente mencionados, certamente terá sucesso na cultura do morango, com frutos graúdos, doces e lucro no bolso.

ARTIGOS RELACIONADOS

Emater-MG integra a Rede Morangos do Brasil

Minas Gerais é o maior produtor de morangos do País, com mais de 2,93 mil hectares plantados e produção esperada de 167 mil toneladas em 2022....

Produção de morango em fibra de coco

Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo e consultor vermelhonatural@hotmail.com   O tipo de fibra de coco mais usado para a cultura do morango é o granulado tipo 80. Estável...

A evolução do cultivo do morango no Brasil

Atualmente, a cultura do morango no Brasil vem passando por um crescimento tecnológico sem precedentes

Calhas – Solução para solos contaminados e para maior qualidade do morango

Douglas José Marques Professor de Olericultura e Melhoramento Vegetal da Universidade José do Rosário Vellano " UNIFENAS douglas.marques@unifenas.br Vladimir Landiva Representante técnico comercial da Solotec Soluções Agrícolas Com grande...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!