23.3 C
São Paulo
segunda-feira, julho 4, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Hortifrúti Morangos - Qual variedade plantar?

Morangos – Qual variedade plantar?

 

Valdir Monegat

Técnico agrícola

Heitor A. Pagnan

Engenheiro agrônomo da Maxxi Mudas

heitor@moranguinhos.com.br

Morango - Crédito Shutterstock
Morango – Crédito Shutterstock

Nos últimos anos a introdução de novas variedades de morango tem possibilitado seu cultivo em várias regiões do país. Com a oferta de mudas durante um período maior, que vai de final de abril até setembro, o produtor poderá escalonar seu plantio e levar essa planta a produzir por um período de até dois anos consecutivos, ofertando morangos aos seus clientes praticamente o ano todo, principalmente em regiões de maior altitude, acima de 400 m, onde as temperaturas são mais amenas nos meses mais quentes do verão.

No entanto, conhecer as características das variedades, comportamento e manejo são fatores fundamentais para obter todo o potencial produtivo dos cultivares. Atualmente, as variedades de morangos cultivadas estão divididas em dois grupos, variedades de dia curto e de dia neutro.

Dia curto

Variedades de dia curto são plantadas em final de abril até meados de maio, iniciando a produção em torno de 60 dias pós-plantio e indo até o final do ano ou inicio de janeiro, dependo do clima e região.

São chamadas de dia curto em função de serem plantadas no outono, quando os dias começam a ficar mais curtos. O pico de produção concentra-se nos meses de agosto a novembro, sendo que quando os dias ficam mais longos e quentes diminui o tamanho dos frutos e a planta vai encerrando seu ciclo produtivo.

Destacam-se neste grupo as variedades Camino Real, Camarosa e Benicia. Normalmente, o produtor tem renovado o plantio dessas variedades no ano seguinte, pois se isso não for feito será preciso esperar 150 dias para iniciar a produção novamente.

A introdução de novas variedades de morango tem possibilitado seu cultivo em várias regiões do país - Crédito Maxxi Mudas
A introdução de novas variedades de morango tem possibilitado seu cultivo em várias regiões do país – Crédito Maxxi Mudas

A introdução de novas variedades de morango tem possibilitado seu cultivo em várias regiões do país - Crédito Maxxi Mudas
A introdução de novas variedades de morango tem possibilitado seu cultivo em várias regiões do país – Crédito Maxxi Mudas

Variedades

Características das variedades:

  • Camarosa: variedade que mais tempo está sendo cultivada, planta robusta, com maior vigor vegetativo e maior perfilhamento. Deverá haver o cuidado com excesso de nitrogênio, que poderá desequilibrar o desenvolvimento da planta, dificultando a aeração e diminuindo a quantidade e tamanho dos frutos, como também favorecendo a podridão dos mesmos. São frutos grandes, firmes e saborosos, com coloração vermelho intenso.

 

  • Camino Real: variedade muito cultivada em várias regiões do país, planta de porte baixo, mais compacta, com frutos de formato cônico, com bom sabor e coloração vermelho intenso. Ideal para plantar em solos mais férteis, para que tenha um bom desenvolvimento inicial antes de iniciar a produção. Em função de seu porte e exposição dos frutos, facilita a colheita e a ventilação.

 

  • Benicia: cultivar recém-introduzida, ainda pouco conhecida pelos produtores. Variedade mais precoce que as demais, com frutos de bom tamanho e sabor, planta de porte intermediário entre Camarosa e Camino Real, mantém tamanho e uniformidade dos frutos durante o ciclo produtivo.

Por ser precoce, é importante que a planta tenha um bom desenvolvimento inicial para formar uma boa estrutura de planta antes de iniciar a produção.Caso contrário, iniciando a produção com a planta pequena, suas reservas iniciais são gastas, ocorrendo uma queda na produção e tamanho dos frutos até a planta recompor suas energias e voltar a produzir novamente. Neste caso, há perda de produtividade. Esse princípio vale para todas as variedades.

  • Variedades de Dia Neutro: são mudas plantadas entre meados de maio até outubro, iniciando a produção em torno de 90 a 120 dias após o plantio, prolongando-se por um período de 16 a 24 meses. Esclarecemos que esse tipo de variedade pode ser plantada em qualquer época do ano. Essas mudas receberão mais frio no viveiro, que favorece a maturação e acúmulo de reservas.

Foto 03 - Morango

Somado ao frio de armazenamento em câmara fria, a planta tem um comportamento diferenciado. Logo após o plantio e início da brotação, simultaneamente, a planta emite uma pequena floração, a qual recomendamos retirar, pois a planta ainda não está estruturada.

Essas variedades têm a capacidade de produzir durante o verão, mesmo que os dias fiquem mais longos e quentes. Normalmente, são plantados em regiões acima de 400 metros de altitude, onde as temperaturas noturnas são mais amenas. No entanto, são plantadas também em regiões de baixa altitude e, dependendo da variedade, obtêm boa produção.

Essas mudas possibilitam ao produtor efetuar plantios escalonados e, consequentemente, uma produção também escalonada, racionalizando a comercialização e atendimento aos seus clientes. Citamos neste grupo as variedades Aromas, Albion, San Andréas, Monterrey e Portola.

Essa matéria completa você encontra na edição de fevereiro/2015 da revista Campo & Negócios Hortifrúti. Adquira a sua para leitura completa!

Inicio Revistas Hortifrúti Morangos - Qual variedade plantar?