23.6 C
Uberlândia
terça-feira, junho 18, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosGrãosMosca-das-frutas: Acelera queda de frutos de café

Mosca-das-frutas: Acelera queda de frutos de café

Autores

José Braz Matiello Engenheiro agrônomo – Fundação Procaféjb.matiello@gmail.com

Valmir Zuffo Engenheiro agrônomo e consultor

Diego B. Rocha Técnico agrícola – Coopadap

Sintomas da mosca-das-frutas no cafeeiro
Crédito: José Matiello

A mosca-das-frutas pode atacar os frutos de café em dois estágios, quando ainda verdes ou quando maduros. Em ambos estágios pode provocar ou acelerar a queda desses frutos atacados.

A  mosca-das-frutas  é considerada uma praga de pequena importância na cultura do café. Duas espécies são mais frequentes atacando os frutos – Ceratitis capitata (a mais comum) e Anastrepha fraterculus.

Nos frutos maduros podem ser observadas duas causas de aceleração na queda dos frutos. A primeira, de modo semelhante à queda dos verdes, é combinada com a ação complementar de fungos saprófitas, que aproveitam os frutos como porta de entrada. A segunda, pelo consumo da mucilagem dos frutos, pelas larvas da mosca.

Assim, o fruto tem passagem mais rápida da fase de cereja para passa e seco. Nessa condição, o pedúnculo do fruto enfraquece e acelera sua queda.

Sabe-se que os frutos de cafeeiros conilon, provavelmente pela sua pouca mucilagem, não são atacados. Deve-se, no entanto, passar a observar o que vai ocorrer com alguns clones de robusta em cultivo na região, já que os frutos destes possuem casca mais grossa e contêm mais mucilagem, sendo mais semelhantes aos frutos de cafeeiros arábica.

Danos

A mosca-das-frutas parece ocorrer em maior escala em zonas cafeeiras mais quentes. Grandes populações da praga já foram observadas em regiões cafeeiras da Bahia, no Oeste e na região da divisa com Minas Gerais e no Norte de Minas. Porém, a ocorrência é generalizada na cafeicultura de café arábica.

Tudo indica que regiões onde na época da frutificação do café existem poucos frutos, sejam cultivados ou frutos de plantas nativas, as moscam vão se concentrar nas plantações de café. Também, o cafeeiro é fonte de multiplicação da mosca, que assim, passa a atacar mais as plantas cítricas quando localizadas próximas às lavouras de café.

Um outro prejuízo causado pela mosca-das-frutas, aqui não sendo o foco, é aquele que diz respeito à influência do ataque sobre a qualidade do café. Com o ataque acelerando a maturação, muitos frutos que seriam colhidos maduros e, assim, podendo ser despolpados ou preparados via seca, com maior qualidade, passarão a ser colhidos na forma de passa ou secos, assim dificultando a qualidade do café.

[rml_read_more]

Controle

Quanto ao controle, nos casos de necessidade, existem sistemas com armadilhas e com inseticidas. No caso dos inseticidas, também se utiliza na forma de iscas-armadilhas, ou seja, combina-se o inseticida aplicado com melaço ou açúcar, que atrai as moscas.

Assim, não é preciso pulverizar todas as plantas de café, basta de um lado, de preferência onde bate o sol da manhã, região preferencial da mosca. Finalmente, uma forma de identificar o(s) tipo(s) de mosca-das-frutas, mesmo no campo, a Ceratitis capitata possui mancha escura no seu corpo, enquanto a Anastrepha possui coloração amarelada.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos proporcionam maturação uniforme do café

Daniela Andrade Mestre em Fitotecnia e coordenadora de operações agrícolas daniela.agronomia@outlook.com Uma das características mais desejáveis na cafeicultura brasileira é a maturação uniforme dos frutos, pois...

Produção de mamão no Brasil

No Brasil, esta fruta é consumida preferencialmente fresca, mas sua industrialização, por meio do aproveitamento integral do fruto, oferece extensa gama de produtos e...

Produtores de Congonhas do Norte retomam produção de uvas

Atividade começou na região há mais de 100 anos e é retomada com apoio da Emater-MG Congonhas do Norte é um município localizado...

A essencialidade do gesso agrícola na correção do solo

    Ricardo Wolfgramm Engenheiroagrônomo e sócio da Equilíbrio Rural ricardo_wolfgramm@yahoo.com.br Atualmente vivemos um momento na agricultura brasileira onde o que importa é produzir mais com menores custos por...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!