26.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioNotíciasMudança de hábito: consumo de frutas, verduras e legumes cresce 60% ao...

Mudança de hábito: consumo de frutas, verduras e legumes cresce 60% ao ano

 

Produto higienizado é alternativa para quem tem pouco tempo, mas não abre mão da saúde

Frutas e Hortaliças 37 - Crédito Miriam LinsSempre em busca de praticidade, agilidade e conforto o brasileiro tem, cada vez mais, optado por escolhas saudáveis na hora de se alimentar. Essa atitude foi influenciada pela maneira com que a mídia passou a abordar doenças causadas pela má alimentação, como diabetes, obesidade e pressão alta. Além disso, a informação foi chegando ao consumidor por programas de culinária e alimentação saudável e uma onda fitness que invadiu as redes sociais.

Os aspectos positivos dessa mudança de hábito afetaram, também, o consumo de alimentos frescos como frutas, verduras e legumes (FLV), que chegou a ter um crescimento médio de 60% ao ano, segundo dados indicados por Takeshi Matsusako, associado da Aphortesp (Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrútis do Estado de São Paulo). “Dentro dos alimentos frescos, o segmento que mais cresce é o de orgânicos. Com a busca maior pela sustentabilidade, produtor e consumidor final estão aderindo cada vez mais a esta prática de consumo“, diz Matsusako.

 Frutas e Hortaliças 150 - Crédito Ana Maria Diniz

Outro produto que tem tido muito destaque, por garantir ao consumidor a facilidade e conveniência, são as saladas prontas, que já vêm embaladas e não precisam de lavagem, estão prontas para o consumo. “Nos últimos anos, só na Grande São Paulo, houve um crescimento de 30% no consumo de produtos higienizados. Para o produtor também é ótimo, porque passa a ser possível agregar valor na mercadoria, viabilizando investimentos em toda a cadeia produtiva“, declara o associado.

Quanto à aceitação do consumidor em relação a novos produtos, o associado diz que tem sido maior que a esperada. Um exemplo é a linha de tomates especiais e alfaces mini, assim como a alface americana e a rúcula hidropônica, que também vem em uma crescente de consumo.

O cuidado em ter uma alimentação saudável tem como público principal as mulheres, que se preocupam com a forma do corpo, sem deixar a saúde de lado. “Hoje o mix de saladas como acompanhamento é muito presente no hábito do consumidor, principalmente do público feminino e de solteiros. Inclusive, por esse motivo, fizemos uma linha de higienizados com 90g de saladas, uma maneira prática e rápida para quem quer consumir salada, lembrando que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) consumir FLV diariamente, cinco porções ao dia“, explica o associado.

 Frutas e Hortaliças 122 - Crédito Miriam Lins

E as saladas prontas para consumo também despertam maior interesse das crianças, pois elas são coloridas. Quanto mais colorida, melhor: mais nutrientes, vitaminas, fibras e minerais que auxiliam na proteção da saúde e ajudam na prevenção de doenças.  “Assim o ideal para ter hábitos saudáveis é começar desde cedo e cabe aos pais introduzir FLV nos cardápios diários das crianças. As saladas prontas coloridas facilitam este processo, por serem atrativas, seguras e práticas“, completa Matsusako.

ARTIGOS RELACIONADOS

Pesquisa desenvolve fertilizante orgânico de biomassa de plantas

Autores Talita de Santana Matos talitasmatos@gmail.com Elisamara Caldeira do Nascimento elisamara.caldeira@gmail.com Doutoras em Ciência do Solo – Universidade Federal Rural do Rio de...

Yara lança na Hortitec solução nutricional específica para hortifrúti e o solo brasileiro

A Yara, líder mundial em nutrição de plantas, participa, de 26 a 28 de junho, da 26ª Hortitec, maior feira do setor de hortifruti da América Latina. Durante o evento, que acontece em Holambra (SP), a companhia lançará a solução nutricional YaraBasa Horti. Voltado para as hortaliças, o fertilizante foi desenvolvido especialmente para o solo brasileiro, possui até oito nutrientes no mesmo grânulo e alta concentração de fósforo, importante para a melhor nutrição das culturas.

Importância do cobalto e molibdênio na cultura do amendoim

  Rodrigo Travagin Engenheiro agrônomo, assistente técnico de vendas em São Paulo Renato Passos Brandão Engenheiro agrônomo, mestre em Solos e Nutrição de Plantas e gestor agronômico da...

Hortelã – Sabor refrescante e suave

A hortelã, embora seja uma planta exótica, tem aroma e sabor que podem variar conforme a espécie. Assim como as hortaliças, as hortelãs representam uma fonte de renda, pois podem ser cultivadas não só para o consumo próprio, mas em uma escala maior, destinadas aos supermercados e casas de produtos naturais, na formas natural ou seca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!