Mudas da Segóvia – Espanha

0
140

Heitor A. Pagnan
Engenheiro agrônomo – Maxxi Mudas

Divulgação Maxxi Mudas

As mudanças na agricultura têm sido, como em todos os setores, muito rápidas. A maioria delas veio para melhorar a atividade no campo. No morango, há 25 anos plantava-se entre março e abril e a produção seguia até no máximo dezembro.

As plantas de morango eram mortas e um novo cultivo se iniciava no ano seguinte. Ou seja, tinham-se lavouras anuais, com muitas doenças e muita perda, porque o morango era plantado a céu aberto.

Nesse ponto, com a introdução dos plantios protegidos, houve uma redução bem significativa no uso de agrotóxicos. De 25 anos para cá foram introduzidas mudas importadas da Patagônia Argentina, que estabeleceram um novo nível de qualidade nas mudas.
Elas ficam até 22 meses no campo, com produções nunca antes pensadas, como até 2,5 kg por planta nesse período. Com isso, toda a cadeia produtiva ganhou. Essa muda é fornecida no final de abril, início de maio, quando falarmos de mudas de dia curto, como a Camino Real e Fronteras, ou durante o mês de junho, quando nos referirmos às cultivares de dia neutro, como San Andréas, Albion, Aromas e Monterrey.

Qualidade

Os produtores de muitas regiões sempre falaram em ter uma muda de qualidade mais cedo. E, para ocupar esse espaço, veio a muda da Espanha. Nós, da Maxxi Mudas, estamos trazendo essas mudas da cidade de Segóvia, Espanha, e os resultados têm sido muito bons.

É uma muda que vem absolutamente selecionada, com padrão de tamanho e sanidade impressionantes. Assim, temos uma excelente muda, que é plantada a partir de fevereiro. As encomendas vão iniciar a partir de setembro desse ano.

A verdade é que as mudas da Espanha plantadas entre fevereiro e março têm nos surpreendido. Não existe perda, porque elas são absolutamente sadias e a produção se inicia 40 dias depois de plantadas, o que é um grande diferencial.

A muda é colhida no início do inverno na Espanha, em dezembro, cujas temperaturas podem chegar a 10 graus negativos, o que faz com que ela fique absolutamente madura e com reservas nutricionais que a farão produzir muito.

Nós, da Maxxi Mudas, temos uma logística que faz com que essa muda chegue até o produtor em perfeitas condições.

Características

As principais características das mudas que trazemos para o Brasil referem-se à altíssima qualidade fitossanitária (sem doenças e insetos) e à alta qualidade genética, produzindo frutos grande e saborosos.

Ou seja, as mudas têm um nível altíssimo de qualidade. O produtor do Brasil, infelizmente, não se dá conta de que se tiver uma muda de má qualidade pode colocar todo o projeto em perigo.
Atualmente, o produtor tem à disposição uma muda nacional que pode produzir por alguns meses, porém, em quase 100% dos casos exige maiores cuidados fitossanitários para manter um nível adequado de sanidade, diferente dos materiais comercializados pela Maxxi Mudas.

O produtor precisa se dar conta de que, se usar agrotóxicos na produção de morango, o primeiro prejudicado é a sua saúde. Muda de qualidade é fundamental para o sucesso de uma lavoura de morangos.
E a muda de morango da Segóvia-Espanha veio para mostrar que é possível ter alta produção em um período diferenciado de preços do morango. Com isso, todos ganham.