23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Florestas Mudas de espécies florestais vão recompor nascentes e matas ciliares

Mudas de espécies florestais vão recompor nascentes e matas ciliares

 

Crédito Shutterstock
Crédito Shutterstock

Mais de 60 mil mudas de espécies florestais nativas já foram produzidas no viveiro implantado pela Associação de Reposição Florestal do Estado do Piauí (Piauiflora), por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). O viveiro foi implantado na Floresta Nacional de Palmares, unidade de conservação federal administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), no município de Altos (PI).

Gaspar da Silva Alencar, chefe da Unidade avançada da Floresta Nacional de Palmares, unidade de conservação federal administrada pelo ICMBio, ressalta que o espaço do viveiro também está contribuindo para atividades de educação ambiental com jovens da região.

Recentemente, mil mudas de espécies nativas foram fornecidas à prefeitura de São João do Piauí com o objetivo de serem plantadas às margens do Rio Piauí. Foram repassadas mudas de jatobá, cajuí, jucá e tamboril. Para ter acesso as mudas é muito simples. “As prefeituras precisam elaborar um pequeno projeto, explicando em que ação de recuperação de área degradada serão utilizadas as mudas. Em seguida, precisam enviar para a Piauiflora. A partir daí, a Piauiflora comunicará a Codevasf que poderá acompanhar a quantidade de mudas que sairá dos viveiros“, explica o presidente da Piauiflora, Deocleciano Guedes.

Segundo ele, mais de 2 mil mudas já foram distribuídas em eventos e cursos de educação ambiental e de preservação de florestas nativas. Para entrar em contato com a instituição, basta ligar para (86) 3233-6491. A ação poderá beneficiar todos os 279 municípios da bacia, nos estados do Piauí, Ceará e Maranhão.

Essa matéria você encontra na edição de dezembro/ janeiro 2016  da revista Campo & Negócios Floresta. Adquira já a sua.

Inicio Revistas Florestas Mudas de espécies florestais vão recompor nascentes e matas ciliares