Mulching: Importância multifuncional para as bananas

0
252

Autora

Paula Almeida Nascimento Engenheira agrônoma, mestre e doutoranda – Universidade Federal de Lavras (UFLA) paula.alna@yahoo.com.br

Banana – Crédito: Luize Hess

“Mulching” é a aplicação de uma cobertura na superfície do solo, constituindo uma barreira física à transferência de energia e vapor d’água entre o solo e atmosfera. Dentre os materiais orgânicos, as coberturas mortas, destacam-se a palha de café, palha de arroz, palha de carnaúba, bagaço de cana, folha de banana, casca de pinus, serragem, raspa de madeira e capim. Já os materiais inorgânicos, os filmes plásticos confeccionados de polietileno são os disponíveis no mercado.

Desta maneira, a utilização do mulching nas bananeiras apresenta muitas vantagens:

–  Combate e prevenção de ervas daninhas

– Redução da perda de água do solo

– Controle de microclima

– Diminuição de pragas e infestações diversas

– Controle da temperatura do solo

– Proteção do solo contra geadas ou outros agentes climáticos

– Eficiência no uso de água na irrigação

– Erosão reduzida do solo

– Manutenção de nutrientes

– Aumento da fertilidade do solo

– Evita problemas como a compactação e endurecimento da camada superficial do solo.

Diversidade

Em relação aos mulchings plásticos, há diferentes vantagens quanto à coloração do filme. Existe, no mercado, mulching de coloração preta na parte de baixo e branca ou prateada na parte de cima. A parte branca ou prateada do plástico diminui a temperatura do solo, sendo uma grande vantagem, pois o seu baixo aquecimento, quando exposta ao sol, evita a queima das folhas e frutos.

Assim, o plástico reflete a luz solar e direciona maior intensidade para as folhas mais baixeiras das plantas, o que auxilia em repelir insetos, melhora o processo de fotossíntese, proporciona desenvolvimento uniforme e ajuda a evitar o desenvolvimento de fungos nas folhas. 

O mulching de coloração prata pode também ofuscar a visão de insetos voadores, enquanto que o mulching preto é o mais comum nos plantios agrícolas de diversas culturas e se caracteriza por aumentar a temperatura do solo, o que pode matar insetos de solo e aumentar o metabolismo de plantas de clima tropical.

Recomendações

 A técnica deve ser implantada por meio da colocação do filme plástico na linha de plantio das bananeiras para cobrir a superfície do solo. Deve-se colocar o plástico no solo com cuidado a fim de evitar rompimento com a falta de cuidado do manuseio.

O plástico pode ser obtido com furos indicando o local da inserção das mudas. Sua instalação pode ser feita na hora do plantio com o auxílio de um implemento de arrasto, que vai desenrolando o plástico na linha de plantio e, consequentemente, colocando as mudas nos furos indicados. É possível, também, colocá-lo manualmente.

Culturas beneficiadas

A técnica do mulching foi utilizada inicialmente nas culturas de morango e abacaxi, mas, atualmente, vem se expandindo para outras culturas agrícolas, inclusive a bananeira, uma vez que seu uso possibilita um aumento significativo na produtividade e qualidade de frutos pelos motivos relatados anteriormente.

Um exemplo prático de campo com uso dessa técnica é justamente a eliminação das plantas daninhas. O uso da tecnologia do mulching possui vantagem econômica sobre as demais técnicas, como o uso de máquinas e ferramentas, bem como de herbicidas.

Vantagens e desvantagens

Embora o uso do mulching plástico na agricultura seja vantajoso, tem a desvantagem de ter uma durabilidade de aproximadamente 2 anos, após esse período deve ser trocado. No entanto, com o bananal já adulto esse processo se dificulta.

Além disso, pode haver problemas de poluição ambiental em função do descarte de forma irregular dos plásticos no ambiente. Assim, após a colheita, os filmes devem ser retirados, exigindo mais uso de mão de obra e deixando resíduos não biodegradáveis que se acumulam no solo. 

Uma importante redução da poluição de resíduos é a substituição do polietileno por um filme plástico biodegradável que elimina a necessidade de remoção e reciclagem, além de ser facilmente metabolizado pelos microrganismos do solo.

Investimentos

Em relação aos custos, o mulching plástico nas dimensões de 1,60 m x 500 m tem um custo de R$ 350,00 a R$ 420,00, dependendo do tipo e coloração, sem contar o frete e a mão de obra de instalação. No entanto, o mulching vegetal, o produtor muitas vezes consegue de forma gratuita, com materiais da própria propriedade.

O custo-benefício da técnica é muito vantajoso para o produtor, visto que auxilia no controle das plantas daninhas e também melhora a retenção de água no solo. Portanto, a mão de obra utilizada na coleta e distribuição da cobertura morta deve ser considerada como um investimento, cujo retorno será obtido devido ao melhor controle da umidade do solo, com menor necessidade de irrigação e redução no número de capinas.