Mulching: mais produtividade e menor tempo de colheita da mandioca

0
139
Crédito: Rerison Catarino

Willian Ricardo Monesi da Silva

Engenheiro agrônomo – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

willian.monesi@gmail.com

Claudia Aparecida de Lima Toledo

Engenheira agrônoma e doutoranda em Agronomia/Proteção de Plantas – FCA/UNESP

claudia.lima.toledo@gmail.com

Franciely da Silva Ponce

Engenheira agrônoma e doutora em Agronomia/Horticultura – FCA/UNESP

francielyponce@gmail.com

O mulching consiste em uma técnica de cobertura superficial do solo, podendo ser empregado matéria orgânica seca (palhada) ou uma manta plástica de polietileno. Para a utilização da cobertura a base de palhada, são utilizadas espécies como milheto, sorgo, grama picada, ou aveia, devido a relação C/N.

O mulching plástico por sua vez, por ser usado em diversas culturas, sendo implantado sobre os canteiros, sendo instalado sobre o sistema de irrigação. Como vantagens podemos destacar a redução da germinação de plantas daninhas, reduzindo a competição com a cultura de interesse, a redução da perda de água e o melhor aproveitamento dos nutrientes.

Na mandioca

A cultura da mandioca apresenta ciclo longo, o que incorre em custos elevados com capina, e o uso do mulching irá reduzir esses custos. No entanto, haverá a necessidade de implantação de um sistema de irrigação para fornecimento de água às plantas.

Em ambos modelos de mulching os benefícios estão no manejo de plantas daninhas, principalmente nos primeiros três a quatro meses pós-plantio das manivas-sementes de mandioca, período onde a presença de competição é prejudicial ao desenvolvimento das plantas.

Opções

Entre as opções disponíveis de mulching temos a orgânica, sintética e biodegradável. Na orgânica, é comum o uso de palhadas diversas, na sintética a cobertura é o mulching plástico, que no mercado está disponível nas cores: branco/preto, prata/preto e preto/preto, em que a escolha da cor voltada para a superfície dependerá das características climáticas do local, época de cultivo e efeito desejado.

Em locais frios, recomenda-se o mulching preto voltado pra a superfície, absorvendo calor e evitando danos às raízes ou redução em seu desenvolvimento (que pode ser resultado do consumo de reservas de amido).

Já em locais com temperaturas mais elevadas, recomenda-se o mulching branco/preto, com o lado branco voltado para a superfície, o que evita o aquecimento do solo e apodrecimento das raízes, além de refletir os raios solares na face abaxial das folhas, contribuindo para o manejo de insetos-pragas que formam colônias ou se escondem na parte inferior das folhas.

Benefícios para o cultivo da mandioca

Os principais benefícios estão ligados ao solo, como a redução da perda de água no perfil, evitando que haja déficit hídrico e redução da lixiviação de nutrientes, o que melhora a disponibilidade desses recursos para a planta.

O controle de plantas daninhas no estabelecimento inicial do cultivo do mandiocal implica em menos gastos com capinas e aplicação de herbicidas na área, consequentemente, reduzindo custos de produção.

Neste cenário mais favorável ao desenvolvimento da mandioca, o produtor pode ter como principais resultados a antecipação do período de colheita em quatro a seis meses, com aumento de produtividade de 30% em comparação aos modelos de cultivo convencional.

Estudos

A técnica também foi avaliada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com mandioca tipo mesa, em que o uso do mulching foi testado em conjunto com a irrigação. Os resultados revelam aumento em relação ao modelo convencional (sem irrigação e mulching) de 89% na produtividade de raízes e 197% na parte aérea, garantindo uma boa quantidade de manivas-sementes para os próximos cultivos.

O uso do mulching ainda pode ser favorável à redução de pragas e doenças, proporcionando um melhor ambiente para o desenvolvimento das plantas, o que é positivo para as defesas naturais, aumentando a tolerância a essas adversidades.

O crescimento vigoroso da parte aérea faz com que haja maior produção de fotoassimilados e, consequentemente, maior acúmulo de carboidratos nas raízes e redução do ciclo de cultivo, reduzindo assim a exposição a pragas.

O mulching branco ou prata na superfície se torna um importante aliado, devido à sua característica física ser capaz de refletir a luz do sol, reduzindo a população de pragas presentes na face inferior das folhas. Eliminar abrigos e refúgios para adultos, ovos e ninfas auxilia significativamente na redução das pragas da parte aérea.

Como exemplo, podemos citar o percevejo-da-renda – Vatiga illudens (Drake) (hemíptera: Tingidae); mosca-branca Bemisia spp. e Trialeurodes spp. (hemíptera: Aleurodidae) e os ácaros – Monnychellus tanajoa (bondar) e Tetranychus urticae Koch (Acari: Tentranychidae); como as principais pragas que podem ser evitadas com o uso do mulching, considerando seu comportamento de habitarem em grupos (colônias) a parte abaxial das folhas.

Manejo

Para um melhor uso do mulching no cultivo de mandioca, recomenda-se atenção ao espaçamento entre plantas e linhas. O plantio deve ser feito em covas ou camalhões (tipo canteiro), que serão cobertos pela manta plástica, facilitando o plantio das manivas-sementes, pelo mulching, que pode vir com furos ou sem os furos.

A implantação do mulching sobre o canteiro é feita manualmente ou com o auxílio de uma colocadora de mulching acoplada a um trator.

Dicas úteis

Outro ponto importante a ser ressaltado é o momento da colheita, para proporcionar uma maior duração do mulching e seu uso em cultivos posteriores. Primeiramente, deve ser removida a parte aérea da planta, para em seguida recolher o mulching e então retirar as raízes de mandioca do solo.  

Custo envolvido

No caso da utilização do mulching orgânico, o custo da implantação está relacionado ao custo da semente e ao período necessário para a formação da palhada. Já no mulching plástico o custo será referente à aquisição do material e ao custo com a implantação, seja ela mecanizada ou manual.

Em média, o custo de um metro de mulching plástico é de R$ 0,80 e a vida útil do material dependerá do manejo adotado.

Aspectos como a redução da necessidade de capinas, encurtamento do ciclo, economia de água e insumos devem ser levados em consideração na tomada de decisão quanto à adoção da técnica.

Outro importante aspecto a ser discutido é a possibilidade de escalonamento da colheita das raízes, que devido à proteção do mulching plástico ficaram menos expostas à água da chuva, além de diminuir o encharcamento do solo, reduzindo a incidência de doenças como a podridão radicular.