
Willian Ricardo Monesi da Silva
Engenheiro agrônomo – Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)
willian.monesi@gmail.com
Silvia Graciele Hulse de Souza
silviahulse@prof.unipar.br
Franciely da Silva Ponce
francielyponce@gmail.com
Engenheiras agrônomas, doutoras em Agronomia e professoras – UNIPAR/Umuarama-PR
O mulching consiste em uma técnica de cobertura de solo utilizando matéria orgânica seca (palhada) ou uma manta plástica de polietileno. Ao optar pelo uso da cobertura à base de palhada, são utilizadas espécies como milheto, sorgo, grama picada ou aveia, devido à relação C/N.
O mulching plástico, por sua vez, pode ser usado em diversas culturas, sendo implantado sobre os canteiros. Como vantagens podemos destacar a redução da germinação de plantas daninhas, menor perda de água do solo e o melhor aproveitamento dos nutrientes.
Benefícios
A cultura da mandioca apresenta ciclo longo, sendo necessárias ferramentas que reduzam os riscos para a fase inicial, quando há brotação das manivas. Além disso, pode favorecer o desenvolvimento da cultura, já que reduz a competição com plantas daninhas, além de otimizar o uso de recursos como água e nutrientes.
O mulching plástico apresenta vantagens econômicas por reduzir a necessidade de capinas na cultura. Contudo, trata-se de uma ferramenta que exige a implantação de um sistema de irrigação, o que representará um custo maior.
Opções disponíveis
O mulching plástico está disponível nas cores branco/preto, prata/preto e preto/preto, em que a escolha da cor voltada para a superfície dependerá das características climáticas do local, época de cultivo e efeito desejado.
Em locais frios recomenda-se o mulching preto voltado para a superfície, absorvendo calor e evitando danos às raízes causados por temperaturas mais baixas, o que pode resultar em redução do desenvolvimento e consumo de reservas de amido.
Em locais com temperaturas mais elevadas, recomenda-se o mulching branco/preto, com o lado branco voltado para a superfície, o que evita o aquecimento do solo e apodrecimento das raízes, além de refletir os raios solares na face abaxial das folhas.
Isso contribui para o manejo de insetos-pragas que formam colônias ou se escondem na parte inferior das folhas.
Pesquisas
Os principais benefícios para a mandioca estão ligados ao solo, como a redução da perda de água, evitando que haja déficit hídrico e diminuição da lixiviação de nutrientes, o que melhora a disponibilidade desses recursos para a planta.
O controle de plantas daninhas no estabelecimento inicial do cultivo do mandiocal implica em menos gastos com capinas e aplicação de herbicidas na área, consequentemente, reduzindo custos de produção.
Neste cenário mais favorável ao desenvolvimento da mandioca, o produtor pode ter como resultados principais a antecipação do período de colheita em quatro a seis meses, com aumento de produtividade de 30% comparado aos modelos de cultivo convencional.
A técnica também foi avaliada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-(EMBRAPA) com mandioca tipo mesa, em que o uso do mulching foi testado em conjunto com a irrigação.
O resultado foi um aumento em relação ao modelo convencional (sem irrigação e mulching) de 89% na produtividade de raízes e de 197% na parte aérea, garantindo uma boa quantidade de manivas-sementes para os próximos cultivos.

Redução de pragas e doenças
O uso do mulching pode ser favorável à redução de pragas e doenças, proporcionando um melhor ambiente para o desenvolvimento das plantas, o que é positivo para as defesas naturais, aumentando a tolerância a essas adversidades.
O crescimento vigoroso da parte aérea faz com que haja maior produção de fotoassimilados e, consequentemente, maior acúmulo de carboidratos nas raízes e redução do ciclo de cultivo, reduzindo assim a exposição a pragas.
O mulching branco ou prata na superfície se torna um importante aliado, devido a sua característica física, capaz de refletir a luz do sol, reduzindo a população de pragas presentes na face inferior das folhas. Eliminar abrigos e refúgios para adultos, ovos e ninfas auxilia significativamente na redução das pragas da parte aérea.
Aplicação correta do mulching
Para um melhor uso do mulching no cultivo de mandioca, recomenda-se atenção ao espaçamento entre plantas e linhas. O plantio deve ser feito em canteiro, com solo corrigido e adubado conforme as recomendações da cultura.
Conforme o boletim técnico Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), recomenda-se o uso de apenas metade da dose recomendada de nitrogênio, ao utilizar o mulching plástico.
A irrigação deve ser por gotejamento. As fitas devem ser instaladas centralizadas sobre os canteiros que serão cobertos pela manta plástica, facilitando o fornecimento adequado de água às plantas.
Após a instalação do mulching, deve-se realizar a perfuração da manta e a inserção das manivas-sementes. A implantação do mulching sobre o canteiro é feita manualmente ou com o auxílio de um aplicador manual, ou ainda acoplado a um trator.
Custo-benefício
No uso de mulching plástico o custo será referente à aquisição do material e à implantação, seja ela mecanizada ou manual. Em média, o custo de um metro de mulching plástico fica a partir de R$ 1,10 e a vida útil do material dependerá do manejo adotado.
Aspectos como a redução da necessidade de capinas, encurtamento do ciclo, economia de água e insumos devem ser levados em consideração na tomada de decisão quanto à adoção da técnica.
Outro importante aspecto a ser discutido é a possibilidade de escalonamento da colheita das raízes, que devido à proteção do mulching plástico ficam menos expostas à água da chuva, além de diminuir o encharcamento do solo, reduzindo a incidência de doenças, como a podridão radicular.