27.1 C
Uberlândia
domingo, fevereiro 25, 2024
- Publicidade -
InícioDestaquesMulching proporciona mais proteção para o repolho

Mulching proporciona mais proteção para o repolho

Herika Paula Pessoaherika.paula@ufv.br

Manoel Nelson de Castro Filhomanoel.nelson@ufv.br

Felipe de Oliveira Diasfelipe.o.dias@ufv.br

Engenheiros agrônomos e doutorandos em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Repolho – Crédito: Shutterstock

O repolho (Brassica oleracea var. Capitata) é uma planta herbácea, bienal e muito consumida no Brasil. Constitui-se em alimento de excelente qualidade, apresentando teores apreciáveis de β-caroteno, cálcio e vitamina C.

O valor nutricional de 100 g de porção comestível de repolho contém, em média, 1,8 g de proteína, 0,1 g de gordura, 4,6 g de carboidrato, 0,6 g de mineral, 29 mg de cálcio, 0,8 mg de ferro, 14,1 mg de sódio, além das vitaminas já citadas.

Os altos rendimentos alcançados na cultura do repolho dependem de boas práticas de manejo e do consumo de grandes quantidades de água e nutrientes ao longo de todo o ciclo de cultivo.

Mudanças recentes no clima levaram à redução da disponibilidade de água para a agricultura em algumas regiões do mundo, o que torna impraticável o cultivo de safras com alto consumo de água nesses locais.

Dessa forma, práticas de manejo, como o uso de mulching, têm promovido resultados satisfatórios na melhoria do desempenho da cultura, da produtividade da água, controle de doenças e da relação solo-planta-atmosfera. Além do aumento da produção, o produtor deve estar atento à qualidade da produção, pois o consumidor tem se tornado cada vez mais exigente.

Benefícios da proteção

Diversos estudos, principalmente em regiões tropicais, comprovam o aumento da produtividade, eficiência do uso da água e da qualidade de hortaliças cultivadas sob cobertura. Os mulchings podem ser formados por resíduos agrícolas (palha, caules); resíduos industriais de madeira (serragem); resíduos de processamento (cascas de arroz), filmes plásticos de polietileno, papel Kraft, polímeros sintéticos, dentre outros.

[rml_read_more]

Dentre os tipos de mulchings mais utilizados para cultivo de hortaliças, destaca-se o filme plástico, que é de baixo custo e protege bem o solo e o sistema radicular das plantas.

O uso do mulching tem se mostrado uma prática eficaz na cultura do repolho, promovendo melhoria no desempenho produtivo da cultura e na qualidade do produto colhido. Ele promove a redução das perdas excessivas de água do solo; diminuição do impacto da chuva sobre o solo; diminuição da ação da erosão superficial; tamponamento das mudanças de temperatura do solo; reposição de nutrientes; desenvolvimento da fauna edáfica; barreira física contra a germinação de plantas espontâneas, dentre outras.

Por reduzir os extremos de temperatura do solo, o mulching reduz a perda de água e a limitação da evaporação, aumentando assim a eficiência do uso da água. Outro ponto importante é que o mulching promove melhoria da qualidade do produto colhido, facilitando a colheita e comercialização, pois o produto colhido é mais limpo e sadio.

Além disso, têm sido verificados resultados positivos de seu uso no incremento do peso e diâmetro das cabeças de repolho.

Bom também para o solo

O mulching provoca alterações nos parâmetros do microclima do solo, o que interfere diretamente no crescimento de microrganismos, os quais influenciam no crescimento e desenvolvimento da cultura.

No que se refere ao controle de plantas invasoras, vale destacar os benefícios do uso mulching, uma vez que, com esse método, há uma redução de custos relacionados à mão de obra, minimiza-se a utilização de herbicidas e, ao mesmo tempo, reduz as perdas de produção em razão da competição entre a cultura de interesse econômico e as plantas invasoras.

Instalação

O mulching pode ser instalado manualmente ou pelo uso de implementos agrícolas. Primeiramente, antes da instalação do filme plástico, deve-se realizar as análises e preparo do solo. Em seguida, os canteiros devem ser erguidos.

O comprimento dos canteiros depende da área demandada para o cultivo. Quanto à largura e altura dos canteiros, recomenda-se 1,0 e 0,25 m, respectivamente. Após os canteiros serem erguidos, se for adotada a irrigação por gotejamento, o sistema de irrigação deve ser instalado. Por fim, após preparados os canteiros e instalado o sistema de irrigação, o mulching é adicionado.

Cuidados básicos

Ao utilizar mulching de filme plástico, deve-se ter cuidado durante a instalação, pois o material não pode ser instalado muito esticado, de forma a deformar ou rasgar o material, nem deixar muito folgado, pois em ambas as situações a durabilidade do material será reduzida.

Após a instalação do plástico, realizam-se as perfurações, as quais irão receber as mudas. Os furos dever ser realizados de acordo com o espaçamento da cultura. Geralmente adota-se 0,8 m x 0,3 m, nas direções secundárias e principal de plantio.

Uma exigência, quando se adota o uso de mulching, é a realização da fertirrigação, uma vez que a prática da adubação convencional é dificultada. As demais práticas de manejo são semelhantes ao cultivo convencional, com exceção da capina, que no cultivo com mulching não é necessária, uma vez que o plástico impede a entrada de luz no solo e funciona como barreira física contra as plantas hospedeiras.

Umidade

A produtividade do repolho cultivado com a técnica do mulching dependerá do manejo adotado. Entretanto, destaca-se que os maiores benefícios do uso da cobertura do solo nos cultivos agrícolas é o controle de plantas daninhas e a manutenção da umidade por maior tempo. Tais benefícios implicam em redução de custos devido à menor necessidade de irrigação e de controle de plantas daninhas com técnicas como a capina.

Com o uso do mulching, deve-se atentar à umidade do solo para que o desenvolvimento da cultura não seja prejudicado. No solo, as plantas extraem água e nutrientes e suas raízes também respiram, sendo necessário, portanto, a presença de oxigênio.

Como a água e o oxigênio ocupam os espaços porosos do solo, quanto mais umidade, menor será a disponibilidade de oxigênio. Em condições de hipoxia no solo, toda a produção de repolho poderá ser comprometida.

Desta forma, para o correto manejo da irrigação nos cultivos de repolho com a cobertura do solo, a umidade deverá ser constantemente monitorada para a decisão de irrigar ou não. O monitoramento pode ser feito pela verificação manual ou por equipamentos mais precisos, como tensiômetros e outros disponíveis no mercado.

Tratos culturais

A matocompetição é mais problemática até o cobrimento do solo pela cultura. O mulching é uma técnica capaz de suprimir o desenvolvimento de plantas daninhas já nas fases iniciais do desenvolvimento do repolho.

Quanto à escolha do material para a cobertura do solo, existem diversas opções que podem ser consideradas, como plástico, papel ou até mesmo resíduos vegetais. Sua escolha dependerá da disponibilidade e das condições ambientais da área de cultivo.

Para os casos de produtos comerciais, deve-se atentar às recomendações do fabricante. Por exemplo, o uso do plástico branco apresenta a vantagem de maior controle da temperatura do solo, quando comparado ao plástico preto, sendo preferível em regiões mais quentes. Um engenheiro agrônomo poderá orientar na escolha adequada do material e no correto manejo da cultura para alcançar maior produtividade.

Custos envolvidos

Os custos da técnica variam de acordo com o tipo de material escolhido para realizar a cobertura, o fornecedor e a região em que será implantado. No entanto, tendo em vista todas as vantagens associadas à proteção das plantas, aumento de produtividade e de qualidade do repolho, o investimento em mulching traz retornos positivos para o agricultor.

ARTIGOS RELACIONADOS

Vantagens do mulching para o limoeiro

A demanda por alimentos mais saudáveis, de melhor qualidade, com elevado valor nutricional e ...

Os melhores substratos para sistema hidropônico

Elisamara Caldeira do Nascimento Talita de Santana Matos Doutoras em Agronomia - UFRRJ Rafael Campagnol Professor de Olericultura - UFMT Glaucio da Cruz Genuncio Professor de Fruticultura - UFMT glauciogenuncio@gmail.com Conceitua-se substrato...

Como garantir a nutrição correta dos brócolis

Raphael Augusto de Castro e Melo Ítalo Moraes Rocha Guedes Pesquisadores da Embrapa Hortaliças As hortaliças pertencentes à família das brássicas, tais como o repolho, couve-flor...

O sistema certo para produzir morangos

MichélAldrighi Gonçalves Engenheiro agrônomo, doutor em Fruticultura de Clima Temperado e bolsista Capes/Embrapa Gerson KleinickVignolo Engenheiro agrônomo, doutor em Agronomia e bolsista CNPp/Embrapa Luis Eduardo Corrêa Antunes...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!