26.6 C
Uberlândia
sexta-feira, junho 14, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioDestaquesMulching protege a cebola

Mulching protege a cebola

Walleska Silva TorsianEngenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – ESALQ/USPwalleskatorsian@usp.br

Alasse Oliveira da SilvaEngenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia – ESALQ/USPalasse.oliveira77@usp.br

Liliane Marques de SousaEngenheira agrônoma e mestranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)liliane.engenheira007@gmail.com

Mulching – Crédito: Shutterstock

O uso de coberturas plásticas de solo é uma técnica conhecida como mulching. Essa cobertura da superfície do solo é utilizada para proteção das plantas, melhorando a produtividade da lavoura e, consequentemente, controlando as plantas daninhas, protegendo as raízes da planta e evitando a erosão do solo causada por chuvas de alta intensidade.

O mulching também tem a função de melhorar a capacidade de retenção de água, disponibilidade de nutrientes e a aeração do solo. O mulching plástico está disponível em diferentes cores e espessuras.

E tornou-se uma prática padrão para os produtores de hortaliças folhosas, tuberosas e frutos, que se beneficiam da redução de lixiviação e da temperatura elevada do solo, que promovem a maturidade precoce da planta.

O cultivo com o mulching plástico oferece muitos benefícios, como ajuste da temperatura do solo em função das necessidades da cultura, alimentos mais limpos, otimiza a quantidade de água utilizada e diminui o uso de defensivos agrícolas.

O caso da cebola

A cebola é uma hortaliça bastante consumida e cultivada no Brasil, ocupando o terceiro lugar de maior expressão econômica, garantindo renda para os produtores rurais. E é crescente a adoção de novas tecnologias para a produção da hortaliça.

O cultivo da cebola é estabelecido pela semeadura direta, pelos chamados ‘bulbilhos’, que são mudas produzidas em bandejas ou mudas de raízes produzidas em sementeiras. A produção de mudas, tanto em canteiros como em sementeiras, atrai fatores abióticos e bióticos que influenciam a produtividade.

No cultivo da cebola, o mulching plástico é uma alternativa para diminuir os impactos de fatores bióticos e abióticos durante a produção da cultura e tem proporcionado excelentes resultados. Alguns produtores demonstraram que o uso da técnica permite obter safras mais saudáveis e produtos de melhor qualidade em menos tempo.

Fitossanidade

[rml_read_more]

O cultivo de cebola, assim como ocorre em outras lavouras, está exposto a doenças foliares, como a ferrugem das folhas, a mancha roxa e o oídio. A mancha de Stemphylium é causada pelo fungo Stemphylium, uma doença extremamente devastadora e que causa perdas sem precedentes em curto prazo.

Embora alguns estudos tenham determinado que uma das maneiras mais eficazes de controlar a doença é utilizando defensivos químicos, como os fungicidas, uma alternativa para tratar essa doença seria o uso do mulching plástico.

Opções

Existem alguns tipos de colorações, como o mulching preto e branco, que evita as plantas daninhas e controla a umidade. A parte branca voltada para cima diminui a temperatura, refletindo um pouco do calor e evitando a queima das folhas, além de refletir maior luminosidade da luz para as folhas das plantas.

O mulching preto se adapta a diversos cultivos, com excelente uso no inverno, pois retém a temperatura. O mulching preto e prata, a cor prata contribui para baixas temperaturas no solo, permitindo o crescimento de plantas uniformes. Um dos benefícios do mulching plástico preto, por exemplo, é que ele consegue absorver os raios solares, permitindo que a temperatura do solo aumente em áreas mais frias e promovendo o desenvolvimento precoce da cebola em um ambiente mais adequado.

Alguns pesquisadores analisaram as vantagens do mulching prata para diminuir o aparecimento de tripes no cultivo de cebola. Além de reduzir a presença de tripes, o mulching prata ajuda a obter um maior rendimento, bem como bulbos de cebolas maiores, em função das baixas temperaturas do solo que afetam positivamente a cultura.

Cuidados

Pensando nisso, os produtores agrícolas devem ter um cuidado especial na época de plantio em que seria aplicado o mulching, pois se for utilizado nos meses em que as temperaturas estão mais elevadas, o mesmo pode acabar sendo prejudicial, pois criaria o cenário perfeito para o desenvolvimento de outras doenças.

Por esse motivo, é melhor utilizá-lo durante as estações mais frias. Outra alternativa poderia ser o uso do mulching prata para ajudar a manter a temperatura um pouco mais fria que a do solo.

Manejo

O mulching pode ser instalado manualmente se a área for pequena, ou com o auxílio de máquinas em áreas maiores. Os produtores podem adquirir o mulching plástico com ou sem os furos.   

Os efeitos da utilização do mulching agrícola na cebola se destacam. Com altura máxima de 52 cm, observou-se o aumento gradativo com o avanço do tempo após o plantio.

Com o mulching, a planta recebeu mais umidade do solo por mais tempo, período que pode ter promovido o crescimento vegetativo, resultando na altura máxima da planta. As plantas com mulching produziram mais peso fresco do bulbo, maior número de folhas e maiores teores de clorofila.

ARTIGOS RELACIONADOS

Híbridos de cebola – Sempre à frente

    Jean de Oliveira Souza Engenheiro agrônomo, doutor e pós-doutorando em Melhoramento Vegetal - Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal da Paraíba (CCA/UFPB) jsoliveira1@hotmail.com   A cebola (Allium...

Super Colheita incentiva bons hábitos de alimentação

A proposta é mostrar a enorme variedade de cultivares e incentivar o aumento de consumo de hortaliças por brasileiros, que hoje consome um terço...

2º Seminário Nacional de Folhosas foi um sucesso

      A área total de hortaliças plantadas no Brasil é de 850 mil hectares, sendo que as folhosas representam 15% do total, chegando ao volume...

Seleção de sementes para tomates estaqueados: chave para o sucesso

Materiais híbridos reúnem características ideais para as lavouras de tomaticultores brasileiros, como firmeza de fruto e resistência a doenças

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!