18.1 C
São Paulo
sexta-feira, agosto 12, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Mulching protege a cebola

Mulching protege a cebola

Walleska Silva TorsianEngenheira agrônoma e doutoranda em Fitotecnia – ESALQ/USPwalleskatorsian@usp.br

Alasse Oliveira da SilvaEngenheiro agrônomo e mestrando em Fitotecnia – ESALQ/USPalasse.oliveira77@usp.br

Liliane Marques de SousaEngenheira agrônoma e mestranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV)liliane.engenheira007@gmail.com

Mulching – Crédito: Shutterstock

O uso de coberturas plásticas de solo é uma técnica conhecida como mulching. Essa cobertura da superfície do solo é utilizada para proteção das plantas, melhorando a produtividade da lavoura e, consequentemente, controlando as plantas daninhas, protegendo as raízes da planta e evitando a erosão do solo causada por chuvas de alta intensidade.

O mulching também tem a função de melhorar a capacidade de retenção de água, disponibilidade de nutrientes e a aeração do solo. O mulching plástico está disponível em diferentes cores e espessuras.

E tornou-se uma prática padrão para os produtores de hortaliças folhosas, tuberosas e frutos, que se beneficiam da redução de lixiviação e da temperatura elevada do solo, que promovem a maturidade precoce da planta.

O cultivo com o mulching plástico oferece muitos benefícios, como ajuste da temperatura do solo em função das necessidades da cultura, alimentos mais limpos, otimiza a quantidade de água utilizada e diminui o uso de defensivos agrícolas.

O caso da cebola

A cebola é uma hortaliça bastante consumida e cultivada no Brasil, ocupando o terceiro lugar de maior expressão econômica, garantindo renda para os produtores rurais. E é crescente a adoção de novas tecnologias para a produção da hortaliça.

O cultivo da cebola é estabelecido pela semeadura direta, pelos chamados ‘bulbilhos’, que são mudas produzidas em bandejas ou mudas de raízes produzidas em sementeiras. A produção de mudas, tanto em canteiros como em sementeiras, atrai fatores abióticos e bióticos que influenciam a produtividade.

No cultivo da cebola, o mulching plástico é uma alternativa para diminuir os impactos de fatores bióticos e abióticos durante a produção da cultura e tem proporcionado excelentes resultados. Alguns produtores demonstraram que o uso da técnica permite obter safras mais saudáveis e produtos de melhor qualidade em menos tempo.

Fitossanidade

Para ler o restante deste artigo você tem que estar logado. Se você já tem uma conta, digite seu nome de usuário e senha. Se ainda não tem uma conta, cadastre-se e aguarde a liberação do seu acesso.

Inicio Destaques Mulching protege a cebola