18.1 C
São Paulo
quarta-feira, agosto 10, 2022
-Publicidade-
Inicio Destaques Mulching reduz doenças na melancia

Mulching reduz doenças na melancia

Nelson M. IdaGestor Agroflex e Plasticultura BR nelson@agroflexbrasil.com

Mulching – Crédito: Shutterstock

Na década de 70, praticamente não semeávamos sementes de melancia. Quando chegava a época certa, as sementes que estavam dormentes no meio dos cafezais germinavam e poucos dias após a germinação brotavam, e com as matérias orgânicas e fertilizantes dos cafezais elas se desenvolviam.

Aos poucos se viam as flores e assim iam frutificando. A surpresa era saber de qual variedade seria, talvez a Santa Bárbara, que era longa, ou do tipo Crimson, que era ovalada, mas, claro, bem desigual, pois não havia uniformidade.

Também brotavam as pequenas e mais escuras redondas, o que, de qualquer maneira, satisfazia os colonos, já que naquela época quase não havia comércio de melancias, porque a maioria colhia em suas propriedades e ainda levavam para os amigos e parentes da cidade.

Na atualidade isso não ocorre mais, pois os cafezais têm outros tratos culturais e não há tempo para as sementes adormecerem e germinarem por si só. Mesmo que isso ocorra, esses frutos não possuem padrão comercial, tanto no sabor como tamanho e uniformidade.

Por outro lado, é importante que aconteça, porque a fruta também alcançou um padrão comercial e atualmente é necessário, além de tamanho uniforme, ter ºBrix suficientemente comercial e alta produtividade para que seja viável.

Genética

Atualmente, há vários híbridos disponíveis no mercado, desenvolvidos pelas grandes empresas de sementes. Assim, é importante pesquisar bem para semear a melhor semente para sua região e mercado. Saiba que, atualmente, existem híbridos com muitas resistências a doenças e tolerantes, com alto teor de ºBrix e uniformidade nos tamanhos.

Há, também, cultivares de polpa amarela ou híbridos sem sementes. Porém, todas eles têm em comum o fato de gostarem de climas mais quentes e pouca chuva. Assim como todas as frutas, elas necessitam de água suficiente para se desenvolverem, mas devemos lembrar que a umidade deve vir pelas raízes e não pelas folhas, ou seja, devemos irrigá-las, de preferência, por gotejo.

Solução

O Mulching Avanti M12 da Plasticultura BR, com garantia de 12 meses, é o ideal para o cultivo de melancias, independente da cultivar e se são híbridas ou variedades, assim como se o sistema é por gotejo ou não, e até mesmo se não há irrigação.

Sempre teremos grandes benefícios com a utilização do mulching, a começar pela eliminação das capinas ou uso de herbicidas, o que é relevante, já que não temos mão de obra com custo atraente. Ainda, pelo fato de não haver capina, o produtor deixará de perder plantas pelo corte indevido ou machucados, por onde certamente fungos e bactérias entrarão.

Outro fator importante, se você não possui irrigação, é que as melancias terão agua suficiente para não morrerem de sede até que chegue a chuva. Claro que se tivermos irrigação por gotejo, certamente teremos uma economia média de 50 ou 70% de água devido ao Avanti não permitir que a umidade evapore em função do clima quente e seco, como é realidade na maioria dos grandes centros produtores de melancia, a exemplo do Oeste paulista, Sul da Bahia, região de Uruana, em Goiás, entre tantas outras.

Já em relação à redução de doenças com a aplicação do mulching Avanti, isso acontece devido ao plástico preto e branco separar a planta do solo. Ainda, por ser um plástico impermeável, ele não deixará a umidade do solo ficar em contato com a planta, o que evitará a entrada de fungos e bactérias.

O solo pode e deve estar úmido, mas as plantas não necessitam do contato direto com essa umidade, que favorece a incidência de várias pragas, como o mofo, que é inimigo do morango. Com a aplicação do Avanti temos a vantagem de pós-chuva secar muito rápido a parte aérea das plantas e favorecer a pronta recuperação.

Mais vantagens

Outra grande vantagem da aplicação do mulching Avanti é sua garantia de 12 meses, que proporciona um novo ciclo na mesma área sem troca do plástico. Há, inclusive, produtores que fazem mais ciclos, mas esse procedimento deve ter acompanhamento de um técnico experiente para avaliar a viabilidade em função da sanidade e ausência de fungos maléficos no solo.

Há produtores que semeiam entre plantas com 0,60 cm ao invés de 1,0 m, o que é possível graças ao mulching Avanti. Neste caso, a condução ideal seria que cada planta seguisse lados opostos, ou seja, uma para a esquerda e outra para direita, e assim sucessivamente. Ao final, ficariam todos juntos, mas neste momento não há problemas e sim vantagem pelo fato de se protegerem.


Atenção

Um ponto muito importante, caso o produtor pretenda fazer um teste em área pequena, é a obrigatoriedade de ter um registro, independente de irrigação na área com ou sem mulching, pois na área com o plástico a economia de água será grande, de forma que, se molhar na mesma proporção, a plantação morrerá ‘afogada’, tamanha a economia pela proteção do Avanti – imagine regar mais que 50% do necessário.

Em conversa com o Sr. Pedro Orita, da região de Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia, ele contou que fará uma área aproximada de 160 km de canteiro com o Avanti M12 Preto e Branco. Espera-se, com isso, muita economia na irrigação, não haverá capinas, portanto também economizando mão de obra, e sem a competição com ervas daninhas haverá melhor e mais uniforme desenvolvimento da melancia, sem estresse para as plantas.

Haverá, ainda, economia com defensivos agrícolas em função do mulching Avanti, que, por ter a face de cima branca, ofusca a visão dos vetores, como a mosca-branca, entre outros; menor incidência de fungos e bactérias e, por fim, menor barriga branca para os frutos que ficarem por cima do mulching Avanti.

Uma coisa é certa – uma vez utilizando o Avanti, dificilmente os produtores, sejam de frutas ou hortaliças, voltarão a cultivar sem seu uso. Basta consultar os produtores de melão, morango, folhosas, entre tantas outras culturas. Até mesmo nos cafezais a prática é cada vez maior, pelos inúmeros benefícios.

Acompanhe você também os melhores e maiores.

Inicio Destaques Mulching reduz doenças na melancia