30.6 C
Uberlândia
quinta-feira, setembro 12, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosHortifrútiMulching: Sanidade do morangueiro garantida

Mulching: Sanidade do morangueiro garantida

Autor

Mário Calvino PalombiniEngenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Naturalvermelhonatural@hotmail.com

Plantação de morango – Crédito: Electro Plastic

O mulching impede com que o morango toque diretamente o solo e esteja mais sujeito a podridões, inclusive as podridões de solo

Como proteção de solo, o mulching deveria ser adotado como uma prática usual. Seus benefícios são incontestáveis. Existe vários materiais para serem utilizados, mas o mais comum é filme plástico.

O plástico preto tem a vantagem de aquecer o solo em locais frios, e assim acelerar o desenvolvimento das plantas. Neste caso, deve-se ter o cuidado de um bom preparo de solo para que não fiquem bolsões de ar embaixo do plástico, os quais podem superaquecer o solo e prejudicar o desenvolvimento das raízes, além de acumular água acima destes e prejudicar os frutos. Este plástico pode causar queimaduras nas folhas iniciais que o tocam em períodos quentes.

O plástico branco com fundo preto é mais indicado para regiões quentes, pois promove um desenvolvimento menos acelerado da planta.

Mais que vantagens

O mulching traz outras vantagens, como permitir maior conservação da água, diminuindo a evaporação e, em caso de áreas descobertas, reduzir o encharcamento do solo em períodos chuvosos.

Mas, o que mais se destaca são as vantagens fitossanitárias, principalmente em relação ao fruto, pois o mulching impede com que ele toque diretamente o solo e esteja mais sujeito a podridões, inclusive as podridões de solo, como Colletotrichum, que pode ser C. acutatum, C. gloeosporioides e C. fragariae, Phytophthora cactorum, todos doenças de solo que podem atacam o fruto.

Além destas, há ainda a Rhizoctonia fragariae (antera e ferrugem do pistilo), Mycosphaerella fragariae e Sclerotinia sclerotiorum (podridão do fruto da esclerotinia).

O mulching pode minimizar a incidência dessas doenças e muitas outras, tornando-se uma técnica vantajosa na cultura do morango.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cuidado: o medo pode ser o seu pior inimigo!

O corpo feminino pode, em alguns casos, ser cercado de tabus, principalmente em relação ...

Calor excessivo e seca impactam a produção brasileira

Produtores precisam estar atentos a estratégias assertivas antes e durante a safra

Como fazer produção suspensa em cultivo protegido de morango?

Autor Mário Calvino Palombini Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural vermelhonatural@hotmail.com Os sistemas suspensos foram uma das maiores inovações do setor. Teve como maiores...

Doenças em viveiros: Preocupação de produtores de eucalipto e seringueira

As principais doenças de viveiros de mudas são o oídio (Erysiphe) (eucalipto clonado), a mancha foliar de Cylindrocladium pteridis e outras espécies como: Cylindrocladium candelabrum, C. ilicicola, C. parasiticum, e C. quinqueseptatum.. Eucaliptus urophylla, E. citriodora, E. cloeziana e E. grandis (algumas procedências) as mais suscetíveis. Existem outras espécies associadas aos principais gêneros e espécies de eucalipto e também mogno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!