Mulching: Técnica reduz botrytis em morango?

0
407

Autor

Mário Calvino Palombini
Engenheiro agrônomo e proprietário da Vermelho Natural
vermelhonatural@hotmail.com
Crédito Shutterstock

As vantagens da utilização do mulching plástico o tornam imprescindível em uma agricultura profissional. Apenas o fato de evitar as plantas daninhas já o tornam indispensável. Mas além disso, tem outras vantagens fundamentais para o desenvolvimento da planta, como a capacidade de aumentar a temperatura do solo, manter os frutos limpos, reduzir a salinização superficial do solo, diminuir a perda de umidade do solo, que por consequência causa uma melhoria na sanidade do fruto, reduzindo não apenas a incidência de botrytis, mas todas as outras doenças que necessitam de períodos longos de umidade para se desenvolver.

Opções

No caso de interferir na temperatura do solo, existem duas opções: o plástico dupla face (branco por fora e preto por dentro) e o totalmente preto. Nos plásticos pretos o aumento da temperatura é maior que no dupla face, e por isso são recomendados para regiões menos quentes, em que a temperatura necessita ser aumentada para garantir o vigor produtivo da planta.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser levados em consideração ao instalar o mulching preto, como reduzir ao máximo os bolsões de ar embaixo do plástico. Além de indicar um mau preparo do solo, estes bolsões de ar aumentam excessivamente a  temperatura abaixo do plástico, podendo ocasionar queima do fruto e nas as primeiras folhas que tocam o  material, queimando suas bordas.

Com o crescimento das plantas, ocorre o sombreamento e este problema reduz. Mas pode acontecer novamente em períodos muito quentes, nos frutos que ficaram expostos diretamente ao sol.

Vantagens dos dupla face

Os plásticos dupla face promovem menor crescimento vegetativo e, por consequência, uma melhor formação da gema floral. No entanto, em regiões demasiadamente frias este crescimento vegetativo pode ser insuficiente para um adequado desenvolvimento da planta, resultando em menor produtividade até o final do ciclo.

É necessário conhecer a região e o comportamento das variedades para determinar o tipo de plástico que melhor se adapta a sua região.