27.7 C
São Paulo
terça-feira, maio 17, 2022
- Publicidade -
- Publicidade -
Inicio Destaques Multiplicação on farm de microrganismos

Multiplicação on farm de microrganismos

Crédito Exclusiva Bio

Fagner Furtado
CEO da Exclusiva Bio Multiplicação Biológica

A demanda por bioinsumos tem crescido rapidamente no Brasil, seguindo uma tendência mundial. Produtos saudáveis e uma agricultura mais sustentável têm sido uma grande demanda dos consumidores.
As ferramentas de manejo biológico disponíveis no mercado nos últimos anos ainda eram de difícil acesso e com custo elevado, inviabilizando assim seu uso. Visto isso, a utilização de insumos convencionais (químicos) ainda eram a realidade do cenário nos manejos fitossanitários na agricultura.
Na safra de 2011/12, tivemos um surto de Helicoverpa armigera e isso fez com que muitos produtores recorressem aos bioinsumos de multiplicação artesanal, pela ineficiência dos químicos em controlar a praga e os custos dispendiosos da tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis). Nascia, então, o que hoje chamamos de multiplicação on farm de microrganismos.

Regulamentação

A multiplicação on farm é regulamentada pelo Decreto nº 6.913, de 2009, que determina que “ficam isentos de registro os produtos fitossanitários com uso aprovado para a agricultura orgânica produzidos na fazenda exclusivamente para uso próprio”. Em maio de 2020 o MAPA constituiu o Programa Nacional de Bioinsumos definindo parâmetros que configuram um bioinsumo e como utilizá-lo.

Biofábricas on farm

Muito se discute sobre o cenário de eficiência da multiplicação on farm e, sem dúvidas, alguns pontos importantes devem ser destacados: o protocolo de manipulação, a estrutura física destinada para operação e as pessoas responsáveis pelo processo.
As biofábricas devem ser tratadas como uma indústria e todo o processo de assepsia e protocolo de multiplicação devem ser respeitados com bastante critério. Contaminações indesejadas acontecem por descuido em alguns dos elos do protocolo e o papel dos nossos consultores técnicos é assegurar que o controle de qualidade esteja respeitando o passo a passo da multiplicação.
Assim, com certeza teremos um produto final com altas concentrações e livres de contaminações, pronto para nos auxiliar no manejo de pragas e doenças no campo.

Benefícios

A multiplicação on farm chegou ao mercado para democratizar o uso dos bioinsumos: redução no custo dos produtos biológicos e eficiência no campo são os grandes pilares da atividade.
As indústrias fabricantes de produtos biológicos oferecem diversas ferramentas de manejo. Existem bactérias disponíveis para reciclagem de nutrientes como fósforo e nitrogênio, bactérias que auxiliam no manejo de nematoides, fungos de solo e de parte aérea, dentre outras que trabalhamos em todas culturas. A grande dificuldade de implantação são os custos destes insumos e a multiplicação on farm chegou para auxiliar o produtor neste quesito, disponibilizando todas estas ferramentas com custos acessíveis e de alta qualidade.

Assistência técnica

A assistência técnica é um ponto crucial em todo o processo, desde o monitoramento nas lavouras, recomendação de produtos, construção da biofábrica e multiplicação dos inóculos. Profissionais habilitados e com experiência na atividade são fundamentais para que o processo tenha realmente assertividade.
Nós, da Exclusiva Bio Multiplicações On Farm, temos uma equipe completa de engenheiros agrônomos, microbiologistas e técnicos agrícolas prontos para atender as demandas dos produtores e auxiliá-los na implantação das biofábricas, nos processos de multiplicação e na assistência técnica nas lavouras.

Democratização

A multiplicação on farm é uma tecnologia de democratização de uso dos bioinsumos, diminuindo custos de produção e levando benefícios no uso. Por isso, deve ser tratada como uma atividade profissional, envolvendo pessoas certas com capacidade de auxiliar e garantir que o processo esteja dentro dos padrões de controle de qualidade.

Inicio Destaques Multiplicação on farm de microrganismos