21.6 C
Uberlândia
sexta-feira, abril 19, 2024
- Publicidade -
InícioArtigosGrãosNanotecnologia hidrocoloide chega ao mercado

Nanotecnologia hidrocoloide chega ao mercado

A DVA Agro traz para o Brasil o lançamento EffiK-One, dotado da exclusiva nanotecnologia hidrocoloide orgânica, à base de lipídios, nano-estruturada (Organic Hydro Colloid), e que pode encapsular minerais ativos, nutrientes ou outros compostos em um ambiente aquoso, melhorando a eficiência de translocação e penetração nas plantas.  A novidade, além de fornecer três microelementos importantes para a lavoura: zinco, cobre e manganês, fundamentais para o desenvolvimento das culturas, ainda pode causar outro efeito benéfico, ajudando a planta a se defender ao ataque de pragas e doenças.

A tecnologia do produto possui um efeito de translocação do cobre dentro da via vascular. “Essa ação do cobre que é inerte originalmente, com nossa tecnologia entra em contato com fungos e bactérias, ajuda a planta a se preparar para as adversidades e também auxilia em sua recuperação”, aponta o líder global de nutrição de plantas da marca, Andres de La Cruz Perez.

A maioria das doenças que atacam as lavouras são de difícil controle, e uma boa parte dos organismos que as causam são anaeróbico, ou seja, não necessitam de oxigênio para o crescimento. “Quando colocamos oxigênio nessa planta você mata-os de forma natural. E aí o problema é como você transporta esse O2 dentro do tronco? A nanotecnologia do Effik-One faz isso. O produtor está comprando é a capacidade de resolver o problema”, explica o profissional.

Com a melhora da performance de penetração e translocação dos micronutrientes na lavoura o produtor tem muitos benefícios. “Isto permite que elas permaneçam saudáveis, desenvolvam seu sistema imunológico e continuem a ser produtivas durante todo o seu ciclo. Em outras palavras, a lavoura pode se tornar resistente às atividades de patógenos que anteriormente causavam danos ao seu desenvolvimento”, completa o líder.

O produto também é orgânico, auditado pela instituição europeia EcoCert, além de ser o primeiro da multinacional alemã dotado da tecnologia que ingressa no mercado comercial. Ele já foi testado em solo brasileiro nas culturas de soja, milho, alho e banana.

Maior produtividade, mais dinheiro no bolso

Para comprovar os benefícios do Effik-One, a DVA Agro testou no município de Santa Rosa, no Paraná na safra 2019/20, o seu desempenho no campo. O estudo apontou que na área aplicada houve um aumento na produção de 3,7 sacas/ha. Segundo o engenheiro agrônomo e coordenador de marketing da empresa no Brasil, Bruno Francischelli, a diferença está possivelmente ligada ao efeito de maior fornecimento de nutrientes que a lavoura recebeu devido à alta tecnologia da formulação, o que acabou gerando maior fortalecimento da mesma e assim mais proteção.

Sobre

A DVA Agro é uma empresa multinacional alemã cuja missão é desenvolver soluções agrícolas de alta qualidade para agricultores no Brasil e no mundo. Produz e comercializa produtos para a proteção de cultivos, nutrição vegetal, biológicos e adjuvantes especiais para a agricultura sustentável. Com mais de 50 anos de experiência, além do Brasil também tem operações na Europa, América Latina, Ásia e África.

ARTIGOS RELACIONADOS

Mudanças trazem obrigações e benefícios para o mercado de café

No momento, o mercado passa por um período de dificuldades, como questões climáticas e acesso a insumos, que causam variações de preços de mercado e afetam substancialmente as negociações e trazem mal estar ao setor.

Arroz: Recorde de exportações e preço triplica

O preço do arroz produzido no Brasil mais que triplicou de janeiro de 2010 até o final de agosto deste ano. O encarecimento do arroz para os consumidores nos últimos meses está relacionado à queda da área plantada nos últimos anos, devido à baixa remuneração aos produtores, além do aumento das exportações.

Nanotecnologia – Inovação em nutrição vegetal

Autores Louise Pinto Guisolfi Engenheira agrônoma e mestranda em Fitotecnia – Universidade Federal de Viçosa (UFV) louise.guisolfi@ufv.br Ronaldo Machado Junior Engenheiro agrônomo, mestre...

Player do agro opinam sobre o mercado

A expectativa é que 60% do mercado brasileiros de insumos esteja na mão de 10 players até 2027.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!