27.7 C
São Paulo
sábado, maio 21, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Florestas Neem melhora a fertilidade do solo e atua como defensivo natural

Neem melhora a fertilidade do solo e atua como defensivo natural

Anderson Gonçalves da Silva

Doutor, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus de Paragominas e coordenador do Grupo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas (GEMIP)

agroanderson.silva@yahoo.com.br

Crédito Adilson Santos

O neem, Azadirachta indica A. Juss., pertence à família Meliaceae, a mesma que inclui espécies como andiroba o cinamomo, o cedro e o mogno. É uma planta de clima tropical, resistente à seca, de crescimento rápido, copa densa, chegando a alcançar 20 m de altura, podendo ser cultivada em regiões de clima quente e solos bem drenados (Sogliaet al. 2010).

Apresenta tronco semiereto a reto, marrom-avermelhado, duro e resistente, de 30 a 80 cm de diâmetro, e um sistema radicular que pode atingir profundidade de até 15 m. Sua semente apresenta uma casca dura, porém fina, de coloração branca, contendo em seu interior a semente propriamente dita, de coloração marrom. É uma planta resistente à seca (Sodepaz, 2006).

É usada há séculos na Índia como planta medicinal, planta sombreadora e mais recentemente como inseticida, na produção de madeira e cosmético. É conhecida há 5.000 anos e apresenta ação contra mais de 430 espécies de pragas que ocorrem em diversos países, causando múltiplos efeitos, tais como: repelência, interrupção do desenvolvimento e da ecdise, atraso no desenvolvimento, redução na fertilidade e fecundidade, e várias outras alterações no comportamento e na fisiologia dos insetos que podem levá-los à morte.

Além disso, estudos vêm demonstrando que o neem é uma planta medicinal que pode ser usada como antisséptico, tônico, vermífugo, na cura da diabetes, malária, problemas dermatológicos, combate a sarna, pulga e outras doenças (Martinez, 2002).

 

Finalidades da planta de neem

 

São várias as finalidades das plantas de neem, sendo ela considerada a “árvore da vida“ pelos povos asiáticos. Usada para arborização de ruas e praças, no campo como quebra-vento e como sombra, sua madeira é resistente a cupins (além de outras pragas) e tem sido utilizada na fabricação de móveis, mourões, estacas, esteios, ripas, caibros e utensílios domésticos (Sodepaz, 2006).

Com os extratos das folhas, sementes e cascas do neem são obtidos o óleo, a torta moída e o pó de suas partes trituradas. Esses produtos têm demonstrado ação repelente e de alteração no crescimento e no desenvolvimento de um grande número de espécies de pragas (Cpt, 2006).

Apesar de poucos estudos nessa área, sabe-se que o neem tem sido empregado com algum sucesso na medicina, como antimicrobiano e no combate a problemas dermatológicos. Na indústria de cosméticos, tem-se obtido bons resultados na fabricação de xampus, sabonetes e cremes dentais (Cpt, 2006; Osi, 2006).

Em animais, estudos recentes têm mostrado que o neem pode ser um grande aliado no controle de carrapato, mosca-do-chifre e de sarna (Cpt, 2006). De acordo com estudos de Sogliaet al. (2010), o controle da mosca-do-chifre pode ser feito com o uso do neem, via ração (adiciona-se até 0,5% de folhas na ração). Pulverizar o extrato diretamente sobre o animal, visando matar os adultos das moscas, para evitar novas infestações e controlar carrapatos.

Recomenda-se a pulverização de três litros de solução de sementes ou torta de neem a 25 g/L de água em cada animal ou 150g de folhas secas/três litros de água;na forma de óleo emulsionável: 50ml/litro de água, pulverizando-se três litros da solução por animal.

O neem também atua como vermífugo. Para isso utilizam-se 30 g de folhas secas moídas por animal, adicionadas à ração ou ao sal. Para bezerros devem ser usados apenas oito g por animal. O procedimento deve ser repetido 20 dias após o primeiro tratamento.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro/dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Floresta. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

Inicio Revistas Florestas Neem melhora a fertilidade do solo e atua como defensivo natural