23.6 C
Uberlândia
terça-feira, outubro 15, 2024
- Publicidade -spot_img
InícioArtigosFlorestasNeem melhora a fertilidade do solo e atua como defensivo natural

Neem melhora a fertilidade do solo e atua como defensivo natural

Anderson Gonçalves da Silva

Doutor, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus de Paragominas e coordenador do Grupo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas (GEMIP)

agroanderson.silva@yahoo.com.br

Crédito Adilson Santos

O neem, Azadirachta indica A. Juss., pertence à família Meliaceae, a mesma que inclui espécies como andiroba o cinamomo, o cedro e o mogno. É uma planta de clima tropical, resistente à seca, de crescimento rápido, copa densa, chegando a alcançar 20 m de altura, podendo ser cultivada em regiões de clima quente e solos bem drenados (Sogliaet al. 2010).

Apresenta tronco semiereto a reto, marrom-avermelhado, duro e resistente, de 30 a 80 cm de diâmetro, e um sistema radicular que pode atingir profundidade de até 15 m. Sua semente apresenta uma casca dura, porém fina, de coloração branca, contendo em seu interior a semente propriamente dita, de coloração marrom. É uma planta resistente à seca (Sodepaz, 2006).

É usada há séculos na Índia como planta medicinal, planta sombreadora e mais recentemente como inseticida, na produção de madeira e cosmético. É conhecida há 5.000 anos e apresenta ação contra mais de 430 espécies de pragas que ocorrem em diversos países, causando múltiplos efeitos, tais como: repelência, interrupção do desenvolvimento e da ecdise, atraso no desenvolvimento, redução na fertilidade e fecundidade, e várias outras alterações no comportamento e na fisiologia dos insetos que podem levá-los à morte.

Além disso, estudos vêm demonstrando que o neem é uma planta medicinal que pode ser usada como antisséptico, tônico, vermífugo, na cura da diabetes, malária, problemas dermatológicos, combate a sarna, pulga e outras doenças (Martinez, 2002).

 

Finalidades da planta de neem

 

São várias as finalidades das plantas de neem, sendo ela considerada a “árvore da vida“ pelos povos asiáticos. Usada para arborização de ruas e praças, no campo como quebra-vento e como sombra, sua madeira é resistente a cupins (além de outras pragas) e tem sido utilizada na fabricação de móveis, mourões, estacas, esteios, ripas, caibros e utensílios domésticos (Sodepaz, 2006).

Com os extratos das folhas, sementes e cascas do neem são obtidos o óleo, a torta moída e o pó de suas partes trituradas. Esses produtos têm demonstrado ação repelente e de alteração no crescimento e no desenvolvimento de um grande número de espécies de pragas (Cpt, 2006).

Apesar de poucos estudos nessa área, sabe-se que o neem tem sido empregado com algum sucesso na medicina, como antimicrobiano e no combate a problemas dermatológicos. Na indústria de cosméticos, tem-se obtido bons resultados na fabricação de xampus, sabonetes e cremes dentais (Cpt, 2006; Osi, 2006).

Em animais, estudos recentes têm mostrado que o neem pode ser um grande aliado no controle de carrapato, mosca-do-chifre e de sarna (Cpt, 2006). De acordo com estudos de Sogliaet al. (2010), o controle da mosca-do-chifre pode ser feito com o uso do neem, via ração (adiciona-se até 0,5% de folhas na ração). Pulverizar o extrato diretamente sobre o animal, visando matar os adultos das moscas, para evitar novas infestações e controlar carrapatos.

Recomenda-se a pulverização de três litros de solução de sementes ou torta de neem a 25 g/L de água em cada animal ou 150g de folhas secas/três litros de água;na forma de óleo emulsionável: 50ml/litro de água, pulverizando-se três litros da solução por animal.

O neem também atua como vermífugo. Para isso utilizam-se 30 g de folhas secas moídas por animal, adicionadas à ração ou ao sal. Para bezerros devem ser usados apenas oito g por animal. O procedimento deve ser repetido 20 dias após o primeiro tratamento.

Essa matéria completa você encontra na edição de novembro/dezembro  de 2018 da Revista Campo & Negócios Floresta. Adquira o seu exemplar para leitura completa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Aminoácidos aceleram recuperação e desenvolvimento do tomate

  Rodrigo da Silveira Campos Engenheiro agrônomo, MSc. e analista da Embrapa Agroindústria de Alimentos rodrigosilveiracampos@hotmail.com   As olerícolas são muito dependentes de grandes aportes de nutrientes, como também...

Netafim lança sistema inovador de irrigação digital

  A Netafim/Amanco, líder mundial em soluções para irrigação por gotejamento, participou da Feira Internacional da Irrigação Brasil 2018 (FiiB 2018), nos dias 19 a...

Embrapa lança soja RR resistente a nematoides

A Embrapa lançou, em 14 de maio, a cultivar de soja BRS 7380RR. Desenvolvido em parceria com as Fundações Cerrado, o novo material transgênico...

Silício atua na proteção e sistema radicular do milho

Letícia de Abreu Faria Professora - Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) " Campus Paragominas leticiadeabreufaria@gmail.com Mariana Pereira Lima Graduanda em Agronomia " UFRA O silício (Si) não é...

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
Falha na pontuação do usuário captcha. Por favor, entre em contato conosco!