23.3 C
São Paulo
quarta-feira, julho 6, 2022
- Publicidade -
-Publicidade-
Inicio Revistas Florestas Neem - Versatilidade da raiz às folhas

Neem – Versatilidade da raiz às folhas

Anderson Gonçalves da Silva

Doutor, professor da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), campus de Paragominas (PA) e coordenador do Grupo de Estudos em Manejo Integrado de Pragas (GEMIP)

agroanderson.silva@yahoo.com.br

Neem leaves -Medicinal plant - Crédito DepositPhotos
Neem leaves -Medicinal plant – Crédito DepositPhotos

O neem (Azadirachta indica A. Juss.) é uma planta natural do sudeste da Ásia e do subcontinente indiano. Pertence à família Meliaceae, a mesma que inclui espécies como andiroba, cinamomo, cedro e mogno. É uma planta de clima tropical, resistente à seca, de crescimento rápido, copa densa, chegando a alcançar 20m de altura, podendo ser cultivada em regiões de clima quente e solos bem drenados (Sogliaet al. 2010) e que também pode ser encontrada apresentando os seguintes nomes (Tabela 1) (Koul et al., 1990).

Nomes comuns dados à árvore de neem
Índia Neem, nim, limba.
Austrália Neem.
EUA Neem.
África Nim, baboyaro, marrango.
América Latina Nim.
Portugal Margosa.
Espanha Nim, magosa.
França Azadirac, margousier.
Inglaterra Neem, Indicalilac.
Alemanha Nim, niembaum.
Brasil Neem, num e nine.

 Apresenta tronco semiereto a reto, marrom-avermelhado, duro e resistente, de 30 a 80 cm de diâmetro, e um sistema radicular que pode atingir profundidade de até 15m. Sua semente apresenta uma casca dura, porém fina, de coloração branca, contendo em seu interior a semente propriamente dita, de coloração marrom. É uma planta resistente à seca (Sodepaz, 2006).

Versatilidade

A planta do neem é usada há séculos na Índia como produto medicinal, planta sombreadora e, mais recentemente, como inseticida, na produção de madeira e cosmético. É conhecida há 5.000 anos e apresenta ação contra mais de 430 espécies de pragas que ocorrem em diversos países, causando múltiplos efeitos, tais como: repelência, interrupção do desenvolvimento e da ecdise, atraso no desenvolvimento, redução na fertilidade e fecundidade, e várias outras alterações no comportamento e na fisiologia dos insetos, podendo levá-los à morte.

Além disso, estudos vêm demonstrando que o neem é uma planta medicinal que pode ser usada como antisséptico, tônico, vermífugo, na cura da diabetes, malária, problemas dermatológicos, combate a sarna, pulga e outras doenças (Martinez, 2002).

A versatilidade no uso do neem tem atraído investidores - Crédito Nilton Sanches
A versatilidade no uso do neem tem atraído investidores – Crédito Nilton Sanches

Versatilidade

São várias as finalidades das plantas de neem, sendo ela considerada a “árvore da vida“ pelos povos asiáticos. Sua árvore é usada para arborização de ruas e praças, usada no campo como quebra-vento e como sombra. Sua madeira é resistente a cupins (além de outras pragas) e tem sido utilizada na fabricação de móveis, mourões, estacas, esteios, ripas, caibros e utensílios domésticos (Sodepaz, 2006).

â–ºComo inseticida, acaricida, fungicida e nematicida: Com os extratos das folhas, sementes e cascas do neem são obtidos o óleo, a torta moída e o pó de suas partes trituradas. Esses produtos têm demonstrado ação repelente e de alteração no crescimento e no desenvolvimento de um grande número de espécies de pragas (Cpt, 2006).

â–º Como medicamento e cosmético: apesar de poucos estudos nessa área, sabe-se que o neem tem sido empregado com algum sucesso na medicina, como antimicrobiano e no combate a problemas dermatológicos. Na indústria de cosméticos, tem-se obtido bons resultados na fabricação de xampus, sabonetes e cremes dentais (Cpt, 2006; Osi, 2006).

â–º Uso veterinário: em animais, estudos recentes têm mostrado que o neem pode ser um grande aliado para controle de carrapato, mosca-do-chifre e sarna (Cpt, 2006). De acordo com estudos de Sogliaet al. (2010), o controle da mosca-do-chifre pode ser feito com o uso do neem via ração (adiciona-se até 0,5% de folhas na ração). Pulverizar o extrato diretamente sobre o animal, visando matar os adultos das moscas, para evitar novas infestações e controlar carrapatos. Recomenda-se a pulverização de três litros de solução de sementes ou torta de neem a 25 g/L de água em cada animal ou 150g de folhas secas/03 litros de água.

  • Óleo emulsionável: 50ml/litro de água, pulverizando-se três litros da solução por animal. O neem também atua como vermífugo, e para isso utilizam-se 30 gramas de folhas secas moídas por animal, adicionada à ração ou ao sal. Para bezerros devem ser usados apenas oito gramas por animal. O procedimento deve ser repetido 20 dias após o primeiro tratamento.

Ação de neem na fertilidade do solo

A planta de neem possui características importantes, como a capacidade de suportar condições extremas de calor e poluição da água, além de melhorar a fertilidade do solo e reabilitar pastagens degradadas. Além disso, a planta exerce um papel importante no controle da erosão do solo, na salinização e prevenção contra os efeitos de inundações.

Atualmente, existem grandes plantações de neem na Alemanha, Chile, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Nicarágua e República Dominicana.

Essa é parte da matéria de capa da revista Campo & Negócios Floresta, edição de janeiro/fevereiro 2017. Adquira a sua para leitura completa.

Inicio Revistas Florestas Neem - Versatilidade da raiz às folhas